Fundo
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/01/2020

3ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 2Sm 7,4-17 Salmo: Sl 89(88) - Guardarei eternamente para ele a minha graça.
evangelho
Escutai, o semeador saiu a semear! - Mc 4,1-20

Outra vez, à beira-mar, Jesus começou a ensinar, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. Por isso, entrou num barco e sentou-se, enquanto toda a multidão ficava em terra, à beira-mar. Ele se pôs a ensinar-lhes muitas coisas em parábolas. No seu ensinamento, dizia-lhes: “Escutai! O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e os passarinhos vieram e comeram. Outra parte caiu em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas quando o sol saiu, a semente se queimou e secou, porque não tinha raízes. Outra parte caiu no meio dos espinhos; estes cresceram e a sufocaram, e por isso não deu fruto. E outras sementes caíram em terra boa; brotaram, cresceram e deram frutos: trinta, sessenta e até cem por um”. E acrescentou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”
Quando ficaram a sós, os que estavam com ele junto com os Doze faziam perguntas sobre as parábolas. Ele dizia-lhes: “A vós é confiado o mistério do Reino de Deus. Para aqueles que estão fora tudo é apresentado em parábolas, de modo que, por mais que olhem, não enxergam, por mais que escutem, não entendem, e não se convertem, nem são perdoados”. Jesus então perguntou-lhes: “Não compreendeis esta parábola? Como então, compreendereis todas as outras parábolas? O semeador semeia a palavra. Os da beira do caminho onde é semeada a palavra são os que a ouvem, mas logo vem Satanás e arranca a palavra semeada neles. Os do terreno cheio de pedras são aqueles que, ao ouvirem a palavra, imediatamente a recebem com alegria, mas não têm raízes em si mesmos, são de momento; chegando tribulação ou perseguição por causa da palavra, desistem logo. Outros ainda são os que foram semeados entre os espinhos: são os que ouvem a palavra, mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e os outros desejos, a palavra é sufocada e fica sem fruto. E os que foram semeados em terra boa são os que ouvem a palavra e a acolhem, e produzem frutos: trinta, sessenta e cem por um”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Disponho-me a escutar os ensinamentos de Jesus. Coloco-me em silêncio, ouvidos e coração atentos ao seu Evangelho. Rezo:
Ensina-me, Senhor, a ouvir a tua Palavra com respeito, humildade e fé. Quero guardá-la em meu coração para que seja Luz que ilumina minha vida, uma Palavra que me acalma nas turbulências e seja sempre uma Presença viva de teu imenso amor!

Leitura (Verdade)

O que o texto diz? Como eu entendo essa parábola da semente? Como estão meus ouvidos para ouvir Jesus?
“O Capítulo 4 de Marcos é quase totalmente dedicado às parábolas. É o gênero literário preferido de Jesus para explicar os mistérios do Reino. Na primeira parábola, Jesus dá ênfase à figura do semeador. Em sua generosidade, ele lança semente em todo o terreno. Pela produtividade das sementes que caíram em terra boa, o semeador é largamente recompensado. Fica clara, nesta parábola, a existência de dois grupos: aqueles que o rodeavam e os que estão fora. Na explicação, Jesus ressalta o tipo de terreno. Felizmente no Reino, os terrenos podem mudar, eliminando a dureza da beira do caminho, as pedras e espinhos. Fica evidente o incrível poder da semente. Quando e onde não imaginamos, a semente pode brotar.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Releio o Evangelho e observo o semeador, a semente, o terreno. Onde estou eu? Estou disposto(a) a me purificar e preparar melhor para ser terreno bom? O que devo mudar para que a semente dê frutos e frutos bons?

Oração (Vida)

Deixo meu coração falar com Deus a partir desta Palavra que meditei. Elevo ao Pai preces por tantos irmãos necessitados.

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste meu dia? O que desejo colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

A semente é a Palavra de Deus. O semeador pode ser você. A terra pode ser a sua vida. Quais são os frutos? Algum fruto positivo haverá! Continue semeando. Não desista!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.