Fundo
Sábado, 07 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/07/2024

São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora - Ano B - Branca
1ª Leitura: Eclo 44,1.10-15 Salmo: Sl 132(131) - O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
evangelho
Bem-aventurados, porém, vossos olhos, porque veem, e vossos ouvidos, porque ouvem - Mt 13,16-17

Bem-aventurados, porém, vossos olhos, porque veem, e vossos ouvidos, porque ouvem. Amém, eu vos digo: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, e ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje festejamos Sant’Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria, através desta família Deus foi preparando a vinda de seu Filho Jesus. Sant’Ana e São Joaquim estavam no plano divino, que sempre escolheu os simples como colaboradores fiéis de seu Reino. Festejando os avós de Jesus colocamos no coração do Filho de Deus nossos AVÓS, juntamente com nossa prece de amor e de gratidão.


Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estás aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Deus sempre escolheu pessoas simples, mas abertas e acolhedoras, para realizar o plano da salvação. O convite de Jesus é de que tenhamos os olhos e ouvidos sempre abertos para sua presença se queremos ser felizes. Poder compreender o Evangelho é uma graça. Um favor que nos vem de Deus. Abramos nosso coração agradecido e confiante.

Evangelho: Mt 13,16-17 “Bem-aventurados, porém, vossos olhos, porque veem, e vossos ouvidos, porque ouvem. Amém, eu vos digo: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, e ouvir o que ouvis, e não ouviram

“Ao celebrar Joaquim e Ana, a Igreja se refere aos pais de Maria, a Mãe do Salvador. Eles deram sua contribuição para que um dia Jesus pudesse exclamar: “Bem-aventurados, porém, vossos olhos, porque veem, e vossos ouvidos, porque ouvem…”. Neste dia se celebra o dia dos avós, que têm importante papel na educação das crianças. O testemunho de vida, a fé e a prática cristã são edificantes. Ninguém chega à fé por si mesmo, mas pelo testemunho de outros, principalmente dos antepassados. Em Joaquim e Ana, a liturgia lembra a missão de transmitir a fé às novas gerações. Acolhendo as promessas de felicidade anunciadas no Evangelho, colaboramos na transmissão da fé às novas gerações.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deus tem infinitos meios de nos despertar para o verdadeiro sentido da vida. Importa estar em sintonia com ele para compreender os caminhos que nos levam a conquista de nossa verdadeira felicidade.

Como eu aceito os exemplos e palavras das pessoas que me orientam para o caminho de Jesus?

Tenho um coração simples e aberto à Palavra de Deus?

Como respeito e cuido dos avós e pessoas idosas que prepararam meu caminho?

Oração (Vida)

Elevemos uma prece agradecida por nossos avós:
“ Ó Deus eterno e poderoso, em vós vivemos, nos movemos e somos.
Nós vos louvamos e bendizemos por terdes dado a estes vossos filhos e filhas, nossos queridos vovôs e nossas queridas vovós, vida e perseverança na fé e nas boas obras.
Concedei que eles, confortados pelo carinho dos filhos, netos e amigos, se alegrem na saúde e não se deixem abater na doença, a fim de que, revigorados com vossa bênção, consagrem o tempo e a idade madura ao vosso louvor, seguindo os exemplos de São Joaquim e de Santa Ana, que na fidelidade à Palavra de Deus, cumpriu sempre a vontade de servir e de amar a todos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Testemunhar para a geração seguinte o que foi recebido da anterior. E guardar respeito e cuidados com as pessoas idosas, que abriram os caminhos para nossa vida e nossa fé. cristã.

Bênção

Deus Pai todo-poderoso abençoai nossos avós. Fazei-os felizes na convivência familiar e que eles sejam para nós exemplo de vida e de fé.

Festa de São Joaquim e de Sant’Ana, os avós de Jesus. A encarnação de Jesus foi verdadeira, ele se tornou humano como todos nós, tinha uma família e avós, tanto maternos quanto paternos. Os que hoje celebramos são os avós maternos, os pais de Nossa Senhora. A eles se aplica o que lemos em São Mateus: “Felizes são vossos olhos, porque veem, e vossos ouvidos, porque ouvem”. Eles viram sua filha ser escolhida para a missão de Mãe de Deus aqui na terra e viram o fruto bendito do seu ventre, Jesus, o Salvador. Profetas e justos desejaram ver o que eles viram e ouvir o que ouviram. Certamente agradeceram muito a Deus e contemplaram o mistério da Encarnação, sem compreender tudo o que estava acontecendo. Não sabemos nada a respeito da história pessoal deles, a não ser o que as lendas nos deixaram. Aproveitamos, porém, este dia para nos lembrar de nossos avós, em geral, sempre benquistos pelos netos, porque muito atenciosos. Os avós se alegram nos netos e todos nós nos alegramos em Deus, Nosso Senhor. Há povos que guardam costumes de profundo respeito pelos idosos. Às vezes somos distraídos, outras vezes pouco educados. No entanto, com respeito e paciência, queremos acompanhar os nossos idosos até o fim natural de suas vidas. Que passem desta para melhor sempre venerados pelos seus. Há obstáculos nos caminhos da vida. Nem tudo é como gostaríamos. As pessoas não são sempre agradáveis. Os problemas existem, mas não é preciso multiplicá-los. Multipliquemos o bem que podemos fazer às pessoas.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.