Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/01/2024

3º Domingo do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Jn 3,1-5.10 Salmo: Sl 25(24) - Mostra-me, Senhor, os teus caminhos. 2ª Leitura: 1Cor 7,29-31
evangelho
Completou‑se o tempo e está próximo o Reino de Deus - Mc 1,14-20

Depois que João foi entregue, Jesus veio para a Galileia proclamando o Evangelho de Deus: “Completou‑se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Convertei‑vos e crede no Evangelho”. Passando junto ao mar da Galileia, viu Simão e André, o irmão de Simão, lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse‑lhes Jesus: “Vinde atrás de mim, e farei com que vos torneis pescadores de homens”. Logo, tendo deixado as redes, seguiram‑no. Avançando um pouco, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam na barca consertando as redes. Logo os chamou. Eles, tendo deixado o pai, Zebedeu, na barca com os assalariados, foram atrás dele.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

3º Domingo do Tempo Comum. No Evangelho de hoje Jesus nos faz o convite para a conversão, sempre necessária em nossa vida.
Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria.
Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a guerra da paz.
Que Tua santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma.
Espírito Santo Paráclito, concedei-me o dom do entendimento, para que eu compreenda corretamente a vontade do Pai Celestial para minha vida.
Dai-me entender o próximo com amor, misericórdia e paz.
Que eu compreenda, com todo meu ser, o amor de Cristo Jesus por mim e pela humanidade.





Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e observe Jesus e os discípulos que Ele chama. Neste relato, qual é o grande e primeiro objetivo de Jesus?

Evangelho de Marcos 1,14-20: Depois que João foi entregue, Jesus veio para a Galileia proclamando o Evangelho de Deus: “Completou‑se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Convertei‑vos e crede no Evangelho”. Passando junto ao mar da Galileia, viu Simão e André, o irmão de Simão, lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse‑lhes Jesus: “Vinde atrás de mim, e farei com que vos torneis pescadores de homens”. Logo, tendo deixado as redes, seguiram‑no. Avançando um pouco, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam na barca consertando as redes. Logo os chamou. Eles, tendo deixado o pai, Zebedeu, na barca com os assalariados, foram atrás dele.

“João é preso e sai de cena. Marcos, então, acentua as luzes na pessoa de Jesus. É ele quem dá sentido ao anúncio: “Completou-se o tempo e está próximo o Reino de Deus”. Não o nosso, mas o tempo de Deus. É a novidade que os discípulos de Jesus foram desafiados a anunciar aos povos. Seguindo Jesus, eles vão trabalhar em favor da humanidade como mediadores de um projeto novo e urgente. Não mais pescadores de bens perecíveis, mas de pessoas convidadas a colocar-se a serviço do Evangelho, cuja palavra nos convoca a colaborar para que o ser humano se torne divino e a criação toda seja do agrado do Pai. Portanto, não um fato em tempo determinado, mas um acontecimento, no ontem, no hoje e para sempre. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deus nos oferece a plenitude da vida e espera nossa resposta. Ele conta com nossa colaboração para o anúncio do Reino.
Escutar é mais que ouvir. Escutar é acolher e pôr-se em ação. É desinstalar-se. E compreender nosso em torno. Escutar é o ponto de partida para transformar a realidade.
Como você escuta os apelos de Deus?
Como você escuta as vozes do cotidiano, na família, no trabalho, nas ruas, nas relações, nos acontecimentos?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Aproxime-se do Senhor com confiança, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.
Se desejar conclua com a oração ao Criador:

“Senhor e Pai da humanidade, que criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade, infundi nos nossos corações um espírito fraterno.
Inspirai-nos o sonho de um novo encontro, de diálogo, de justiça e de paz.
Estimulai-nos a criar sociedades mais sadias e um mundo mais digno, sem fome, sem pobreza, sem violência, sem guerras.
Que o nosso coração se abra a todos os povos e nações da terra, para reconhecer o bem e a beleza que semeastes em cada um deles, para estabelecer laços de unidade, de projetos comuns, de esperanças compartilhadas. Amém. (Papa Francisco in: Encíclica Fratelli Tutti)

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o/a conduz? Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho.

