Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/09/2023

22ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Ts 4,13-18 Salmo: Sl 96(95) - Porque vem para julgar a terra.
evangelho
Ele me enviou para anunciar a Boa-Nova - Lc 4,16-30

Foi a Nazaré, onde havia sido criado, e, segundo seu costume, no sábado, entrou na sinagoga e se levantou para fazer a leitura. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, encontrou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim porque ele me ungiu. Ele me enviou para anunciar a Boa-Nova aos pobres: para proclamar aos cativos a liberdade e aos cegos a recuperação da vista, para pôr os oprimidos em liberdade, para proclamar um ano favorável da parte do Senhor”. Tendo enrolado o livro, devolveu-o ao assistente e se sentou. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele. Ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Todos davam testemunho dele e estavam admirados pelas palavras da graça que saíam de sua boca; e diziam: “Não é este o filho de José?” Então lhes disse: “Certamente me citareis aquele provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo!’ Ouvimos tudo o que aconteceu em Cafarnaum; fazei-o também em tua terra”. E acrescentou: “Amém, eu vos digo: nenhum profeta é aceito em sua terra. Eu vos digo que, certamente, havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu ficou fechado por três anos e meio e houve muita fome em toda a terra; mas a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva de Sarepta, no território da Sidônia. E, no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio”. Ao ouvirem isso, todos na sinagoga ficaram furiosos e, levantando-se, o conduziram para fora da cidade e o arrastaram até o cume da colina sobre a qual estava edificada sua cidade, com intenção de despenhá-lo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, foi embora.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No início desta nova semana, queremos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir as luzes e graças necessárias para nossa caminhada.



O Senhor nos cerca e nos protege com amor infinito. Reze com o salmista: “Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem”. ( Sl 30,20)
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)

Ler e reler, calmamente, o texto. Procurar compreender o que o texto diz em si mesmo: observar palavras-chaves, imagens, personagens, ações, sentimentos. Entrar em relação com o texto e, por meio dele, saborear a Palavra, deixar que ela ecoe dentro de nós com a sua eficácia.

Evangelho: Lc 4,16-30 “Foi a Nazaré, onde havia sido criado, e, segundo seu costume, no sábado, entrou na sinagoga e se levantou para fazer a leitura. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, encontrou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim porque ele me ungiu. Ele me enviou para anunciar a Boa-Nova aos pobres: para proclamar aos cativos a liberdade e aos cegos a recuperação da vista, para pôr os oprimidos em liberdade, para proclamar um ano favorável da parte do Senhor”. Tendo enrolado o livro, devolveu-o ao assistente e se sentou. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele. Ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Todos davam testemunho dele e estavam admirados pelas palavras da graça que saíam de sua boca; e diziam: “Não é este o filho de José?” Então lhes disse: “Certamente me citareis aquele provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo!’ Ouvimos tudo o que aconteceu em Cafarnaum; fazei-o também em tua terra”. E acrescentou: “Amém, eu vos digo: nenhum profeta é aceito em sua terra. Eu vos digo que, certamente, havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu ficou fechado por três anos e meio e houve muita fome em toda a terra; mas a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva de Sarepta, no território da Sidônia. E, no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio”. Ao ouvirem isso, todos na sinagoga ficaram furiosos e, levantando-se, o conduziram para fora da cidade e o arrastaram até o cume da colina sobre a qual estava edificada sua cidade, com intenção de despenhá-lo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, foi embora.”

“Os séculos e os milênios passaram, e Jesus continua mostrando a necessidade de dar um sentido aos acontecimentos humanos. Quando não existe fé, nem os milagres acontecem. A experiência de lidar com pessoas que não acreditavam que ele fosse o Filho de Deus faz com que Jesus lamente e confirme o fato de nenhum profeta ser aceito na própria terra. A dificuldade reside no conflito entre querer milagres e aceitar o Reino de Deus. Jesus não veio realizar milagres, veio inaugurar um novo jeito de ser e de viver. A proposta de Jesus pode até incluir alguns milagres, mas sempre em vista da adesão ao Reino. Ainda hoje, muitos cristãos querem milagres, mas não se comprometem em seguir Jesus, da cruz à luz”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus não veio realizar milagres, veio inaugurar um novo jeito de ser e de viver. A proposta de Jesus pode até incluir alguns milagres, mas sempre em vista da adesão ao Reino.
Neste momento de meditação, deixe-se tocar pela Palavra. Permita que a sua vida se misture com a Palavra e escute, por meio dela, o que o Senhor quer lhe dizer.

Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem?
De que maneira esta passagem me provoca e me compromete?
O que ela me pede? Quais sentimentos a palavra despertou em mim?

Oração (Vida)

Oração pela Pátria, pela Igreja e pelo Papa.

“Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as Vossas bençãos sobre o Nosso santo Padre, o Papa, sobre o nosso (Arce)bispo, sobre o nosso pároco e sobre todo o clero; sobre o Chefe da Nação e do Estado para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de Vossa bondade, o Brasil, este (arce)bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem devemos orar ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório: dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém”.

Contemplação (Vida e Missão)

Buscar continuamente o Reino de Deus, por meio do amor/caridade é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,

Jesus vai a Nazaré, sua aldeia. É comum sua participação na sinagoga em dia de sábado. O culto sinagogal, que acontecia pela manhã, consistia na leitura de um trecho do Pentateuco, uma leitura de um dos profetas, salmos e cânticos. Jesus faz do profeta Isaías porta de entrada para a interpretação da Torá. Essa visita demarca o início do ministério público de Jesus. Ele escolhe Isaías 61 para apresentar seu programa missionário: o Espírito o sustenta e o consagra com a unção para evangelizar os pobres, libertar os oprimidos, proclamar a libertação aos cativos, curar os doentes e proclamar o tempo da graça de Deus. A reação dos seus parentes não é boa. Ele se torna um sinal de contradição. Eles reagem: ficam furiosos, expulsam Jesus do seu meio e querem lançá-lo no precipício. Usando de sua autoridade, ele passa no meio deles e continua seu caminho. O texto nos apresenta o grande desafio de evangelizar a parentela. Nem sempre é fácil. Mais uma vez, cumpre-se o “hoje” kairológico de Deus. Deus continua passando em nossa calçada e nos oferecendo a salvação.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.