Fundo
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/06/2021

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, solenidade - Ano B - Branca
1ª Leitura: Ex 24,3-8 Salmo: Sl 116(115) - Cumprirei meus votos ao Senhor diante de todo o seu povo. 2ª Leitura: Hb 9,11-15
evangelho
Este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado por muitos - Mc 14,12-16.22-26

No primeiro dia dos Pães sem fermento, quando se sacrificava o cordeiro pascal, os discípulos perguntaram a Jesus: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?” Jesus enviou então dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: “Ide à cidade. Um homem carregando uma bilha de água virá ao vosso encontro. Segui-o e dizei ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre manda perguntar: Onde está a sala em que posso comer a ceia pascal com os meus discípulos?’. Ele, então, vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada. Lá fareis os preparativos para nós!” Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como ele tinha dito e prepararam a ceia pascal. Enquanto estavam comendo, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e lhes deu, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”. Depois, pegou o cálice, deu graças, passou-o a eles, e todos beberam. E disse-lhes: “Este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado por muitos. Em verdade, não beberei mais do fruto da videira até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”. Depois de cantarem o salmo, saíram para o monte das Oliveiras.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Jesus Cristo, na Eucaristia, se oferece como comida e bebida para a nossa vida. Por isso, comungar o corpo e o sangue de Cristo é comprometer-se com a sua vida e sua missão.
Peçamos ao Espírito Santo que abra nosso coração, para acolhermos e vivermos a sua Palavra com a força do seu amor. Amém


Leitura (Verdade)

Faça a leitura pausadamente, destacando personagens, verbos e objetos e ações. O que Jesus comunica aos seus discípulos e também a nós? Quais palavras chamam sua atenção?

Evangelho: Mc 14,12-16.22-26 .No primeiro dia dos Pães sem fermento, quando se sacrificava o cordeiro pascal, os discípulos perguntaram a Jesus: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?” Jesus enviou então dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: “Ide à cidade. Um homem carregando uma bilha de água virá ao vosso encontro. Segui-o e dizei ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre manda perguntar: Onde está a sala em que posso comer a ceia pascal com os meus discípulos?’. Ele, então, vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada. Lá fareis os preparativos para nós!” Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como ele tinha dito e prepararam a ceia pascal. Enquanto estavam comendo, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e lhes deu, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”. Depois, pegou o cálice, deu graças, passou-o a eles, e todos beberam. E disse-lhes: “Este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado por muitos. Em verdade, não beberei mais do fruto da videira até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”. Depois de cantarem o salmo, saíram para o monte das Oliveiras.

“O milagre do amor, na Última Ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia, é toldado pela traição e pela iminente morte de Jesus. Hoje a Igreja celebra a Santa Ceia de maneira festiva e recorda a presença do Senhor, entre os seus, para sempre. Além das sombras da morte, a Eucaristia é o Pão da Vida, o alimento daqueles que caminham na fé, na direção da casa do Pai. Hoje, Cristo eucarístico desfila em nossas ruas, num convite a examinar a relação entre fé e vida. Aquilo que celebramos no domingo deve ser vivido no dia a dia. A Eucaristia é Pão partido e partilhado para a vida do mundo. Comungar é assumir o compromisso de partilhar também o pão das nossas mesas. É assumir todo projeto de Jesus, que tem como referência a justiça. (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? Observando a realidade da multidão e dos discípulos no texto bíblico, permaneça em silêncio por alguns instantes e procure identificar o que o Evangelho diz a você. Jesus falou com os discípulos, e agora fala com você, mas é necessário que você busque escutá-lo. Repasse o Evangelho e deixe-se tocar pela Palavra de Deus.

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Estás conosco.
Estás conosco todos os dias até o fim do mundo. Estás conosco, Onipotência Divina, com nossa fragilidade.
Estás conosco, amor infinito, que nos acompanhas em todos os nossos passos.
Estás conosco, proteção soberana e garantia de êxito nas tentações.
Estás conosco, energia que sustenta nossa generosidade vacilante.
Estás conosco, em nossas dificuldades e provações.
Estás conosco em nossas decepções e ansiedades para devolver-nos a coragem.
Estás conosco nas tristezas para comunicar-nos o entusiasmo de Tua alegria.
Estás conosco na solidão, como companheiro que nunca falha.
Estás conosco em nossa missão apostólica para guiar-nos e ser nosso arrimo.
Estás conosco para conduzir-nos ao Pai pelo caminho da sabedoria e da eternidade. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Na Última Ceia, Jesus tomou o pão e disse: “Isto é o meu corpo”. Depois, tomou o cálice com vinho e disse: “Este é o cálice do meu sangue”. Desde então continuamos a celebrar a Páscoa como Jesus a celebrou, consagrando o pão e o vinho. Na Quinta-feira Santa nos reunimos para fazer o que Jesus fez na Última Ceia. Hoje, professamos a nossa fé na presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. As primeiras celebrações foram feitas em Liège, na Bélgica, a pedido de Santa Juliana e com o apoio do futuro Papa Urbano IV, que em 1264 instituiu a festa para toda a Igreja.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.