Bênção

Faça essa benção em primeira pessoa.

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

João Batista foi preso. Herodes tentou silenciar a voz do Precursor, mas ela ressoou ainda mais forte em Jesus. Ele vai para a Galileia e proclama o Evangelho de Deus. Já não é o Precursor quem fala. É a própria Palavra que se faz ouvir: “Completou-se o tempo. O Reino de Deus está próximo”. Deus está chegando com poder para governar seu povo. O Reino é uma realidade atual e que ainda vai acontecer. O Reino acontecerá plenamente no fim dos tempos, mas já há sinais de sua realização no tempo presente. O Reino de Deus, no presente e no futuro, é central na proclamação de Jesus. Ele usou conscientemente a expressão “Reino de Deus”, que não era comum na tradição judaica. Ele falou sobre o Reino e o mostrou em seus atos. O Reino de Deus não é um lugar ou um sistema político. É antes um acontecimento de Deus, que chega de forma dinâmica com poder para governar o mundo. Jesus caminha à beira do mar da Galileia, vê Simão e André, Tiago e João e os chama para serem pescadores de gente. Novamente o verbo “seguir”, agora com o verbo “deixar”. Eles deixam tudo e seguem Jesus para pescar gente. O que significa isso na prática? Pescar peixe eles sabiam. Pescar gente, vão ter que aprender. Começarão a aprender logo, já no sábado, na sinagoga de Cafarnaum, na libertação de um possesso. Como fez João Batista, Jesus anuncia o Evangelho de Deus dizendo: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo”. Este é o Evangelho de Deus. É preciso converter-se para acreditar nele. “Convertam-se e creiam no Evangelho”, creiam nesta Boa Notícia, que o tempo se completou e o Reino está próximo de vocês. Como sempre, é preciso ouvir o que Jesus diz e ver o que ele faz, para compreender o anúncio do Evangelho de Deus. Isso supõe de nossa parte uma boa disposição. Por isso o convite para a conversão, presente no Livro de Jonas. Jonas pregou aos ninivitas a conversão, e Deus viu o que os ninivitas fizeram. Viu as suas obras, seus atos concretos. Viu que eles tinham, de fato, se convertido de seu mau caminho. Gestos e atitudes devem comprovar que deixamos tudo, principalmente o mau caminho, para seguir Jesus com decisão. “A figura deste mundo passa”, escreve Paulo aos Coríntios. Os que tomaram a decisão de deixar tudo e seguir Jesus sabem que isso é verdade. Por isso, com a ajuda do Espírito Santo são capazes de distinguir o que é essencial do que é acidental, o que é necessário do que é contingente, o que é principal do que é secundário. Está escrito em Mateus que “importa praticar estas coisas sem omitir aquelas”. É preciso fazer isso sem deixar de fazer o resto. Seguimos o Cristo com liberdade, saboreando com alegria tudo o que convém à missão que ele nos confiou, deixando de lado o que não convém, não constrói e escraviza. Não se trata, portanto, de deixar o esposo ou a esposa e tornar-se celibatário; não se trata de não chorar, não se alegrar, não fazer compras, não tirar proveito das coisas boas deste mundo. Trata-se de agir com sabedoria, e a sabedoria se adquire não nos submetendo ao esquema deste mundo e exercitando a sensibilidade fraterna. Urgências e prioridades devem nos levar a não nos fixarmos na figura do mundo que passa, e sim fixar o coração onde estão as verdadeiras alegrias. A verdadeira alegria se encontra no Reino de Deus, que, em última análise, é o próprio Jesus. Deixaram as redes, deixaram o pai e seguiram Jesus.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.