Fundo
Domingo, 27 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/04/2023

6ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 4,23-31 Salmo: Sl 2 - Pois sua ira pode acender-se num instante.
evangelho
Assim é com todo aquele que nasceu do Espírito - Jo 3,1-8

Havia um homem dentre os fariseus, Nicodemos era seu nome, um dos principais entre os judeus. Ele veio procurar Jesus à noite e lhe disse: “Rabi, sabemos que vens da parte de Deus como mestre, pois ninguém pode fazer esses sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”. Respondeu‑lhe Jesus: “Amém, amém, eu te digo: quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”. Disse‑lhe Nicodemos: “Como alguém pode nascer sendo já velho? Pode, porventura, entrar no ventre de sua mãe uma segunda vez e nascer?” Jesus respondeu: “Amém, amém, eu te digo: quem não nascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires que eu te diga que vos seja preciso nascer de novo. O vento sopra onde quer. Ouves seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é com todo aquele que nasceu do Espírito”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Jesus não é uma palavra qualquer. É Palavra de salvação. Por isso quem a ouve não pode ficar inerte, parado. Ela nos desacomoda e incomoda.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Coloque-se dentro desta cena e observe o diálogo entre Jesus e Nicodemos. Quem era Nicodemos? Mestre no judaísmo tem dificuldade de compreender Jesus. Procure entender o por quê?

Evangelho: Jo 3,1-8 Havia um homem dentre os fariseus, Nicodemos era seu nome, um dos principais entre os judeus. Ele veio procurar Jesus à noite e lhe disse: “Rabi, sabemos que vens da parte de Deus como mestre, pois ninguém pode fazer esses sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”. Respondeu‑lhe Jesus: “Amém, amém, eu te digo: quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”. Disse‑lhe Nicodemos: “Como alguém pode nascer sendo já velho? Pode, porventura, entrar no ventre de sua mãe uma segunda vez e nascer?” Jesus respondeu: “Amém, amém, eu te digo: quem não nascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires que eu te diga que vos seja preciso nascer de novo. O vento sopra onde quer. Ouves seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é com todo aquele que nasceu do Espírito”.

“Nicodemos tem dificuldade de compreender a importância de nascer do alto para viver com alegria e abraçar a proposta de Jesus. O Reino de Deus é constituído por aqueles que nasceram da água e do Espírito Santo, isto é, nasceram do alto. Também somos chamados a nascer continuamente, permitindo que o Espírito Santo nos renove e nos faça novas criaturas no amor. O Reino de Deus não tem uma localização geográfica, mas propõe um novo jeito de ser, em que a fé e o amor se unem para confirmar o sentido da vida. Somos limitados e imperfeitos, necessitados da graça de Deus para sermos coerentes no seguimento de Jesus. Sejamos capazes de renascer na fé a cada amanhecer e, assim, experimentar o amor do Senhor! “(Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em silêncio, relacione o texto lido à sua vida e responda para você mesmo/a.
O que leva Nicodemos a visitar Jesus, e por que ele faz isso à noite?
Para você, o que significa nascer de novo?
O amor de Cristo, inteiramente doado no alto da cruz, resgatou-nos para a vida. Como correspondo a esse amor de Cristo e ao seu projeto: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (João 10:10)”?

Oração (Vida)

Procure Jesus, converse com ele como fez Nicodemos. Faça-lhe suas perguntas existenciais, fale com ele sobre suas dúvidas e questionamentos. Reze pedindo luz e sabedoria para ‘nascer de novo’, nascer do alto, nascer pelo Espírito. ...

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o/a leva a viver hoje? Que sentimento você experimenta neste momento? Qual atitude sua deve mudar ou melhorar para nascer do alto?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Começamos a ler a narrativa joanina do encontro de Jesus com Nicodemos. Ele é mestre, fariseu e membro do Sinédrio. Tem uma grande inquietude em seu coração. Por isso, mesmo constrangido, procura Jesus à noite. É o tempo das trevas, mas é também o tempo da iluminação, tempo do catecumenato. É isso que acontece nesse encontro. Ele trata Jesus como mestre e enviado de Deus. Mais ainda: reconhece, nos milagres que Jesus faz, a atuação do poder de Deus. É um homem profundamente sensível à pregação do Reino e sinceramente desejoso de Deus. Mas ele não compreende, apesar de saber muito. Jesus introduz o primeiro tema do catecumenato: é necessário nascer do alto, é preciso ver a luz de novo. É a ocasião para manifestar a estupidez do mestre. Ele pergunta, sem corar: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho?”. Com a metáfora do parto, Jesus fala sobre o Batismo, o dom da fé, a geração de uma nova criatura. É preciso nascer da água e do Espírito, superando a caducidade, o envelhecimento e o pecado da carne. O Espírito gera dinamicidade, movimento e vida. Que possamos nascer de novo!

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.