Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/09/2023

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos - Ano A - Branca
1ª Leitura: Dn 7,9-10.13-14 ou Ap 12,7-12a Salmo: Sl 138(137) - Salmodio-te diante de deuses.
evangelho
Amém, amém, eu vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem - Jo 1,47-51

Jesus viu Natanael vindo em sua direção e disse a seu respeito: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há falsidade”. Disse-lhe Natanael: “De onde me conheces?” Respondeu-lhe Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas sob a figueira, eu te vi”. Respondeu-lhe Natanael: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel”. Respondeu-lhe Jesus: “Porque eu te disse que te vi embaixo da figueira, tu crês? Verás coisas maiores do que estas”. E disse-lhe: “Amém, amém, eu vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Celebramos hoje os Arcanjos São Miguel - "Chefe dos Exércitos Celestiais", São Gabriel – “Anjo da revelação, mensageiro de Deus” e São Rafael “Anjo da cura”.
O Evangelho nos convida a refletir sobre o encontro de Natanael e Filipe com Jesus. Peçamos também esta graça para o nosso dia e a abertura para acolhermos as mensagens de Deus que nos chegam através de tantas mediações.



Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observar no texto a relação estabelecida entre os personagens. Qual desejo de Deus o evangelista nos transmite por meio da narrativa? O que desperta em Natanael e em Filipe o encontro com Jesus? Qual revelação Jesus faz aos seus discípulos? Perguntar o que o texto diz.

Evangelho: Jo 1,47-51 Jesus viu Natanael vindo em sua direção e disse a seu respeito: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há falsidade”. Disse-lhe Natanael: “De onde me conheces?” Respondeu-lhe Jesus: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas sob a figueira, eu te vi”. Respondeu-lhe Natanael: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel”. Respondeu- -lhe Jesus: “Porque eu te disse que te vi embaixo da figueira, tu crês? Verás coisas maiores do que estas”. E disse-lhe: “Amém, amém, eu vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

“Os arcanjos e os anjos são os braços que Deus utiliza para nos proteger e nos abençoar. Desde pequenos, foi-nos ensinado que a proteção divina, através dos anjos, nunca se afasta de nós. O diálogo de Jesus com Natanael é uma amostra do quanto o amor de Deus nos acompanha. Porém, a maior prova desse amor está na encarnação: o Filho de Deus assume a condição humana e faz morada em nosso meio. Quem tem fé não duvida do amor do Senhor, tão bem manifestado por Jesus. Ele nos conhece assim como somos e nos chama para estarmos com ele, em uma experiência profunda de fé e de amor. O que nossos olhos veem é uma pequena amostra desse grande amor de Deus. Sejamos fiéis e alcançaremos, um dia, o céu”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Os anjos são mensageiros de Deus, que podem se manifestar através de alguém que está meu lado, como podem vir por intuições ou pelos fatos. Deus tem múltiplos caminhos para dar sua mensagem e para nos socorrer com sua misericórdia.
Como acolho as mensagens de Deus para mim?
Onde vejo a presença e a comunicação de Deus?

Oração (Vida)

Pelos Arcanjos, pedimos a proteção da nossa Pátria, da Igreja, das nossas famílias, nosso trabalho e saúde.
Arcanjo Gabriel, portador de boas novas, de mudanças, de sabedoria divina, trazei a Palavra de Deus para mim e que ela permaneça em meu pensar e agir.
Anjo Rafael, guardai meu corpo e minha mente livrando-me de todos os males físicos, psicológicos e espirituais.
Arcanjo Rafael, curai nossas enfermidades.
Arcanjo Miguel, defendei-me com Vossa espada e protegei-me com vosso escudo. Não permita que o mal me atinja. Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes e contra quaisquer atos de violência.
Levantai o vosso escudo de proteção em meu lar e sobre minha família, parentes e amigos.
Arcanjo Miguel, trazei a paz e a libertação aos povos.
Queridos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel Que o Círculo de Luz e Proteção que emanam de Vós me cubram, à minha família, aos meus amigos, aos meus bens e a toda a humanidade.

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma você deseja conservar a Palavra de Deus presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Faça orações de agradecimento e benção para o seu anjo!
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Senhor Deus, Todo-poderoso, criador do céu e da terra. Louvores Vos sejam dados por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

Ir. Carmen Maria Pulga

A Igreja celebra hoje a festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Que tipo de ser é um anjo? São seres espirituais, com inteligência e vontade; pessoais e imortais; incumbidos de determinadas missões da parte de Deus; servidores e mensageiros de Deus no projeto da salvação; contemplam sem cessar a face de Deus. Nós somos cercados de sua proteção e intercessão. Miguel (Quem como Deus?) aparece em Daniel e Apocalipse. Sua missão é ser protetor do povo na luta contra as tentações e o maligno, pois ele combate contra o Dragão. Gabriel (Força de Deus), mensageiro por excelência, faz os anúncios dos nascimentos nos Evangelhos sinóticos: de João, a Zacarias; de Jesus, a Maria. Rafael (Deus cura) acompanha Tobias em uma longa viagem, em busca da cura para seu pai Tobit. Do nosso nascimento até nossa morte, somos acompanhados por nossos anjos. Dessa forma, nos três arcanjos, há uma perene mensagem de esperança: a vitória sobre as forças do antirreino, o anúncio da salvação e o dom da cura. Como discípulos do Senhor, um dia, na glória, veremos “o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.