Fundo
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/01/2021

2º Domingo do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Sm 3,3b-10.19 Salmo: Sl 40(39) - Meu Deus, tua lei está no fundo do meu coração! 2ª Leitura: 1Cor 6,13c-15a.17-20
evangelho
Eis o Cordeiro de Deus! - Jo 1,35-42

No dia seguinte, João estava lá, de novo, com dois dos seus discípulos. Vendo Jesus caminhando, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” Os dois discípulos ouviram esta declaração de João e passaram a seguir Jesus. Jesus voltou-se para trás e, vendo que eles o seguiam, perguntou-lhes: “Que procurais?” Eles responderam: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?” Ele respondeu: “Vinde e vede!” Foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta das quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido a declaração de João e seguido Jesus. Ele encontrou primeiro o próprio irmão, Simão, e lhe falou: “Encontramos o Cristo!” (que quer dizer Messias). Então, conduziu-o até Jesus, que lhe disse, olhando para ele: “Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Cefas!” (que quer dizer Pedro).

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

João indica a seus discípulos o “Cordeiro de Deus”, e eles, imediatamente, deixam tudo e seguem Jesus. Que também possamos nos colocar no seguimento de Jesus, impulsionados por sua Palavra.
Digamos como Samuel: “Fala, Senhor, que teu servo escuta!”


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, torna-me decidido(a) a seguir os passos de Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus, agora, passa a formar seu grupo, e o chamado vocacional continua ecoando no coração da juventude: André encontra o Senhor e o comunica aos outros. A alegria de André deve ser a nossa também: ‘Encontramos o Cristo!’. Quem fez essa experiência, precisa comunicá-la aos demais. É o maior encontro de nossa vida!

“O que buscais? São as primeiras palavras de Jesus no Evangelho de João. Elas podem ser tomadas como referência a todos aqueles e aquelas que – ao longo do tempo – procuram Jesus. Só a convivência irá mostrar quem é mesmo Jesus e qual é a sua proposta. Ao longo da caminhada, muitos se decepcionaram e “não andavam mais com ele”. Jesus inicia a organização do grupo dos Doze. O evangelista Marcos situa o mistério da vocação em três momentos: Ele chama quem quer, para ficar com ele, e, depois, o envia a evangelizar. André intuiu o espírito do chamamento e foi logo anunciar a Boa-Nova ao irmão. Pela ação de André, as portas se abriram para Pedro, a quem Jesus encarregaria de continuar sua obra, a Igreja.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Faça a sua meditação, mantendo em mente o caminho que Jesus lhe indica. Deixe-se conduzir pela Palavra de Deus. Se você ouvisse essa pergunta de Jesus: Quem você procura? O que você responderia?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Jesus é o Mestre de nossa vida, o Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve e agradeça ao Senhor sua presença de amor. Com muita simplicidade, apresente a Ele suas preces e as realidades que você deseja que Ele transforme.
Se desejar pode concluir com esta oração: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Estavam juntos João Batista, André e outro discípulo – provavelmente Filipe, que no Evangelho de João sempre aparece com André –, quando Jesus passou. “Este é o Cordeiro de Deus”, disse João aos discípulos, e eles logo seguiram Jesus. Ouviram o anúncio e tomaram uma decisão. Não foram apenas ouvintes. Puseram-se a seguir o Cordeiro de Deus, o verdadeiro Cordeiro, o único que pode tirar o pecado do mundo. Todos os anos iniciamos o Tempo Comum com uma passagem do Evangelho de João. Depois, continuamos com o evangelista do ano. Neste ano, São Marcos. O evangelista nos diz quem é o Homem de Nazaré que vamos ouvir e seguir. Ele é o Cordeiro de Deus. Não é um pregador a mais, nem um líder de massas, tampouco um taumaturgo milagreiro. Pode ser tudo isso, mas, sobre tudo isso, ele é o Verbo de Deus encarnado, o Cordeiro de Deus. “Cordeiro” é um símbolo aplicado a Jesus. No templo eram sacrificados cordeiros para pedir a Deus o perdão dos pecados. Este Cordeiro, o verdadeiro, não tira pecados. Ele tira “o” pecado do mundo. Podemos segui-lo com tranquilidade e confiança. Os discípulos de João Batista permaneceram com Jesus naquele dia. Depois, André chamou Simão, e Filipe chamou Natanael. Começaram os chamados, formou-se a corrente que teve início em João Batista. Por isso, dele se diz: “Veio para dar testemunho da luz a fim de que todos cressem por meio dele”. Jesus olhou para Simão e logo lhe deu uma missão. Mudou-lhe o nome para Cefas, que é Pedro. Na Casa de Deus em Betel, o jovem Samuel aprendeu com o velho sacerdote Eli a responder com liberdade, sinceridade e rapidez, quando ouvisse o Senhor chamá-lo pelo nome: “Fala, Senhor, que teu servo escuta”. Samuel dormia quando escutou o chamado. Não sabia bem do que se tratava. Procurou informar-se. Foi orientado pelo sacerdote Eli. Ouviu, levantou-se, procurou Eli, voltou para o leito, levantou-se de novo. Começou a crescer, e o Senhor estava com ele. Samuel cresceu e não deixou cair por terra nenhuma Palavra do Senhor. Nele, a Palavra do Senhor frutificou. O Senhor o chamou e lhe deu uma missão, e ele se tornou o grande vidente e juiz do povo de Israel. Nossa resposta ao chamado do Senhor é dada com a vontade e com o nosso corpo que se movimenta. Nosso corpo, matéria sensível, pode inclinar-se para o lado contrário ao do chamado. Cuidemos bem dele. É com ele que andamos, nos movemos, existimos e ressuscitamos. Deixe que o Espírito o movimente.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.