Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/10/2023

São Francisco de Assis - Ano A - Branca
1ª Leitura: Ne 2,1-8 Salmo: Sl 137(136) - Nos salgueiros, penduramos nossas cítaras.
evangelho
Aquele que, tendo posto a mão no arado, continua olhando para trás não é apto para o Reino de Deus - Lc 9,57-62

Enquanto eles iam pelo caminho, alguém lhe disse: “Eu te seguirei para onde quer que vás”. Jesus lhe disse: “As raposas têm tocas, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. A um outro, ele disse: “Segue-me!” Mas ele respondeu: “Permite-me ir primeiro enterrar meu pai”. Jesus lhe replicou: “Deixa os mortos enterrarem seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Outro lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas permite-me primeiro despedir-me dos de minha casa”. Jesus lhe disse: “Aquele que, tendo posto a mão no arado, continua olhando para trás não é apto para o Reino de Deus”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A liturgia hoje celebra São Francisco de Assis. Um santo querido de todas as gentes. Francisco deixou a casa paterna, cheia de conforto e se fez pobre, mostrando a face de uma Igreja despojada e presente no meio do povo.


Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta e observe as atitudes de cada personagem; depois, leia o texto novamente. O que o texto lhe diz?

Evangelho: Lc 9,57-62 Enquanto eles iam pelo caminho, alguém lhe disse: “Eu te seguirei para onde quer que vás”. Jesus lhe disse: “As raposas têm tocas, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. A um outro, ele disse: “Segue-me!” Mas ele respondeu: “Permite-me ir primeiro enterrar meu pai”. Jesus lhe replicou: “Deixa os mortos enterrarem seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Outro lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas permite-me primeiro despedir-me dos de minha casa”. Jesus lhe disse: “Aquele que, tendo posto a mão no arado, continua olhando para trás não é apto para o Reino de Deus”

“Seguir Jesus pode parecer, em um primeiro momento, algo muito simples. No entanto, as exigências do seguimento supõem liberdade e prioridade. Jesus não aceita desculpas e muito menos explicações, mas quer seguimento total. Porém, não tem nada a oferecer como segurança. O chamado de Jesus continua ecoando. A resposta é livre. O desafio é responder afirmativamente e confiar totalmente nas palavras de Jesus, que é a providência em pessoa. Colocar a mão no arado e não olhar para trás é o modo mais coerente e eficaz de seguir os passos de Jesus. A fragilidade emocional, evidenciada em nossos dias, tem dificultado a fidelidade no seguimento de Jesus. Por qualquer contratempo, deixa-se de ser cristão”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A meditação atualiza o sentido do texto até ficar claro o que Deus está nos pedindo.
Quais atitudes de seguimento despojado eu tenho para apresentar ao Senhor de minha vida?
Qual é minha decisão diante do chamado do Senhor?
O que a vida de São Francisco de Assis me inspira?

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o/a cercam.
Oração de São Francisco

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
No desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado.
Compreender que ser compreendido. Amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém!

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra se fez vida em sua vida. Observe o que você experimenta neste tempo em que está com Deus.
A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Ao longo do dia, volte ao encontro com Deus.

Bênção

Benção de São Francisco:

O Senhor vos abençoe e vos guarde.
Vos mostre a sua face e se compadeça de vós.
Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz!
O Senhor vos abençoe, Pai, Filho, Espírito Santo.

Ir. Carmen Maria Pulga

No caminho para Jerusalém, encontramos o tema do seguimento. A vida de Jesus e do seu grupo é simples, austera e desapegada. Nesse caminho, Jesus chama um homem ao seu seguimento e escuta a declaração generosa de outros dois. Ao primeiro que expressa o desejo de segui-lo, Jesus apresenta a pobreza e o desprendimento como valores essenciais. Ao terceiro, que declara a Jesus o desejo de segui-lo, mas pretende despedir-se dos familiares, Jesus contrapõe o desapego dos laços sanguíneos e afetivos. Surge uma nova família, a partir dos laços do discipulado. O segundo, a quem Jesus toma a iniciativa de chamar, apresenta uma desculpa bem razoável: enterrar o pai. Era uma responsabilidade legal, para um filho, cuidar dos pais na velhice, até à morte. Além disso, sepultar os mortos é uma obra de piedade. Jesus, contudo, é radical: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos”. Quem se dispõe a segui-lo tem vida eterna, possui uma vida nova doada pelo Espírito Santo. No seguimento do Senhor, é preciso: prontidão, pobreza e liberdade diante dos laços afetivos e familiares, além de alegria e fé. Assim fez São Francisco.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.