Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/03/2024

2ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Gn 37,3-4.12-13a.17b-28 Salmo: Sl 105(104) - Lembrai sempre as maravilhas do Senhor.
evangelho
A pedra que os construtores rejeitaram, esta se tornou a pedra angular - Mt 21,33-43.45-46

Escutai agora outra parábola. Havia um proprietário que plantou uma vinha; rodeou‑a com uma cerca, cavou um lagar nela e construiu uma torre. Depois, arrendou‑a a uns vinhateiros e partiu para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da vindima, enviou seus servos para receber dos vinhateiros a parte de seus frutos. E os vinhateiros, agarrando os servos, espancaram um, mataram outro e apedrejaram outro. De novo ele enviou outros servos – em maior número que os primeiros –, e fizeram com eles o mesmo. Por último, enviou‑lhes seu filho, pensando: ‘Meu filho respeitarão’. Mas, quando os vinhateiros viram o filho, comentaram entre si: ‘Esse é o herdeiro. Matemo‑lo e fiquemos com sua herança’. Então, agarrando‑o, atiraram‑no para fora da vinha e o mataram. Quando vier, portanto, o senhor da vinha, o que fará com aqueles vinhateiros?” Responderam‑lhe: “Acabará violentamente com esses malvados e dará sua vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos em seu devido tempo”. Jesus lhes disse: “Nunca lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores rejeitaram, esta se tornou a pedra angular. Isso foi feito pelo Senhor, é uma maravilha a nossos olhos’? Por isso vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será confiado a um povo que produza seus frutos. Tendo ouvido suas parábolas, os sumos sacerdotes e os fariseus compreenderam que Jesus se referia a eles, e, embora procurassem prende‑lo, temiam as multidões, que o consideravam um profeta.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Reservar um momento em que possa, com tranquilidade e reverência, debruçar-se sobre a Palavra de Deus. Escolha um espaço onde não seja interrompido/a. Entre em oração:


Oração: Concede-me a graça, Pai querido, que ao longo desta Quaresma, eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto, revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, Jesus nos propõe a parábola da vinha, chamando a atenção para a atitude dos agricultores que a arrendaram. É mais que uma parábola, é uma alegoria histórica, um resumo da história de Israel daquela época e um alerta para cada um de nós, hoje.

Evangelho: Mt 21,33-43.45-46 Escutai agora outra parábola. Havia um proprietário que plantou uma vinha; rodeou‑a com uma cerca, cavou um lagar nela e construiu uma torre. Depois, arrendou‑a a uns vinhateiros e partiu para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da vindima, enviou seus servos para receber dos vinhateiros a parte de seus frutos. E os vinhateiros, agarrando os servos, espancaram um, mataram outro e apedrejaram outro. De novo ele enviou outros servos – em maior número que os primeiros –, e fizeram com eles o mesmo. Por último, enviou‑lhes seu filho, pensando: ‘Meu filho respeitarão’. Mas, quando os vinhateiros viram o filho, comentaram entre si: ‘Esse é o herdeiro. Matemo‑lo e fiquemos com sua herança’. Então, agarrando‑o, atiraram‑no para fora da vinha e o mataram. Quando vier, portanto, o senhor da vinha, o que fará com aqueles vinhateiros?” Responderam‑lhe: “Acabará violentamente com esses malvados e dará sua vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos em seu devido tempo”. Jesus lhes disse: “Nunca lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores rejeitaram, esta se tornou a pedra angular. Isso foi feito pelo Senhor, é uma maravilha a nossos olhos’? Por isso vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será confiado a um povo que produza seus frutos. Tendo ouvido suas parábolas, os sumos sacerdotes e os fariseus compreenderam que Jesus se referia a eles, e, embora procurassem prende‑lo, temiam as multidões, que o consideravam um profeta.

“Para nós, mortais, o coração de Deus é um mistério. Por isso, Jesus, o Filho Unigênito, tentou explicar em linguagem humana os cuidados e as expectativas com que o Senhor da vinha acompanha os que foram contratados. Faz-nos compreender que o Pai é infinitamente paciente e generoso em nos oferecer novas oportunidades, mas fiel e justo em seu projeto de salvação. Não volta atrás em seus desígnios e o seu Reino será entregue àqueles que produzem frutos. As comunidades cristãs e cada um de nós em particular seremos responsabilizados pelos frutos que produzirmos. Somos administradores da vinha do Senhor, com obrigação de produzir bons frutos, conscientes de que a Pedra angular é Cristo.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus começa com a palavra: "Escutai..." Escutar é mais do que ouvir. Escuto, com "os ouvidos do coração", o que o texto diz para mim, agora.
Deus nos entrega a responsabilidade de trabalhar para o seu Reino. Como exerço essa missão?
Os líderes que influenciam minha caminhada, os profetas de hoje, estão em sintonia com a proposta de Cristo?
Consigo mudar de atitude ou de posicionamento se percebo que sigo por caminhos contra o Evangelho de Jesus?

Oração (Vida)

Senhor, coloco diante de ti minha inquietude e minha fraqueza.
Abro meu coração para que me enchas de sabedoria para caminhar pelo caminho verdadeiro.
Fortalece-me na fé e na arte do “cuidado” com teu projeto de curar a humanidade e instaurar “aqui” o Reino de Deus.
Coloco sob tua proteção toda a humanidade que luta e sofre em busca de justiça e fraternidade.
Dá-nos tua luz para construirmos uma sociedade mais pacifica, mais justa e mais fraterna. Que o Senhor nos faça hoje e sempre humildes e atenciosos a sua santa Palavra.
Rezo, com Jesus, a oração que Ele nos deixou: Pai nosso....

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo a misericórdia do Filho de Deus....
Como quero assumir minha responsabilidade no projeto de Deus? Verbalize alguma atitude concreta.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A pedra angular de antigamente equivale ao alicerce de hoje. A pedra podia ficar no centro de um arco, dando apoio às demais. Não sabiam que ele era a pedra angular e o rejeitaram. No entanto, sem ele nada se sustenta.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.