Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/01/2021

Tempo do Natal depois da Epifania - Ano B - Branca
1ª Leitura: 1Jo 4,11-18 Salmo: Sl 72(71) - As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
evangelho
Coragem! Sou eu. Não tenhais medo! - Mc 6,45-52

Logo em seguida, Jesus mandou que os discípulos entrassem no barco e fossem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele mesmo despediria a multidão. Depois de os despedir, subiu a montanha para orar. Já era noite, o barco estava no meio do lago e Jesus, sozinho, em terra. Vendo-os com dificuldade no remar, porque o vento era contrário, nas últimas horas da noite, foi até eles, andando sobre as águas; e queria passar adiante. Quando os discípulos o viram andar sobre as águas, acharam que fosse um fantasma e começaram a gritar. Todos o tinham visto e ficaram apavorados. Mas ele logo falou: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Ele subiu no barco, juntando-se a eles, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados. De fato, não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles continuava sem entender.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que ela, por meio da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida.

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais personagens aparecem no Evangelho?

“Para os pescadores, o lago de Genesaré era o mar, com seu mistério e seus perigos. A narrativa esclarece que era noite e o vento lhes era contrário. Tudo isso criava uma situação de pânico. Jesus vai ao encontro deles. Sua presença – caminhando sobre as águas – foi percebida como um fantasma, tornando mais tensa a situação. Jesus se revela e os anima: “Coragem, sou eu!”. Cena parecida acontece muitas vezes na vida das pessoas, famílias e comunidades, quando determinada situação parece fora de controle. Significativamente, quando Jesus entra no barco, tudo volta ao normal. Tantas vezes quase afundamos, tentando resolver tudo sozinhos. Essa é a hora de pedir que Jesus entre em nosso barco, em nossa vida.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem me possibilita conhecer? De que forma? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o(a) inspira a dizer a Deus?

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17).
Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Coragem, sou eu, não tenha medo!”. Há muitos fantasmas em sua vida? Você também não compreendeu nada a respeito dos pães? O que Jesus queria dizer com a expressão “coração endurecido”? Não se trata de um coração maldoso, mas de alguém que não percebe o que está acontecendo ao seu redor. Falta-lhe sensibilidade. Não percebe o significado dos acontecimentos, não percebe que Alguém está sempre a seu lado, caminhando com ele. Os fantasmas habitam a nossa mente e impedem a capacidade que ela tem de nos situar na vida. As coisas vão acontecendo, e eu não me dou conta do significado de cada fato e dos fatos em seu conjunto. Jesus ora na montanha, o mar se agita, Jesus sobe no barco, se manifesta, e o vento cessa. O Menino veio para ficar perto. Não está fácil remar, às vezes até porque nos tiraram os remos e querem que façamos o barco avançar. “Coragem, sou eu!”. Seu coração continua endurecido?

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.