Fundo
Sábado, 05 de Outubro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/07/2024

13ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Am 9,11-15 Salmo: Sl 85(84) - O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
evangelho
Do mesmo modo, não se põe vinho jovem em odres antigos, senão os odres rompem-se, o vinho derrama-se e os odres perdem-se; mas o vinho jovem põe-se em odres novos, e assim ambos se conservam - Mt 9,14-17

Aproximaram-se, então, os discípulos de João e disseram: “Por que nós e os fariseus jejuamos frequentemente, mas teus discípulos não jejuam?” Jesus lhes disse: “Acaso podem ficar de luto os convidados para o casamento enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado, e então jejuarão. Ninguém coloca um retalho de tecido novo em um manto velho, pois o remendo repuxa o manto, e o rasgo torna-se pior. Do mesmo modo, não se põe vinho jovem em odres antigos, senão os odres rompem-se, o vinho derrama-se e os odres perdem-se; mas o vinho jovem põe-se em odres novos, e assim ambos se conservam”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Escolha um lugar tranquilo, um espaço favorável para fazer sua oração. Coloque-se na expectativa do encontro com “Alguém”, muito especial. Considere um privilégio você parar, um momento que seja, para entrar em sintonia com a presença divina do Amor que tudo cria e tudo harmoniza.


“Acaso podem ficar de luto os convidados para o casamento enquanto o noivo está com eles?” Faça deste encontro com a Palavra verdadeiro encontro com o “Noivo” da “Nova Aliança”.

Leitura (Verdade)

Observe atentamente quem questiona Jesus, as comparações que Ele faz, em que contexto se dá essa pregação sobre a prática do jejum.

Evangelho: Mt 9,14-17 Aproximaram-se, então, os discípulos de João e disseram: “Por que nós e os fariseus jejuamos frequentemente, mas teus discípulos não jejuam?” Jesus lhes disse: “Acaso podem ficar de luto os convidados para o casamento enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado, e então jejuarão. Ninguém coloca um retalho de tecido novo em um manto velho, pois o remendo repuxa o manto, e o rasgo torna-se pior. Do mesmo modo, não se põe vinho jovem em odres antigos, senão os odres rompem-se, o vinho derrama-se e os odres perdem-se; mas o vinho jovem põe-se em odres novos, e assim ambos se conservam”.

“Jesus esclarece algo que os discípulos de João não haviam compreendido. O ritualismo no cumprimento do jejum não permitia perceber o elemento fundamental: o vinho novo que é o próprio Cristo, a salvação no meio deles. A prática do jejum necessita estar em relação com a conversão interior, que nos abre para Deus e para os irmãos. Atos religiosos como um dia de jejum têm sentido em um contexto de conversão. Caso contrário, é remendo novo em pano velho. As duas parábolas, sobre a roupa e sobre os odres, apresentam a chegada do Reino em uma dimensão revolucionária: o velho sistema ideológico de dominação não suporta a nova mensagem de Jesus, reveladora do amor libertador e vivificante de Deus.”. (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

É preciso muito cuidado para não nos apegarmos, também nós àquilo que na religião cristã, é acidental e transitório, esquecendo o essencial da fé que Cristo nos legou. Atualmente, o jejum é tão recomendado, apenas, para fins pretenciosos. O que isso acrescenta para minha intimidade com Deus ou para a fraternidade? O essencial é o amor! O amor autêntico!
Sou capaz de abster-me de algo para suprir a carência de alguém necessitado?
Tudo o que faço em prol dos irmãos o faço com amor e gratuidade?

Oração (Vida)

Agradeça a bondade do Senhor que nos quer na liberdade de seus filhos, sem nos impor um jugo desnecessário.
Apresente a Jesus as pessoas por quem você quer orar neste momento.
“Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, que com a vossa bênção ergueis de sua fraqueza a condição humana e a consolidais, inclinai-vos com bondade sobre este/a vosso/a filho/a..........., para que, ele/a venha a bendizer com gratidão o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Não precisamos jejuar nunca porque o noivo está sempre conosco. Nosso jejum não é privação de alimento, e sim privação de Jesus. Não ter Jesus é jejuar. É inútil o jejum meramente ritual ou por observância legal, e mais inútil ainda quando feito para ser visto e elogiado. Não pode aparentar um ato de mortificação em uma vida que não está precisando de remendo, mas de roupa nova. O jejum pode ter sua utilidade como disciplina pessoal e fortalecimento da vontade. Como penitência dos pecados pode dar a impressão errada de tranquilizante de consciência. Pior seria se o jejum significasse aquisição de méritos, obrigando a Deus prever recompensas. Há recipientes apropriados para o vinho? É possível remendar uma roupa rasgada? Para Deus tudo é possível e tudo é possível para quem ama a Deus. No entanto, se estou precisando de uma mudança de direção e de uma conversão radical, é melhor buscá-la com coragem do que ficar se enganando com pequenos atos de penitência. O que fazer com uma roupa velha que já não suporta remendos? Trocar por uma nova. Batismo e confissão, feitos como se deve, põem a vida no rumo certo.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.