Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/01/2024

São Sebastião, mártir - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: 2Sm 1,1-4.11-12.19.23-27 Salmo: Sl 80(79) - Faze brilhar o teu rosto e seremos salvos.
evangelho
Eles foram para casa, e juntou‑se novamente a multidão - Mc 3,20-21

Eles foram para casa, e juntou‑se novamente a multidão, de modo que nem lhes era possível comer pão. Tendo ouvido, os seus saíram para detê-lo, pois diziam: “Está fora de si”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus dos vivos e da alegria.
Mais uma vez o Evangelho fala da multidão que procurava Jesus. Era tanta gente que se aglomera em torno dele que Ele e seus discípulos não tinham calma nem mesmo para comer.


Rezamos: “Vem, Espírito Santo! Fazei-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Tornai-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Dai-nos sabedoria e docilidade de coração! Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho de hoje, sem perder de vista onde Jesus está, o que acontece com o povo e o comportamento dos familiares de Jesus.

Evangelho: Mc 3,20-21 Jesus e os discípulos foram para casa, e juntou-se novamente a multidão, de modo que nem lhes era possível comer pão. Tendo ouvido, os seus saíram para detê-lo, pois diziam: “Está fora de si”.

“Estar em meio a possessos e doentes, pregando ideias novas, sem tempo sequer para comer, é mesmo uma loucura. Por isso, os familiares de Jesus não entendem esse jovem, que nasceu e viveu em seu meio igual a todos e, agora, tem um comportamento anormal. Estão preocupados, querem protegê-lo e evitar complicações. Mais tarde, Paulo compreende essa loucura: “Nós, estultos por causa de Cristo, e vós, sábios; nós, fracos, mas vós, fortes; vós, honrados, mas nós, insignificantes” (1Cor 4,10). Seguir a Cristo, às vezes, exige afastar-se até dos familiares. Loucura?! Só para quem não enxerga com os olhos da fé. Jesus encontra tempo para reconstruir-se, em oração, no silêncio com o Pai”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste momento, é importante estar atento/a àquilo que está sendo meditado, pois o Senhor nos fala por meio de sua Palavra.
Avalie sua dedicação ao próximo à luz deste relato de Marcos. Como você aceita o desconforto e o cansaço em prol dos mais necessitados? Às vezes necessitados apenas de um sorriso, de uma saudação, de um gesto de gentileza.
Com que critérios você apoia ou critica os que se dedicam ao serviço de outros ou na Missão de evangelizar?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.>br> Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual atitude você deseja viver neste dia para estreitar sempre mais seu compromisso com a proposta de Jesus?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus está sempre cercado de muita gente, o que chama a atenção de seus parentes, causando-lhes preocupação. A preocupação pode ser tanto pelo bom nome da família no meio do povo como também pela segurança e pelo bem-estar de Jesus. Somente em Marcos lemos o relato da atitude da família de Jesus, que acha que ele está ficando louco. A interpretação do texto, porém, é complexa. Literalmente se lê: “E, ouvindo, os seus saíram para detê-lo; diziam, pois, ‘enlouqueceu’”. Quem são “os seus”? Podem ser os parentes e também os discípulos. “Enlouqueceu” pode se referir a Jesus e também à multidão. A interpretação comum é que os familiares de Jesus achavam que ele estava fora de si. Certamente Maria se preocupava com seu Filho. Era mãe e o via muito exposto. Ela podia ter restrições a algum dos doze companheiros mais íntimos de Jesus. Com quem Jesus andava, o que faziam ele e seus apóstolos, que perigos corriam? Jesus se expunha, sem dúvida alguma, e seus adversários se manifestavam. Os escribas de Jerusalém, por sua vez, acusarão Jesus de estar possuído por Beelzebu, o príncipe dos demônios. Para uns, enlouquecera; para outros, era um possesso! Nada de novo debaixo do sol, nada de novo entre os seres humanos, que ainda devem aprender a relacionar-se de forma humana. Jesus tem uma missão a ser cumprida. Ele deve ensinar e demonstrar com gestos concretos a veracidade de seus ensinamentos. Ele o faz. Terá enlouquecido? Entre nós há gente aparentemente louca. Alguns já foram canonizados e estão no altar; outros continuam sendo criticados.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.