Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/09/2020

Natividade de Nossa Senhora, festa - Ano A - Branca
1ª Leitura: Mq 5,14a ou Rm 8,28-30 Salmo: Sl 71(70); 13(12) - És tu, Senhor, a minha esperança! Evangelho Opcional: Mt 1,18-23
evangelho
Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco - Mt 1,1-16.18-23

Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos, Jacó gerou Judá e seus irmãos, Judá gerou Farés e Zara, de Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, da mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Festa da Natividade de Nossa Senhora. O evangelista Mateus, após descrever a origem de Jesus, hoje nos apresenta o anúncio do seu nascimento. José acolhe Maria e o Filho de Deus concebido em seu ventre por obra do Espírito Santo. Ele se chamará Jesus e salvará o seu povo dos pecados.


Oremos: “Pai, ajuda-nos a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que reconheçamos nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Observe o diálogo entre os personagens. Qual é o anúncio que o anjo do Senhor faz a José? Como José acolhe esse anúncio? Qual missão é confiada a José?

"Mateus, ao colocar a genealogia de Jesus, mostra que ele assumiu a humanidade inteira, com suas mazelas. Entre os antepassados de Jesus existem figuras marcadas pelo pecado. É o caso de Tamar e, especialmente, de Davi, que gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias. Assim é destacado o caráter histórico do Messias. Em José aparece a dinastia de Davi. Celebrar o nascimento de Maria é também celebrar o mistério de amor entre Deus e a humanidade. Surge uma parceria definitiva entre Deus e suas criaturas. A figura simples e, ao mesmo tempo, gigantesca de José nos ensina a acolher na fé as surpresas e os mistérios de Deus. Assim como Maria, sua resposta nasce exclusivamente da fé. É convite para caminhar, sem medo, na fé." (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como acolho os seus ensinamentos em minha vida? Eles encontram sintonia com a realidade que vivo hoje? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor?

“Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo. Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado (São Pedro Damião)? Esta festa teve origem no Oriente. O Papa São Sérgio ordenou que fosse celebrada em Roma. Diz a tradição que Maria nasceu em Jerusalém, perto do tanque de Betesda, onde hoje se venera uma cripta sob a igreja de Santa Ana” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)

“Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém.” (Oração do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus....
Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, nos enriqueça com sua bênção.
Seja-nos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebemos o autor da vida.
Celebrando hoje o nascimento de Maria, Mãe de Jesus e nossa mãe, possamos colher a alegria espiritual e o prêmio eterno.
Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Esta é uma festa da piedade cristã. Por não sabermos exatamente qual o dia do nascimento de Maria, a Mãe de Jesus, mantemos uma tradição a qual diz que foi hoje. Sendo ela escolhida por Deus para ser a Mãe do Verbo Encarnado, Deus a preparou da melhor maneira possível para essa missão. Ele a fez toda pura, sem a mancha do pecado original e de nenhum outro pecado. Ela é a Imaculada Conceição. Segundo a tradição, ela nasceu em Jerusalém e seus pais foram Joaquim, de Nazaré, e Ana, de Belém. Festejamos o aniversário de Maria com a leitura da genealogia escrita por São Mateus e a afirmação de que “o que nela foi gerado vem do Espírito Santo”. “A menina que hoje nasceu, nasceu para que dela nascesse Deus.”

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.