Fundo
Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/10/2025

28º Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Rm 1,1-7 Salmo: Sl 97(98) - O Senhor fez conhecer sua salvação.
evangelho
De fato, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração - Lc 11,29-32

“Esta geração é uma geração malvada. Pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. [...] Ora, aqui há alguém maior que Salomão. Durante o julgamento, os homens ninivitas se levantarão com esta geração e a condenarão, porque eles se converteram com a pregação de Jonas. Ora, aqui há alguém maior que Jonas”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito Santo, que rezas silenciosamente no profundo do meu ser, torna-me transparente para ser capaz de entrar no silêncio de tua oração.
Procure um espaço calmo e silencioso para mergulhar no coração de Deus e saborear a paz e a alegria de sua presença amorosa.



Rezemos: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

Apesar dos milagres de Jesus, havia pessoas que não acreditavam nele e pediam um sinal estrondoso que pudesse confirmar sua divindade. Jesus se recusa dar sinais espetaculares, adverte que o sinal do Reino está na Pessoa dele, nas suas palavras e atitudes

Evangelho: Lc 11,29-32 Como as multidões se aglomerassem, Jesus começou a dizer: “Esta geração pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. Durante o julgamento, a rainha do sul se erguerá com os homens desta geração e os condenará, porque veio dos confins da terra para escutar a sabedoria de Salomão. Ora, aqui há alguém maior que Salomão. Durante o julgamento, os homens ninivitas se levantarão com esta geração e a condenarão, porque eles se converteram com a pregação de Jonas. Ora, aqui há alguém maior que Jonas”.

“Ao prometer aos seus conterrâneos um sinal como o de Jonas, Jesus é bem explícito para a compreensão imediata do assunto: a multidão aglomerada em volta dele era comparável ao povo da cidade estrangeira de Nínive, mergulhada no pecado e na maldade. A questão que o Mestre ressalta é que os ninivitas escutaram a profecia de Jonas, arrependeram-se e fizeram penitência; eles que nem pertenciam ao Povo de Deus. Como também a rainha estrangeira, que veio de longe para escutar Salomão e aderir ao Deus de Israel. Os israelitas só querem sinais de autenticidade da pregação de Jesus; porém, a se converterem e seguirem sua palavra, eles, na verdade, não estão dispostos, o que os coloca abaixo dos estrangeiros.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o Evangelho de hoje diz para você?
Jesus critica aquela geração, chamando-a de má e também de adultera. Será que isso aconteceu só com a geração daquele tempo?
Quando posso trair meu Senhor e meu Deus?
Viver as coisas de Deus para depois pregá-las, exige coerência entre o que eu prego e o que eu vivo. Minhas atitudes são de humildade, de entrega confiante ao Senhor?
A Palavra de Deus produz felicidade, alegria, me faz bem-aventurado/a?

Oração (Vida)

Por meio da oração, falamos ao coração de Deus, que está sempre pronto para nos escutar. Aproxime-se dele e faça a sua oração pessoal, apresentando-lhe suas necessidades, suas preces, seus louvores e agradecimentos. Agradeça a Deus tudo que Ele realiza em sua vida.

Estamos no mês missionário. Em sua oração, lembre-se dos missionários espalhados pelo mundo, que doam a sua vida a serviço do Reino.

Conclua com a oração missionária: “Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos louvamos e bendizemos pela vossa comunhão, princípio e fonte da missão. Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz, a testemunhar com esperança um mundo de justiça e diálogo, de honestidade e verdade, sem ódio e sem violência. Ajuda-nos a sermos irmãos e irmãs, seguindo Jesus Cristo, rumo ao Reino definitivo. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- que ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O ministério de Jesus, marcado pela pregação com autoridade e pelos diversos prodígios, testemunha o cumprimento das promessas anunciadas pelos profetas. Ele atrai as multidões, mas causa inveja aos líderes de Israel, que estão cegos e têm o coração endurecido. Em sua incredulidade, ainda exigem um sinal que legitime a missão e a origem divina do Messias. Jesus os adverte tomando inicialmente a imagem do profeta Jonas. Pela sua pregação, os ninivitas, inimigos mais violentos de Israel, são convertidos. Da mesma forma, lembra a rainha do sul, uma estrangeira vinda de longe que reverencia a sabedoria de Salomão. Se os estrangeiros, que dificilmente poderiam se converter, acolhem a palavra de Jonas e de Salomão, mais ainda o povo de Israel deveria acolher a Palavra do Messias. Ele está acima de Jonas, porque, depois de três dias, ressuscita dos mortos para dar vida em plenitude aos que creem; e está acima de Salomão, porque sua sabedoria vem de Deus. Comparando os ninivitas e a rainha do sul à sua geração, Jesus alerta para a responsabilidade dos judeus incrédulos que não acolhem sua Boa-Nova.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.