Fundo
Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/09/2024

S. Vicente de Paulo – 25º Semana do Tempo Comum - Ano B - Branca
1ª Leitura: Ecl 3,1-11 Salmo: Sl 144(143) - Bendito seja o Senhor, meu rochedo.
evangelho
Confissão de Pedro e primeiro anúncio da paixão - Lc 9,18-22

Certa vez, Jesus estava orando em um lugar isolado; seus discípulos estavam com ele, e interrogou-os: “Quem dizem as multidões que eu sou?” Eles responderam: “Alguns: ‘João Batista’; outros: ‘Elias’, e outros ainda: ‘Um dos antigos profetas que ressuscitou’”. Ele lhes disse: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Ele, porém, tendo-os repreendido, mandou que não contassem isso a ninguém, dizendo que era necessário ao Filho do Homem sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, ao terceiro dia, ser ressuscitado.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste novo dia de encontro com a Palavra de Deus desejamos, por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.
Jesus se retirava para rezar, pois é preciso recolhimento para entrar na intimidade com Deus.
Prepare-se para a leitura orante com este refrão meditativo.

Leitura (Verdade)

Leia pausadamente o Evangelho e recolha o significado de cada pergunta e das respostas. Observe os lugares onde se dá este diálogo e qual a mensagem central.

Evangelho: Lc 9,18-22 “Certa vez, Jesus estava orando em um lugar isolado; seus discípulos estavam com ele, e interrogou-os: “Quem dizem as multidões que eu sou?” Eles responderam: “Alguns: ‘João Batista’; outros: ‘Elias’, e outros ainda: ‘Um dos antigos profetas que ressuscitou’”. Ele lhes disse: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Ele, porém, tendo-os repreendido, mandou que não contassem isso a ninguém, dizendo que era necessário ao Filho do Homem sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, ao terceiro dia, ser ressuscitado.”

“O Evangelho de hoje retoma a questão da opinião do povo e a interrogação de Herodes sobre Jesus. Agora, é Jesus quem pergunta o que o povo diz dele e o que os próprios discípulos acham. Pedro, em nome dos demais, faz a profissão de fé verdadeira. Sim, Jesus confirma que ele é o Cristo, mas não como Pedro o entendia: um homem forte que derrotaria o inimigo à força. Jesus anuncia que não vai usar violência, mas enfrentará a cruz e a morte para manifestar a misericórdia do Pai. Hoje, também, Jesus não quer saber de nós o que as outras pessoas pensam sobre ele, mas que, assim como Pedro, inspirados pelo Espírito Santo, tenhamos a convicção de quem ele é e professemos publicamente: “O Cristo de Deus”. (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em que contexto Jesus interroga seus discípulos sobre si próprio. Onde eles estavam e o que Jesus acabava de fazer?
Jesus quer saber a opinião dos que convivem ao lado dele. “Vocês, quem dizem que eu sou? Qual é sua profissão de fé na pessoa de Jesus?
De que forma Jesus é o Messias, o Cristo para você?

Oração (Vida)

Peça e ore ao Senhor para que lhe ajude a abrir mão, se preciso for, da segurança, conforto e diversões deste mundo para O seguir. Que Ele lhe ensine a segui-lo com amor e fé. Pois, sua promessa é: quem perder a vida por minha causa, este a salvará.
Por isso, peça a Deus esta graça. Pai, só tu podes revelar-me a identidade de teu Filho Jesus. Que eu a conheça de forma verdadeira para poder conformar com ela a minha vida.

Entregue, também, ao Senhor as pessoas que você ama, para que Ele as fortaleça e lhes dê coragem para testemunhar seu amor, sua verdade e sua justiça em nossa sociedade atual.

Contemplação (Vida e Missão)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O que dizem por aí a meu respeito e quem sou eu para vocês”, foi a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos. Ele queria prepará-los para o que estava para acontecer, que talvez eles nem imaginassem. Jesus sabia que não tinham uma ideia clara sobre o Messias. Pedro respondeu que Jesus era o Cristo de Deus. Resposta certa, mas o que significa Cristo de Deus? O profeta Malaquias vê o Cristo de Deus que entra triunfante no templo. Isaías vê o Cristo de Deus como um Servo Sofredor. Os dois estão certos. No entanto, o Cristo de Deus, que estava com os discípulos, é o que devia sofrer para denunciar a maldade do mundo e libertar o mesmo mundo da dominação do pecado. Jesus disse que iria sofrer muito, ser rejeitado pelos chefes em Israel, ser morto e depois ressuscitar. Com exceção de “ressuscitar”, tudo mais era claro para os discípulos, e era o que eles não queriam que acontecesse. Além de anunciar sua morte dolorosa, dizendo que era necessário que ele sofresse e fosse rejeitado, Jesus também não queria que fizessem propaganda de sua pessoa. Não era preciso propagar que ele era o Cristo de Deus. Por que era “necessário”? Talvez para mostrar as dimensões da maldade humana.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.