Fundo
Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/05/2024

8ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Pd 1,3-9 Salmo: Sl 111(110) - O Senhor se lembra sempre da Aliança.
evangelho
Com os homens é impossível, mas não com Deus. De fato, com Deus tudo é possível - Mc 10,17-27

Quando ele saiu para o caminho, alguém, acorrendo e pondo‑se de joelhos diante dele, perguntou‑lhe: “Bom mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus lhe disse: “Por que me dizes bom? Ninguém é bom senão um, Deus. Conheces os mandamentos: não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não darás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra teu pai e tua mãe”. Ele lhe disse: “Mestre, tudo isso tenho guardado desde minha juventude”. Jesus, tendo olhado fixamente para ele, amou‑o e disse‑lhe: “Uma coisa te falta: vai, vende o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem, segue‑me”. Ele, porém, tomando um ar sombrio por causa da palavra, partiu entristecido. De fato, possuía muitos bens. Tendo olhado em torno, Jesus disse a seus discípulos: “Quão dificilmente os que têm riquezas entrarão no Reino de Deus!” Os discípulos ficaram desconsertados com suas palavras. Mas Jesus novamente lhes disse: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. Eles ficaram ainda mais espantados, dizendo uns aos outros: “Então quem pode ser salvo?” Jesus olhou fixamente e disse: “Com os homens é impossível, mas não com Deus. De fato, com Deus tudo é possível”.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

É difícil aproximar-se de Jesus e não se sentir atraído/a por Ele. Dia após dia sua Palavra vai abrindo novos horizontes e mostrando-nos o caminho de uma vida mais plena, abrindo-nos para o amor, de forma incondicional, como plenitude da lei.

Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções, aqueça meu coração para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença e me deixe cativar por teu amor e seja receptivo/a ao teu convite.




Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”

Leitura (Verdade)

Jesus nos ensina, no Evangelho de hoje, que o amor incondicional a Deus exige mais do que não fazer o mal, é preciso inteira disposição para servi-lo nos irmãos/as.
Leia pausadamente o Evangelho com uma atitude de escuta e adesão à Palavra de Deus.

Evangelho: Mc 10,17-27 “Quando ele saiu para o caminho, alguém, acorrendo e pondo‑se de joelhos diante dele, perguntou‑lhe: “Bom mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus lhe disse: “Por que me dizes bom? Ninguém é bom senão um, Deus. Conheces os mandamentos: não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não darás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra teu pai e tua mãe”. Ele lhe disse: “Mestre, tudo isso tenho guardado desde minha juventude”. Jesus, tendo olhado fixamente para ele, amou‑o e disse‑lhe: “Uma coisa te falta: vai, vende o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem, segue‑me”. Ele, porém, tomando um ar sombrio por causa da palavra, partiu entristecido. De fato, possuía muitos bens. Tendo olhado em torno, Jesus disse a seus discípulos: “Quão dificilmente os que têm riquezas entrarão no Reino de Deus!” Os discípulos ficaram desconsertados com suas palavras. Mas Jesus novamente lhes disse: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. Eles ficaram ainda mais espantados, dizendo uns aos outros: “Então quem pode ser salvo?” Jesus olhou fixamente e disse: “Com os homens é impossível, mas não com Deus. De fato, com Deus tudo é possível”. ”.

“Jesus está com seus discípulos, quando um homem vem ao seu encontro e se ajoelha aos seus pés. Trata-se de alguém necessitado de sentido para a vida, que busca construir-se em plenitude. Primeiro, Jesus sabatina o jovem sobre as relações humanas. Depois, o olha com amor e pede para ele segui-lo. Mas ele não consegue absorver as exigências do seguimento. Então, Jesus volta-se para os discípulos: “Quão dificilmente os que têm riquezas entrarão no Reino de Deus!”. Aderir à proposta do Reino não é fácil para ninguém. Somente ele, o Mestre e Senhor, tem Palavras de vida eterna e só com a sua graça é possível alguém ser fiel até o fim”. (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida.
O que Jesus me diz por meio do Evangelho de hoje?
Como é minha relação com o Mestre Jesus? Porque me aproximei do Senhor nesta oração? O que desejo aprender dele?
Estou disposto/a aceitar seus apelos e inspirações? O que Ele me pede? Qual foi seu convite?
Como respondi a Ele até hoje?

Oração (Vida)

Faça sua oração pessoal como resposta ao amor de Deus e os apelos que sua palavra lhe fez.
Se desejar conclua com a oração do papa Paulo VI:
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja !
Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do senhor Jesus.
Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos!
Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa !
Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário!
Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente, a vontade do Pai. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple no silêncio de seu coração a Palavra de Deus. Qual apelo ela lhe fez? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Devo ser rico aos olhos de Deus. Para isso é preciso que eu tenha um tesouro no céu. Tem um tesouro no céu aquele que neste mundo partilha seus bens com os pobres. Ao contrário, não fará parte do Reino de Deus quem se enriquece de forma desonesta, nem também o rico avarento que só pensa em si. Quem adquiriu seus bens com o suor de seu rosto e sabe com eles aliviar a penúria do próximo, esse entrará no Reino de Deus.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.