Fundo
Quarta-feira, 28 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/05/2025

Santo Agostinho de Cantuária - Ano C - Branca
1ª Leitura: Tua direita me salva. Sl 137(138) Salmo: Sl 137(138) - Tua direita me salva.
evangelho
Agora, no entanto, vou para junto daquele que me enviou - Jo 16,5-11

“Agora, no entanto, vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ Mas, porque vos disse essas coisas, a tristeza encheu vosso coração. Mas eu vos digo a verdade: convém para vós que eu parta. Se eu não partir, o Defensor não virá a vós. Se eu for, eu o enviarei a vós. Quando ele vier, arguirá o mundo a respeito de pecado, de justiça e de julgamento. A respeito de pecado porque não creem em mim. A respeito de julgamento porque o Príncipe deste mundo está julgado.”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

É difícil aproximar-se de Jesus e não se sentir atraído/a por Ele. Dia após dia sua Palavra vai abrindo novos horizontes e mostrando-nos o caminho de uma vida mais plena, abrindo-nos para sua presença em Espírito de Amor e de Verdade. Enviando o Espírito Santo, Jesus continuará permanentemente presente entre nós, numa presença mais profunda e mais real do que a presença visível e tangível.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor, fazei-nos compreender que todo aquele que conta com a presença do vosso Espírito está seguro, e nenhum mal jamais poderá alcançá-lo.




Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”

Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, Jesus nos declara abertamente que é bom para nós que Ele parta, pois assim nos enviará o Defensor que nos indicará o Caminho, nos ensinará a Verdade e nos consolará em nossas aflições.
Leia pausadamente o Evangelho com uma atitude de escuta e adesão à Palavra de Deus. Deixe o Espírito de Deus falar e se manifestar a você nesta oração.

Evangelho: Jo 16,5-11 “Agora, no entanto, vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ Mas, porque vos disse essas coisas, a tristeza encheu vosso coração. Mas eu vos digo a verdade: convém para vós que eu parta. Se eu não partir, o Defensor não virá a vós. Se eu for, eu o enviarei a vós. Quando ele vier, arguirá o mundo a respeito de pecado, de justiça e de julgamento. A respeito de pecado porque não creem em mim. A respeito de justiça porque vou para o Pai e já não mais me vereis. A respeito de julgamento porque o Príncipe deste mundo está julgado.”

“Os discípulos estão atônitos. A linguagem mudou bruscamente, e Jesus, agora, só fala em despedida. As expectativas deles de serem ministros em uma monarquia restaurada caíram por terra. Ainda não sabem que o Mestre passará pela morte e ressurreição, voltará para Deus, e eles deverão ser os continuadores da missão. O Senhor vê-lhes a frustração e esclarece que não os deixará sozinhos. O Espírito consolador validará tudo o que ele agora está dizendo e lhes mostrará o que precisam fazer.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida.
Porque me aproximei do Senhor nesta oração? O que desejo aprender dele?
Como é minha relação com o Mestre Jesus e com seu Espírito que permanece entre nós? Estou disposto/a aceitar seus apelos e inspirações? O que Ele me pede?
Qual é seu convite?
Como respondi a Ele até hoje?
Como quero ser dócil aos seus apelos neste dia?

Oração (Vida)

Reze com fé na intimidade com o Senhor:
“Espírito Santo, que reinais nos céus, sois nossa força! Espírito de verdade, presente em toda parte, plenificando o universo, tesouro de todos os bens e fonte de vida, vinde habitar em nossos corações! Libertai-nos de toda culpa e conduzi-nos, por vossa bondade, à salvação. Na força de vosso amor, uni todos os que creem em Cristo! Santificai-os com o fogo de vosso amor. Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós! Curai nossas feridas, por amor de vosso nome, e recebei-nos, enfim, no vosso Reino. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple no silêncio de seu coração a Palavra de Deus. Qual apelo ela lhe fez? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O anúncio da partida de Jesus ao Pai entristece o coração dos discípulos. O medo do abandono e a solidão de enfrentar o mundo não lhes permitem ver além. O Senhor, em seu discurso, procura convencê-los da necessidade de partir para que o Espírito Santo venha sobre eles. Ele jamais os abandonará, mas lhes dará condições de prosseguir na missão. Se o Mestre anunciou o Reino por palavras e obras, o Espírito terá o encargo de fazer seus seguidores compreender profundamente o mistério pascal do Cristo. Ele testemunhará em favor de Jesus e dos discípulos perante o mundo. Denunciará o pecado, marcado pela incredulidade às obras de Deus e à pessoa do Messias. Sobre a justiça, fará atestar que o retorno de Jesus ao Pai torna-o seu verdadeiro Messias, seu enviado, mas condenado injustamente. Sobre o julgamento, atesta a inocência do Filho de Deus e a condenação de todos os falsos julgamentos feitos pelo mundo, manipulados pelo “Príncipe deste mundo”, já derrotado. Deixemo-nos ser guiados pelo Espírito, que nos faz experimentar a presença do Senhor e banir qualquer tristeza que assole nosso coração.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.