Fundo
Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 22/01/2025

São Vicente - Ano C - Vermelha
1ª Leitura: Hb 7,1-3.15-17 Salmo: Sl 109(110) - Assenta-te à minha direita.
evangelho
É permitido, no sábado, fazer o bem ou fazer o mal, salvar ou matar uma vida? - Mc 3,1-6

E entrou novamente na sinagoga. Estava ali um homem que tinha a mão ressequida. Espreitavam-no se o curaria no sábado, para o acusarem. E disse ao homem que tinha a mão seca: “Levanta-te para o meio!” E disse-lhes: “É permitido, no sábado, fazer o bem ou fazer o mal, salvar ou matar uma vida?” Eles, porém, se calavam. E, percorrendo com um olhar de indignação os que estavam a seu redor, entristecido pela dureza dos corações deles, disse ao homem: “Estende a mão!” Ele a estendeu, e ficou restabelecida sua mão. E logo, tendo saído, os fariseus com os herodianos puseram-se de acordo contra ele, em como fazê-lo perecer.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Deus se dá a conhecer e encontrar por aqueles que estão abertos ao mistério de Deus. Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que nos fala ao coração.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito Santo, cria em mim uma alma enamorada da verdade, da verdade total, da verdade infinita. Ensina-me a acolher a verdade dos teus ensinamentos com uma inteligência aberta de par em par e a constituí-la minha alegria. Faze-me descobrir o absoluto da verdade na pessoa de Jesus Cristo. Atraindo-me à verdade, une-me mais intimamente àquele que disse: “Eu sou a verdade”.


Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia pausadamente o Evangelho com uma atitude de escuta e adesão à Palavra de Deus. Observe como os mestres da lei colocam resistência à ação de Jesus, pois não querem mudanças no sistema no qual eles são beneficiados.

Evangelho: Mc 3,1-6: “E entrou novamente na sinagoga. Estava ali um homem que tinha a mão ressequida. Espreitavam-no se o curaria no sábado, para o acusarem. E disse ao homem que tinha a mão seca: “Levanta-te para o meio!” E disse-lhes: “É permitido, no sábado, fazer o bem ou fazer o mal, salvar ou matar uma vida?” Eles, porém, se calavam. E, percorrendo com um olhar de indignação os que estavam a seu redor, entristecido pela dureza dos corações deles, disse ao homem: “Estende a mão!” Ele a estendeu, e ficou restabelecida sua mão. E logo, tendo saído, os fariseus com os herodianos puseram-se de acordo contra ele, em como fazê-lo perecer.

“Um santo e sagrado sábado, de novo, fez Jesus se indignar com a má vontade dos que o acusavam. Com certeza, o Senhor era seguido durante a semana inteira pelos olheiros da intriga. Mas eles não achavam deslizes para desmoralizá-lo, restando para isso só a infração do sábado, o que sempre ocorria em socorro de alguém muito frágil. A dureza de coração os impedia de ver o positivo da ação libertadora, e as “infrações” do Mestre os perturbavam tanto que só viram uma saída extrema: eliminá-lo para salvar a prática da lei, mesmo fechando os olhos para a necessidade das pessoas. Era esse o motivo de indignação do Senhor”. (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que Jesus lhe diz por meio do Evangelho de hoje?
Cada um de nós tem suas próprias ideias, mas estamos dispostos a abandoná-las quando se opõe à vida e à dignidade da pessoa humana?
Silenciar as pessoas ou contradizê-la, sem argumentos verdadeiros, é uma forma de impedir que façam o bem. Será que isso acontece com você? Ou no seu ambiente?
E eu, o que tenho colocado no centro de minha fé religiosa? A realização do bem do outro ou a rigidez das normas que mais escravizam do que libertam?

Oração (Vida)

Jesus é o Senhor! O Senhor de tudo e de todos. Dirija-se a Ele com toda a confiança e ore por suas fragilidades, por todos os que são silenciados injustamente.
Peça perdão a Deus se tiver consciência de ter ofendido o Espírito Santo no Templo de Deus que é o “Ser” de seu irmão/ã.

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra! Oremos: Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple no silêncio de seu coração a voz de Deus que o/a convida a mudar alguma atitude em relação ao próximo.
Qual apelo a palavra de Deus desperta em seu coração hoje?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

O último confronto entre Jesus e seus adversários se dá em dia de sábado, em uma sinagoga, lugar de oração e de estudo da lei. Os fariseus querem mais uma vez colocar Jesus à prova sobre a lei do repouso do sábado. Um homem com a mão defeituosa está presente. Ele não clama ajuda a Jesus, mas é o Mestre quem toma a iniciativa de curá-lo. De acordo com a Mishná e o Talmud, escritos judaicos que interpretam a lei, a intervenção de cura em um sábado só é possível diante de grave necessidade e risco de vida. Seria urgente a cura desse homem? Para Jesus, o mais urgente é fazer os mestres da Lei amolecerem o coração, percebendo que o sábado aponta para a plenitude da criação. É dia de vida e bondade. Chamando o doente a levantar-se e ir para o meio, Jesus dá-lhe vida nova, retirando-o da margem e permitindo que a Palavra de Deus, sempre situada no centro de uma sinagoga, aja poderosamente em sua vida. A mão poderosa de Deus age na mão estendida do enfermo, que logo fica curada. A indignação dos fariseus e herodianos, que tramam matar Jesus, revela ainda a dureza do coração deles

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.