Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/01/2024

2ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Sm 24,3-21 Salmo: Sl 57(56) - Piedade de mim, ó Deus.
evangelho
Jesus subiu na montanha e convocou aqueles que ele queria - Mc 3,13-19

Jesus subiu na montanha e convocou aqueles que ele queria. E foram até ele. Constituiu Doze para estarem com ele e para enviá-los a proclamar e terem autoridade para expulsar os demônios. Constituiu os Doze: Simão, ao qual sobrepôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais sobrepôs o nome de Boanerges, que significa Filhos do Trovão; André e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Tomé e Tiago, filho de Alfeu, Tadeu e Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o entregou.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.


Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas, nomes, missão, etc

Evangelho: Mc 3,13-19 Jesus subiu na montanha e convocou aqueles que ele queria. E foram até ele. Constituiu doze para estarem com ele e para enviá-los a proclamar e terem autoridade para expulsar os demônios. Constituiu os doze: Simão, ao qual sobrepôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais sobrepôs o nome de Boanerges, que significa Filhos do Trovão; André e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Tomé e Tiago, filho de Alfeu, Tadeu e Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o entregou.

“Jesus inicia uma nova etapa em sua missão. Escolhe um grupo comprometido. O número doze faz alusão às doze tribos de Israel e à universalidade da salvação. Marcos contrapõe o poder de Jesus ao poder do demônio, como uma batalha que se trava entre dois lados opostos e tem como centro o ser humano. Segundo a tradição, o grupo escolhido por Jesus irá anunciar a Boa Notícia do Reino e dará testemunho de sua fé com a própria vida. Simão, que recebe o nome de Pedro, está em primeiro lugar; Judas, em último. Os dois foram medrosos e vulneráveis, mas o que os diferencia é a humildade de Pedro em reconhecer a própria fraqueza. A tentação nos enfraquece, o medo nos paralisa, mas a traição é fruto de mau caráter.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Os doze discípulos de Jesus foram escolhidos com a clara missão de anunciar o Reino de Deus e expulsar o mal.
Coloco-me entre os seguidores de Jesus e examino como é minha resposta à vocação a qual fui chamado/a? Estou convicto/a de que o que realizo faz parte da missão que Deus confiou a nós batizados e enviados a anunciar o Evangelho?
A traição sempre vem de pessoas amigas, com quem fizemos alianças ou assumimos compromissos. Como é sua lealdade com as pessoas que depositaram em você sua confiança?

Oração (Vida)

Rezo por todas as vocações dentro da comunidade: sacerdotes, religiosos/as, leigos consagrados, profissionais da saúde, educadores, catequistas, lideranças para o bem comum, etc….
Durante o dia rezo repetidas vezes: “Enviai, Senhor, bons operários para à Evangelização”. Se desejar pode concluir com esta oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple no silêncio do seu coração o chamado de Deus para você. Escute sua voz chamando pelo nome e confiando-lhe a missão. Que apelos desperta em você sua voz?

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. .

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus está com um grupo mais restrito. Vai escolher os doze apóstolos para ficarem com ele, para anunciarem a Boa-Nova e para expulsarem demônios. São Marcos mantém a visão de Jesus que se opõe ao poder demoníaco. Em seu primeiro ato público na sinagoga de Cafarnaum, ele enfrentou o demônio, que diminuía o ser humano. Na realidade, o demônio reconheceu que Jesus era o Santo de Deus. A oposição parece dar-se com os escribas. Os doze apóstolos, que são de Jesus, também deverão estar do lado oposto ao do demônio e de seus agentes. Jesus chama Pedro de Satanás quando percebe que ele está caindo na tentação de bandear-se para o outro lado. Os apóstolos, expulsando os demônios, darão ao mundo a Boa Notícia da salvação. Salvação de quê? Neste caso, da dominação demoníaca, que se abate sobre o ser humano e tira-lhe a dignidade. Salvação e libertação do pecado do mundo. O Pecado do mundo, com P maiúsculo, atenta contra o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. Segundo a tradição, esses homens escolhidos para ser apóstolos do Senhor saíram pelo mundo afora e anunciaram a Boa Notícia do Reino por toda parte, dando testemunho de sua fé com a própria vida. Morreram pela causa que abraçaram e são alicerce seguro da Igreja de Jesus.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.