Fundo
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/10/2020

Santa Teresinha do Menino Jesus, memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: Jó 19,21-27 Salmo: Sl 27(26) - Vou contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos.
evangelho
Enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir - Lc 10,1-12

O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. Mas quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade que se grudou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ Eu vos digo: naquele dia, Sodoma receberá sentença menos dura do que aquela cidade”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciamos o mês de outubro, o Mês das Missões, trazendo à memória Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das missões, definida por Pio X como “a maior santa dos tempos modernos”.


No início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.

Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho atentamente, quantas vezes julgar necessário, observe o contexto em que foi escrito e analise o diálogo dos personagens. Qual é o ponto de partida do ensinamento de Jesus? O que acontece no Evangelho? O que Jesus recomenda? Qual é a mensagem central do texto?

“A missão dos “setenta e dois” apresenta diferença em relação à missão dos Doze. A tarefa deles é preparar o caminho de Jesus, que os adverte que nem todos acolherão a Boa-Nova. São enviados como ovelhas entre lobos e, por isso, é mais seguro ir de dois em dois. A paz que eles anunciam é bem diferente da que costumeiramente vigora entre homens e nações. O shalom bíblico significa alegria, bênção, plenitude de toda a graça e a própria salvação. O número setenta e dois é simbólico. Na visão da época, esse era o número de nações no mundo, e essa mesma quantidade de discípulos traça um horizonte de salvação total. Lucas acentua “outros setenta e dois”. É a imagem da Igreja que deve anunciar a todos o Reino. A disponibilidade, mais uma vez, aparece.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Leia novamente o Evangelho, com calma, e faça a sua meditação. Durante a leitura, permita que a Palavra toque profundamente sua vida. Qual foi a palavra que mais encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo? Que caminho o Evangelho lhe aponta?

Oração (Vida)

Neste momento, você é impelido(a) em direção ao Senhor, convidado(a) a dirigir-se a Ele em sua oração. Apresente ao Deus de amor os seus pedidos e intenções, agradeça-lhe sua vida de filho(a) amado(a) e acolha também o seu amor de Pai.
Ensinai-nos, ó Santa Terezinha, o caminho da santidade que nasce da escuta da Palavra de Deus, da realização de coisas simples e sem importância aos olhos do mundo.
Nós vos pedimos que continueis a cumprir vossa promessa de fazer chover rosas de graças e bênçãos sobre o mundo.
Reparti conosco as graças que recebeis de Deus Pai. intercedei por nós junto a Ele.
Por vossas preces, venha o Senhor em socorro de nossas necessidades.
(Pedir neste momento a graça desejada)
Velai, ó Flor do carmelo, por nossas famílias: que em nossos lares haja paz, compreensão e diálogo.
Velai por nossa pátria, para que tenhamos governantes íntegros, afinados com os anseios do povo sofrido.
. Velai por nós, para que o espírito missionário impregne todas as nossas ações. Santa Teresinha, rogai por nós. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia? Qual virtude de Santa Terezinha você quer cultivar em sua vida?

Bênção

Nós vos pedimos, Santa Terezinha, que continueis a cumprir vossa promessa de fazer chover rosas de graças e bênçãos sobre o mundo.
Por vossa intercessão abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da humildade e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Outubro é o mês missionário e começa com a festa de Santa Teresinha, padroeira das missões. A primeira leitura do mês é o envio missionário dos setenta e dois discípulos. São Lucas já narrou o envio missionário dos Doze apóstolos. Hoje, ele apresenta o envio missionário dos setenta e dois discípulos. Doze é o número das tribos de Israel e setenta e dois o número das nações pagãs. Tanto na missão dos Doze como na missão dos setenta e dois é Jesus quem toma a iniciativa de enviá-los. Ele escolhe e envia. Você vai se quiser e puder.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.