Fundo
Sábado, 28 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/06/2024

12ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 2Rs 22,8-13, 23,1-3 Salmo: Sl 119(118) - Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor.
evangelho
Por seus frutos os reconhecereis - Mt 7,15-20

Tende cuidado com os falsos profetas, que vêm a vós com veste de ovelha, mas por dentro são lobos vorazes! Por seus frutos os reconhecereis. Por acaso colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos cardos? Da mesma maneira, toda árvore boa produz frutos bons, mas a árvore ruim produz frutos maus. Uma árvore boa não pode produzir frutos maus, nem uma árvore ruim produzir frutos bons; e toda árvore que não produz fruto bom é cortada e lançada ao fogo. Em suma, por seus frutos os reconhecereis.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Novamente nos encontramos com o Senhor da vida. O Evangelho de hoje vem iluminar uma das situações mais complexas do cotidiano: a coerência e a limpidez. Confiar no Senhor e aproximar-se dele com humildade é ter a certeza da vida. Quem busca o Senhor com sinceridade, encontra-se com Ele. Silencie e busque este encontro.


Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, a felicidade e a plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho quantas vezes achar necessário, parando em cada frase ou advertência.

Evangelho: Mt 7,15-20 “Protegei-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com pele de ovelha, mas por dentro são lobos vorazes. Por seus frutos os reconhecereis. Por acaso colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos cardos? Da mesma maneira, toda árvore boa produz frutos bons; mas a árvore ruim produz frutos maus. Uma árvore boa não pode produzir frutos maus, nem uma árvore ruim produzir frutos bons; e toda árvore que não produz fruto bom é cortada e lançada ao fogo. Em suma, por seus frutos os reconhecereis.”

“Jesus nos ensina identificar os falsos profetas. Ele nos orienta a que, antes de seguir alguém, procuremos conhecer as suas obras. E o conhecimento não é teórico, é experiencial, porque as falácias e narrativas enganosas, muitas vezes, são as mais atraentes; escondem seus engodos sob discursos mansos, mas perversos. O critério de avaliação não está na aparência, mas na qualidade dos frutos. É preciso acreditar no ser humano, dar crédito às pessoas, mas com discernimento e cuidado. Assim como o joio e o trigo crescem juntos, também os bons e falsos profetas convivem conosco em todos os tempos. A ênfase está no cuidado que devemos ter.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Traga o Evangelho para o hoje, para nossa realidade cotidiana. Interesses pessoais e de grupos podem levar a proclamar falso um profeta verdadeiro, como aconteceu com Jesus, que foi verdadeiro, sem se submeter ao jogo de interesses das autoridades religiosas de seu tempo, e considerado pelos hipócritas e interesseiros de falso profeta.
Ainda hoje, tal coisa pode acontecer mesmo dentro da própria Igreja de Cristo. Que Ele nos ajude a por em prática suas sábias recomendações, para sermos sempre autênticos discípulos seus.
Seu olhar é sobre as obras, os frutos, ou sobre a aparência e os belos discursos? Quais são os princípios que norteiam seu discernimento?

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com a vossa vida nos mostrais a mais alta perfeição, e nos convidais a seguir-vos nesta terra e no céu. Com simplicidade, queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu.”(Beato Tiago Alberione, PSSP)

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o/a chama a viver neste dia.

Bênção

"Aos irmãos, a paz, o amor e a fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene." (Ef 6,23-24)

Ir. Carmen Maria Pulga

É pelo fruto que se conhece a árvore. É o caminho mais curto para identificar a árvore desconhecida de quem a vê. O abacateiro produz abacate e a jaqueira, jaca. Produzido o fruto, árvore e fruto se tornam conhecidos e formam uma unidade. Tal conhecimento é necessário para que não haja nenhum julgamento precipitado. E o conhecimento não é teórico, é experimental. Uma bela árvore carregada de frutas que você conhece, em uma área de muitas crianças, indica alguma coisa estranha. Por que as crianças não apanharam as frutas e por que riem quando você pede que lhe providenciem uma dúzia, já que estão à disposição? Você as conhece menores e doces, e naquela região são maiores e ácidas. A árvore é bela, os frutos também, o sabor, porém, castiga. Não há quem o suporte. Em assuntos religiosos, como em assuntos políticos, os discursos são muitos e até bem articulados, mas podem ser enganosos. O político promete e não faz, e o que faz é defraudar o povo, desviando o que lhe é devido. O religioso amealha juntando ofertas polpudas, e o que prega não faz. O desacordo partidário e o desacordo na crença não significam automaticamente que um seja pior do que o outro. É preciso olhar os frutos para reconhecer a árvore. O bom fruto é sempre o que se faz em favor dos empobrecidos.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.