Fundo
Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/12/2024

4º Semana do Advento - Ano C - Roxa
1ª Leitura: 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16 Salmo: Sl 89(88) - Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
evangelho
Cântico de Zacarias - Lc 1,67-79

Zacarias, seu pai, ficou pleno do Espírito Santo e profetizou:“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e realizou a libertação de seu povo, suscitando-nos, na casa de seu servo Davi, uma força de salvação – tal como o anunciara antigamente por intermédio de seus santos profetas –, salvação de nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. Isso fez para mostrar misericórdia a nossos pais e lembrar a santa aliança dele, o juramento que fez a nosso pai Abraão, de conceder-nos 74 que, resgatados das mãos de nossos inimigos, lhe sirvamos sem temor, com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois caminharás diante do Senhor, para preparar seus caminhos, dando a seu povo o conhecimento da salvação, pelo perdão de seus pecados. Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus,nos visitará a Aurora que vem do alto, para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte,para guiar nossos passos no caminho da paz”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

E nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
A promessa feita a Davi de uma “casa estável” – isto é, de uma dinastia permanente - cumpre-se no Evangelho que vamos ouvir na liturgia de hoje. No diálogo com Maria o anjo dá as indicações sobre a identidade e missão de seu Filho: o nome Jesus significa Salvador, ele será chamado Santo, Filho do Altíssimo e Filho de Deus.


Rezemos: Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! Vem, não demores mais, vem nos libertar! Tua Palavra é Luz, fala ao coração! Vamos acolher Jesus, nossa salvação!

Leitura (Verdade)

Por meio deste cântico, Zacarias - com os olhos da fé - faz uma leitura muito bela da história de Israel desde a promessa feita por Deus a Abraão. Canta a fidelidade de Deus que acompanha o povo com desvelo, guiando-o com carinho e amor nas diversas situações de sua história.

Evangelho: Lc 1,67-79 “Zacarias, seu pai, ficou pleno do Espírito Santo e profetizou: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e realizou a libertação de seu povo, suscitando-nos, na casa de seu servo Davi, uma força de salvação – tal como o anunciara antigamente por intermédio de seus santos profetas –, salvação de nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. Isso fez para mostrar misericórdia a nossos pais e lembrar a santa aliança dele, o juramento que fez a nosso pai Abraão, de conceder-nos 74 que, resgatados das mãos de nossos inimigos, lhe sirvamos sem temor, com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois caminharás diante do Senhor, para preparar seus caminhos, dando a seu povo o conhecimento da salvação, pelo perdão de seus pecados. Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, nos visitará a Aurora que vem do alto, para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte, para guiar nossos passos no caminho da paz”.

“O cântico de Zacarias e o Magnificat de Maria cantam a realização das promessas divinas, recordando a Aliança que Deus fez com seu povo. São orações inspiradas por Deus, que Lucas recolhe dos salmos e de outras partes das Escrituras, para anunciar a salvação. A luz e a paz começam a preencher os caminhos, e a Palavra do Senhor passa a saciar os corações dos que creem. Assim como Deus foi misericordioso e conduziu nossos pais na fé, recordando a Aliança, agora em Jesus conduzirá todos à salvação. Coloquemo-nos no ambiente da solenidade do Natal e exaltemos, como Zacarias, a vinda do Menino Deus, nosso Salvador. Jesus é o Sol que ilumina nossos relacionamentos e nos guia nos caminhos da paz.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O “sim” de Maria nos fez experimentar a graça, a presença, o amor, a redenção de Cristo, verdade indispensável para cada ser humano.
Onde encontramos os sinais de Deus hoje?
Como podemos reconhecê-lo nos sinais de nosso tempo?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
No silêncio e na prece, acolher as inspirações que o coração lhe ditar e transformá-las em preces..
Depois, pode rezar com esta prece-canção: “A salvação de nosso Deus”, inspirada no Salmo 97. A salvação de nosso Deus já se aproxima,
de sua glória a nossa terra habitará,
verdade e amor na encruzilhada se encontram,
paz e justiça um grande abraço vão se dar.

Misericórdia o nosso Deus vai, vai nos mostrar.
A salvação de nosso Deus vai, vai, vai chegar.

De nossa terra brotará toda a verdade,
quando do Céu sua justiça se inclinar,
pois o Senhor irá nos dar seus benefícios,
e a terra então seu fruto nos dará.

Contemplação (Vida e Missão)

Meditar a frase: “Não tenham medo! Eu estou com vocês!”. Deus não esquece o que promete. ...
O que a Palavra nos convida a viver neste dia?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Ir. Carmen Maria Pulga

O cântico de Zacarias nos faz bendizer o Senhor Deus de Israel que visita e liberta o seu povo. Visita, mandando-nos um precursor e liberta com o nascimento do Salvador. Já predito pela boca dos santos profetas, o Salvador nos livrará dos inimigos e da mão de quem nos odeia. Livre-nos ele do mal das mãos violentas. E este menino, que nasceu antes daquele que há de vir, será o precursor que prepara o caminho. Alcance-nos o perdão dos pecados e a misericórdia do Senhor nosso Deus e prepare-nos para acolher o sol nascente que vem iluminar as trevas do nosso mundo. Dirija ele nossos passos no caminho da paz. Aponte-nos o Cordeiro como apontou para os seus discípulos para que o sigamos e com ele passemos a morar. Leve-nos, João Batista, não apenas pelo caminho da paz, mas até a paz verdadeira, que é o Cristo Jesus. Bendito seja o Senhor Deus de Israel.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.