Fundo
Sábado, 28 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/06/2024

Natividade de São João Batista, Solenidade - Ano B - Branca
1ª Leitura: Is 49,1-6 Salmo: Sl 139(138) - Eu te louvo porque me fizeste maravilhoso. 2ª Leitura: At 13,22-26
evangelho
A mão do Senhor estava com ele - Lc 1,57-66.80

Chegou para Isabel o tempo de dar à luz, e ela teve um filho. Seus vizinhos e parentes ouviram que o Senhor lhe concedera abundantemente a misericórdia dele e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino. Pretendiam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias, mas a mãe, tomando a palavra, disse: “De maneira alguma! Chamar-se-á João!” Disseram-lhe: “Não há ninguém com esse nome entre teus parentes”. Por meio de gestos, perguntaram ao pai como queria que o menino se chamasse. Ele pediu uma tabuinha e escreveu: “Seu nome é João”. Todos ficaram admirados. Naquele instante, destravou-se-lhe a boca e a língua, e falava, bendizendo a Deus. Um temor apoderou-se de toda a vizinhança. Todos esses fatos eram comentados por toda a região montanhosa da Judeia, e todos os que ouviam guardavam isso em seu coração, dizendo: “Que vai ser desse menino?” Com efeito, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e se fortalecia no espírito. Ele vivia em lugares desertos até o dia de sua manifestação a Israel.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Natividade de São João Batista. "Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio dar testemunho da luz e preparar para o senhor um povo bem-disposto" (Jo 1,6-7) No nascimento do menino João Batista reconhecemos que Deus cumpre o que promete.
Que, iluminados pela Palavra de Deus, possamos celebrar em nossa vida a fidelidade e o amor de Deus que se manifestam no dia a dia. Pois, todo o nascimento é dom de Deus, Ele nos dá uma missão e nos ama com amor único.



Bendito sejais, Senhor, Deus da Aliança, que nos ofereceis vosso amor e vossa misericórdia em cada dia de nossa vida.

Leitura (Verdade)

A Palavra nos chama para viver na simplicidade e humildade, a exemplo de João Batista
O que diz o texto? Quais são os personagens presentes na narrativa? Qual mensagem o evangelista deseja nos transmitir? Quem é João Batista? Como você entende sua missão?

Evangelho: Lc 1,57-66.80 Chegou para Isabel o tempo de dar à luz, e ela teve um filho. Seus vizinhos e parentes ouviram que o Senhor lhe concedera abundantemente a misericórdia dele e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino. Pretendiam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias, mas a mãe, tomando a palavra, disse: “De maneira alguma! Chamar-se-á João!” Disseram-lhe: “Não há ninguém com esse nome entre teus parentes”. Por meio de gestos, perguntaram ao pai como queria que o menino se chamasse. Ele pediu uma tabuinha e escreveu: “Seu nome é João”. Todos ficaram admirados. Naquele instante, destravou-se lhe a boca e a língua, e falava, bendizendo a Deus. Um temor apoderou-se de toda a vizinhança. Todos esses fatos eram comentados por toda a região montanhosa da Judeia, e todos os que ouviam guardavam isso em seu coração, dizendo: “Que vai ser desse menino?” Com efeito, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e se fortalecia no espírito. Ele vivia em lugares desertos até o dia de sua manifestação a Israel.

“No nascimento de João Batista reconhecemos que Deus cumpre sua promessa. Familiares e vizinhos reconhecem a ação de Deus na concepção do menino, cujo nome significa “o Senhor é favorável”, e bendizem a Deus. “E tu, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois caminharás diante do Senhor, para preparar seus caminhos” (Lc 1,76). João Batista nasce em um ambiente de alegria. Ele já havia saltado no ventre de Isabel quando Maria fora visitá-la. Seu nascimento enche Israel de alegria e indica que a salvação está em curso. Ele é o precursor do Messias esperado, a Luz do mundo. Com o Batismo nos tornamos todos precursores do Deus da Vida. Sejamos como João: receptores dos favores divinos.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Que sentimentos brotaram com mais força nesta leitura orante?
Como percebo e vivo minha missão no mundo, hoje?
Sinto-me ligado/a com o Deus na Nova Aliança? Como percebo meu comprometimento ?
Como cumpro a missão que Deus me confiou ao me criar e que eu confirmei com o Batismo Cristão?
Como ser profeta do Reino de Deus, em nossos dias?

Oração (Vida)

Rezemos o Cântico de Zacarias (Lc 1,68-79), que narra a ação de Deus e a missão de João Batista.
“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e realizou a libertação de seu povo, suscitando-nos, na casa de seu servo Davi, uma força de salvação – tal como o anunciara antigamente por intermédio de seus santos profetas –, salvação de nossos inimigos e do poder de todos os que nos odeiam. Isso fez para mostrar misericórdia a nossos pais e lembrar de sua santa aliança, do juramento que fez a nosso pai Abraão, de conceder-nos que, arrancados das mãos de nossos inimigos, lhe sirvamos sem temor, com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois caminharás diante do Senhor, para preparar seus caminhos, dando a seu povo o conhecimento da salvação, pelo perdão de seus pecados. Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, nos visitará a Aurora que vem do alto, para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte, para guiar nossos passos no caminho da paz.” (“A Bíblia - Novo Testamento”, da Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática hoje?

Bênção

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos (...) A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito” Amém (Gálatas 6,9; 18).

Ir. Carmen Maria Pulga

A liturgia celebra o nascimento de Jesus, de Maria e de João Batista. Jesus e João se encontraram no ventre de suas mães, na visita de Maria a Isabel. Foi um encontro que encheu o ambiente da alegria do Espírito Santo. “Que vai ser este menino?”, perguntaram quando Zacarias, seu pai, que estava mudo, voltou a falar e a louvar a Deus, depois de dizer que o nome do menino seria João. Esta é uma pergunta que pode e deve ser feita quando nasce uma criança: “O que vai ser essa menina, o que vai ser esse menino?”. O que será, será, diz a canção, e assim seria se a criança não fosse gente. Um animal viverá sempre no ambiente de seus instintos. A criança, que é ser humano, caminha para a humanização.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.