Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 31/08/2021

22ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Ts 5,1-6.9-11 Salmo: Sl 27(26) - Vou contemplar a bondade do Senhor.
evangelho
Eles ficavam maravilhados com os seus ensinamentos, pois sua palavra tinha autoridade - Lc 4,31-37

Jesus desceu para Cafarnaum, cidade da Galileia, e lá os ensinava, aos sábados. Eles ficavam maravilhados com os seus ensinamentos, pois sua palavra tinha autoridade. Na sinagoga estava um homem que tinha um espírito impuro, e ele gritou em alta voz: “Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!” Jesus o repreendeu: “Cala-te, sai dele!” O demônio então lançou o homem no chão e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. Todos ficaram espantados e comentavam: “Que palavra é essa? Ele dá ordens aos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. E sua fama se espalhava por todos os lugares da redondeza.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus verdadeiro.

Peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. e sermos coerentes com nossa profissão de fé. Amém.”


Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

Leitura (Verdade)

As pessoas ficavam admiradas com a fala de Jesus porque ele ensina com autoridade e coerência. Sua palavra é ação. Ninguém jamais falou como este homem. Escute o Evangelho como quem escuta o maior Mestre da humanidade.

Evangelho: Lc 4,31-37 Jesus desceu para Cafarnaum, cidade da Galileia, e lá os ensinava, aos sábados. Eles ficavam maravilhados com os seus ensinamentos, pois sua palavra tinha autoridade. Na sinagoga estava um homem que tinha um espírito impuro, e ele gritou em alta voz: “Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!” Jesus o repreendeu: “Cala-te, sai dele!” O demônio então lançou o homem no chão e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. Todos ficaram espantados e comentavam: “Que palavra é essa? Ele dá ordens aos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”.

“Jesus, que não foi bem acolhido em Nazaré, sua cidade, a partir de agora faz da orgulhosa Cafarnaum seu centro de atividades. Cidade importante, estrategicamente colocada, Cafarnaum não o acolheu da melhor forma. Mesmo assim, Jesus prossegue seu caminho para construir uma nova história sem fronteiras. O homem de espírito impuro representa tudo o que se opõe ao projeto de Deus. Enquanto muitos procuram Jesus para que os livre de suas enfermidades, outros se opõem à sua força libertadora. Embora conheçam a identidade de Jesus, os espíritos maus resistem a ele. Saber quem é Jesus não é suficiente; é necessário tonar-se discípulo. Jesus ensinava com autoridade, e essa autoridade brotava de seu agir.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste momento, leia novamente o Evangelho, mas desta vez para escutar o que o Senhor tem a lhe dizer. O que o Evangelho lhe diz? Leia o texto com bastante calma e deixe-se conduzir pela Palavra. Escute o que Jesus quer lhe dizer por meio daquela palavra ou versículo que lhe chamou mais atenção.

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Escutar a palavra de Jesus com o coração aberto para me deixar maravilhar por ela e procurar ser coerente em minhas palavras e minhas atitudes, é uma sugestão para a prática deste dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Iniciamos ontem a leitura semanal do Evangelho de Lucas. Na sinagoga de Nazaré, Jesus anunciou o seu projeto. O Espírito desceu sobre Jesus no batismo. Cheio do Espírito Santo, saiu do rio Jordão e foi levado pelo mesmo Espírito através do deserto, onde foi tentado pelo demônio. Voltou depois para a Galileia com a força do Espírito. Na sinagoga de Nazaré leu na profecia de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim”. Ele é o profeta movido pelo Espírito, mas rejeitado pelos seus conterrâneos, que o querem somente para si. Ele anuncia o seu projeto e programa de ação. Ele veio anunciar a Boa Notícia aos pobres, também aos estrangeiros, a todos os sem visão e sem liberdade. Veio anunciar o ano da graça do Senhor, da libertação de toda dominação. Com a força da Palavra, dita com autoridade, ele expulsa o demônio, que faz uma profissão de fé: “Sei quem tu és, o Santo de Deus”. O demônio e seus agentes conhecem a doutrina, sabem quem é Jesus e, no entanto, mantêm o ser humano dominado. No profeta, o Espírito liberta e se completa na Palavra dita com autoridade.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.