Fundo
Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/09/2024

Ss. Cornélio e Cipriano – 24º Semana do Tempo Comum - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: 1Cor 11,17-26.33 Salmo: Sl 40(39) - Anunciai a morte do Senhor, até que ele venha.
evangelho
A fé do centurião -

Quando terminou de falar ao povo, entrou em Cafarnaum. O servo de um centurião, a quem este estimava muito, estava doente, a ponto de morrer. Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus para pedir-lhe que fosse salvar seu servo. Estes, apresentando-se a Jesus, rogaram-lhe encarecidamente: “Ele é digno de que lhe concedas isso, pois ama nossa nação e construiu a sinagoga para nós”. Jesus foi com eles. Não estava longe da casa, quando o centurião lhe enviou uns amigos para lhe dizer: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres sob meu teto! Por isso, nem me achei digno de ir a teu encontro. Mas dize uma palavra, e que meu criado fique curado! De fato, também eu estou sob autoridade e tenho soldados sob meu comando, e, se digo a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e a meu servo: ‘Faze isso!’, ele faz”. Tendo ouvido isso, Jesus ficou admirado com ele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu vos digo: nem em Israel encontrei tamanha fé”.Tendo regressado para casa, os enviados encontraram o servo em boa saúde

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Vem iluminar meu espírito e enchê-lo de tua luz. Faze-me conhecer e compreender as coisas como Deus as conhece e compreende. Faze-me adotar o ponto de vista da sabedoria divina nas apreciações sobre o mundo e a minha vida.




O centurião, mesmo sendo pagão, não hesitou em aproximar-se de Jesus e suplicar seu auxílio misericordioso.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho entrando nesta cena. Observe quem é o homem que envia comissários até Jesus para pedir em favor de seu servo. Observe as palavras do diálogo entre eles e Jesus. O que o centurião mandou dizer a Jesus antes que chegasse à sua casa. Qual é o fruto deste diálogo que comoveu Jesus e porquê.

Evangelho: Lc 7,1-10 Quando terminou de falar ao povo, entrou em Cafarnaum. O servo de um centurião, a quem este estimava muito, estava doente, a ponto de morrer. Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus para pedir-lhe que fosse salvar seu servo. Estes, apresentando-se a Jesus, rogaram-lhe encarecidamente: “Ele é digno de que lhe concedas isso, pois ama nossa nação e construiu a sinagoga para nós”. Jesus foi com eles. Não estava longe da casa, quando o centurião lhe enviou uns amigos para lhe dizer: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres sob meu teto! Por isso, nem me achei digno de ir a teu encontro. Mas dize uma palavra, e que meu criado fique curado! De fato, também eu estou sob autoridade e tenho soldados sob meu comando, e, se digo a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e a meu servo: ‘Faze isso!’, ele faz”. Tendo ouvido isso, Jesus ficou admirado com ele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu vos digo: nem em Israel encontrei tamanha fé”. Tendo regressado para casa, os enviados encontraram o servo em boa saúde.

“Este é um modelo de fé: um militar romano, considerado pagão, com uma fé exemplar, fundada no amor à vida de um empregado. Sua fé emociona Jesus, que se põe a caminho para atender ao pedido do centurião, que, ao ver Jesus próximo à sua casa, corre ao seu encontro e o chama de “Senhor”. Com grande humildade, diz-se indigno de receber Jesus, e sua profissão de fé permanece viva até nossos dias. Quem, por seus próprios méritos, é digno da visita de Deus? Quem?! Foi Jesus quem trouxe Deus a nossa casa. Assumiu nossa humanidade, curou nossas feridas, resgatou-nos do pecado, conferiu-nos a liberdade de filhos e permanece entre nós como Pão da Vida, Pão do Amor”. (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus está ensinando não somente aos discípulos, mas a todos nós, que estamos sujeitos, hoje, a mesma realidade.
Medite sobre essa Palavra e escute o que o Senhor lhe diz por meio dela.
Se sentir necessidade, faça uma nova leitura, deixando-se tocar pelo Evangelho. Confronte suas atitudes com os personagens do Evangelho e escute o que Jesus pede a você?
Minha confiança em Jesus é simples e forte como a do oficial romano?

Oração (Vida)

Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces, sua oração. Reze pelas realidades e necessidades de sua família, de seus colaboradores, empregadas domésticas, etc. O Senhor está com você e deseja escutá-lo/a. Fale, humilde e confiante, ao Deus da vida.

Se desejar conclua com esta oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos para buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Com quem você quer se importar hoje? Quem está necessitado/a que você queira interceder a Deus pelas suas necessidades? Levar a Palavra de Deus a alguém doente pode ser uma sugestão prática.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O que quis dizer Vinicius de Moraes, quando deu à sua primeira obra o título de O caminho para a distância? A obra não foi reeditada, ao menos não com esse nome, mas o título é inspirador, e ele, que já partiu, saberia dizer agora qual é “o caminho para a distância”. Havia uma distância entre o centurião e Jesus, entre o romano e o judeu. O romano já havia percorrido um caminho para encurtar a distância. Amava o povo judeu e construíra uma sinagoga. Precisava agora de um favor, que os anciãos dos judeus intercedessem junto a Jesus por ele e por seu servo enfermo. Mais um caminho que venceria a distância.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.