Fundo
Domingo, 04 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/09/2022

24ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: 1Cor 15,35-37.42-49 Salmo: Sl 56(55) - Que eu caminhe na presença de Deus.
evangelho
A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino - Lc 8,4-15

Ajuntou-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam até Jesus. Então Jesus contou uma parábola: “O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte da semente caiu à beira do caminho e foi pisada; e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre as pedras; brotou, mas secou, por falta de umidade. Outra parte caiu entre os espinhos e, crescendo ao mesmo tempo, os espinhos a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu frutos, até cem por um.” Depois de dizer isso, ele exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Seus discípulos faziam perguntas sobre o sentido da parábola. Jesus, então, lhes disse: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Aos outros, porém, só por meio de parábolas, de modo que, olhando, não enxergam e, ouvindo, não entendem. A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. Os que caem à beira do caminho são os que escutam, mas logo vem o Diabo e arranca a palavra do seu coração, para que não acreditem e não se salvem. Os que ficam sobre as pedras são os que ouvem e acolhem a palavra com alegria, mas não têm raízes. Por um momento, acreditam, mas quando chega a tentação, desistem. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que escutam, mas vivendo em meio às preocupações, as riquezas e os prazeres da vida, são sufocados e não chegam a amadurecer. O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto pela perseverança.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A parábola do semeador, contada por Jesus no Evangelho de hoje, nos ajuda a refletir sobre a acolhida da Palavra de Deus em nossa vida. Para compreendermos bem a Palavra que vamos meditar, peçamos:
“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus é o semeador e o Evangelho é a semente oferecida ao terreno de nosso coração. Acolhê-la ou rejeitá-la é opção de cada um de nós.

Evangelho: Lc 8,4-15 Ajuntou-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam até Jesus. Então Jesus contou uma parábola: “O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte da semente caiu à beira do caminho e foi pisada; e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre as pedras; brotou, mas secou, por falta de umidade. Outra parte caiu entre os espinhos e, crescendo ao mesmo tempo, os espinhos a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu frutos, até cem por um.” Depois de dizer isso, ele exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Seus discípulos faziam perguntas sobre o sentido da parábola. Jesus, então, lhes disse: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Aos outros, porém, só por meio de parábolas, de modo que, olhando, não enxergam e, ouvindo, não entendem. A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. Os que caem à beira do caminho são os que escutam, mas logo vem o Diabo e arranca a palavra do seu coração, para que não acreditem e não se salvem. Os que ficam sobre as pedras são os que ouvem e acolhem a palavra com alegria, mas não têm raízes. Por um momento, acreditam, mas quando chega a tentação, desistem. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que escutam, mas vivendo em meio às preocupações, as riquezas e os prazeres da vida, são sufocados e não chegam a amadurecer. O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto pela perseverança.”

“Assim como o agricultor que está semeando um terreno com trechos diferentes, Jesus também está semeando a Palavra de Deus. E o faz com seu acolhimento, suas palavras e milagres. Em alguns, esta Palavra produz muito fruto, são como um bom terreno, pois conservam a Palavra e perseveram nela. Em muitos casos, porém, a Palavra não prospera na vida das pessoas. Em muita gente, o mal arranca logo a Palavra semeada. Outros sucumbem diante da tentação, e outros sufocam a nova planta “em meio às preocupações, às riquezas e aos prazeres da vida”. A parábola nos indica para ficarmos atentos para que a Palavra possa produzir frutos em nossa vida: vencer a descrença, a tentação e o rolo compressor do dia a dia.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, ainda nos lembra: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria”.
Você cultiva em sua vida o desejo de conhecer e aprofundar a Palavra de Deus pelo estudo e pela oração? A Palavra que medita permanece em sua vida e orienta as suas ações? Neste Mês da Bíblia, qual é o tempo que tem dedicado ao encontro com a Palavra?

Oração (Vida)

“Ó Jesus, divino Mestre, Vós tendes palavras de vida eterna. Eu creio, ó Senhor e Verdade, mas aumentai a minha fé. Eu vos amo, ó Senhor e Caminho, com todas as minhas forças, pois Vós quereis que cumpramos fielmente os vossos mandamentos. Eu vos peço, ó Senhor e Vida, vos adoro, vos louvo, vos suplico e vos agradeço pelo dom da Sagrada Escritura. Com Maria, lembrarei as vossas palavras, as conservarei na minha mente e as meditarei no meu coração. Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.”

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia? Senhor, dai-me a alegria de semear a boa semente e a confiança de que o Senhor a fará germinar.

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

O texto tem três partes: 1) A parábola original (vv. 4-8); 2) Os motivos de falar em parábolas (vv. 9-10); 3) A explicação tardia da parábola (vv. 11-15). Com base nesta parábola, pode-se lembrar Is 55,10s. A Palavra de Deus é eficaz e produz frutos. Porém, nem todos que a ouvem a recebem com um coração bom e generoso. Cabe lembrar o construtor que põe alicerce ou constrói sem ele (Lc 6,17-19). Os fariseus ouviam a palavra assim como os discípulos. Uns eram humildes, outros arrogantes. Estes nada perceberam no ensino de Jesus; aqueles ouviram e largaram tudo para segui-lo. Neles a palavra produziu frutos.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.