Fundo
Domingo, 22 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/06/2024

11ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Salmo: Sl 31(30) - Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais. 2ª Leitura: 2Rs 2,1.6-14
evangelho
Teu Pai, que vê no escondido, te recompensará! - Mt 6,1-6.16-18

Tende cuidado de não praticar vossa justiça diante dos homens somente para chamar sua atenção! Caso contrário, não tendes nenhuma recompensa de vosso Pai, que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não o anuncies a toque de trombeta, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas para serem elogiados pelos homens! Amém, eu vos digo: eles já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, para que tua esmola fique escondida; e teu Pai, que vê no escondido, te recompensará! Quando orardes, não façais como os hipócritas, porque gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas para exibir-se diante dos homens! Amém, eu vos digo: eles já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra em teu quarto mais retirado, tranca tua porta e ora a teu Pai, que está no escondido! E teu Pai, que vê no escondido, te recompensará. Quando jejuardes, não pareçais sombrios, como os hipócritas, pois desfiguram o rosto para mostrar aos homens que estão jejuando! Amém, eu vos digo: eles já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge tua cabeça e lava teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas somente a teu Pai, que está no escondido; e teu Pai, que vê no escondido, te recompensará!”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
"Senhor Jesus, creio que estás aqui comigo, ajuda-me a permanecer na tua presença. Envia o teu Espírito para que santifique minha mente e transforme o meu coração".




“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Não obstante o inestimável valor dessas práticas, capazes de unir quem as realiza ao próprio Deus, todas elas são colocadas sob suspeita por Jesus, hoje, neste Evangelho. Isso por que ao Senhor interessa não tanto o que se faz, mas como se faz.

Evangelho: Mt 6,1-6.16-18 Tende cuidado de não praticar vossa justiça diante dos homens somente para chamar sua atenção! Caso contrário, não tendes nenhuma recompensa de vosso Pai, que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não o anuncies a toque de trombeta, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas para serem elogiados pelos homens! Amém, eu vos digo: eles já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, para que tua esmola fique escondida; e teu Pai, que vê no escondido, te recompensará! Quando orardes, não façais como os hipócritas, porque gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas para exibir-se diante dos homens! Amém, eu vos digo: eles já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra em teu quarto mais retirado, tranca tua porta e ora a teu Pai, que está no escondido! E teu Pai, que vê no escondido, te recompensará. Quando jejuardes, não pareçais sombrios, como os hipócritas, pois desfiguram o rosto para mostrar aos homens que estão jejuando! Amém, eu vos digo: eles já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge tua cabeça e lava teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas somente a teu Pai, que está no escondido; e teu Pai, que vê no escondido, te recompensará!”.

“Jesus recomenda para não dar esmola, jejuar ou rezar de modo ostensivo, como fazem os hipócritas, isto é, para receber a aprovação dos homens. A ação em segredo significa a intenção profunda que só Deus conhece. Devemos estar sempre vigiando as intenções que orientam nosso comportamento. A aprovação social ajuda e estimula o outro ao bem, mas nosso agir não deve ser motivado pelos aplausos que esvaziam a virtude. O pedido de Jesus para nós, hoje, é o de uma nova postura. Ele pede que nossas ações sejam reflexo de nosso amor e comunhão com ele. Assim nos ensina o apóstolo Paulo: “Pensai nas coisas do alto, não nas que estão sobre a terra. [...] vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3,2-3)” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim?
Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer?
Que luz me dão as palavras de Jesus? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?
Deixo-me tocar pela Palavra e identifico o caminho que o Senhor me indica.

Oração (Vida)

Na oração, você se coloca na presença do Senhor e lhe diz tudo que há em seu coração. Esse é um encontro muito esperado por Deus, na pessoa de Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo. Apresente ao Senhor o que você deseja sem medo, pois Deus o/a ama com amor infinito.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando esta Palavra: “... teu Pai, que vê no escondido, te recompensará!.” O que você deseja colocar em prática neste momento da sua vida?

Bênção

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4,8).

Ir. Carmen Maria Pulga

Como no início da Quaresma, somos novamente estimulados à prática da esmola, da oração e do jejum, para reativarmos o que já procuramos viver na preparação da Páscoa e para consolidarmos um modo cristão de ser que antecede à prática. O agir segue o ser. A esmola nos faz ouvir os outros, estar atentos à necessidade dos irmãos; o jejum nos faz ouvir a nós mesmos, colocando-nos em estado de atenção sobre nossas próprias necessidades; e a oração nos faz ouvir a voz de Deus na verdade do silêncio. A verdade da nossa vida se deixa ver no segredo de Deus.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.