Fundo
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/04/2023

3ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 9,1-20 Salmo: Sl 117(116) - Agradecei ao Senhor, porque é bom.
evangelho
Este é o pão que desceu do céu - Jo 6,52-59

Os judeus discutiam, então, entre si, dizendo: “Como pode este nos dar a comer sua carne?” Disse‑lhes, então, Jesus: “Amém, amém, eu vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia, pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida.
Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como vive o Pai, que me enviou, e eu vivo pelo Pai, quem se alimenta de mim, também ele, viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu, não como aquele que vossos pais comeram e morreram. Quem come este pão viverá para sempre”. Ele disse estas coisas ensinando em uma sinagoga de Cafarnaum.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus é a comunhão divina que se dá a nós pobres mortais. Se oferece em alimento para nossa vida de fé e comunhão com Deus. Somos nutridos por seu amor doação.


Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que ela, por meio da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura atenta do Evangelho. Procure entender o que significa. “Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna”.

Evangelho: Jo 6,52-59 Os judeus discutiam, então, entre si, dizendo: “Como pode este nos dar a comer sua carne?” Disse‑lhes, então, Jesus: “Amém, amém, eu vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia, pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida.
Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como vive o Pai, que me enviou, e eu vivo pelo Pai, quem se alimenta de mim, também ele, viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu, não como aquele que vossos pais comeram e morreram. Quem come este pão viverá para sempre”. Ele disse estas coisas ensinando em uma sinagoga de Cafarnaum.

“Na compreensão dos judeus e das respectivas autoridades, era impossível Deus se fazer alimento e saciar a fome de vida eterna. A despeito da dificuldade de aceitarem o Filho de Deus, Jesus vai mais longe: apresenta-se como alimento e diz que, quem se alimentar dele, viverá por ele. Bem sabemos da árdua luta para conseguir o sustento diário! Porém, a vida é grandiosa demais para ser limitada às necessidades materiais. Há um universo em nosso interior que busca o infinito. Jesus é a resposta para as questões existenciais. Somente ele pode nos sustentar nesta caminhada com tantos desafios, dúvidas e surpresas. Viver para sempre é a certeza que Jesus dá àqueles que recebem o Pão do céu.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida.
Eucaristia é a total entrega do próprio Cristo pela nossa redenção. Que amor incomparável e insubstituível tem o Cristo por todos nós.
Experimento a alegria de viver minha vida em Deus?
Você está surpreso/a com as Palavras de Jesus: “Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele.”

Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o(a) inspira a dizer a Deus?

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Com o texto de hoje, Jesus conclui o discurso sobre o pão. João escreve seu Evangelho com um estilo muito próprio. Às vezes, ele concatena ideias ou as repete, como uma espiral, mas sempre apresenta algo novo, algo a mais. Em 6,41-42, ele já havia apresentado a murmuração dos judeus, que não conseguem compreender o significado da frase de Jesus: “O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo”.
Abre-se, então, a possibilidade do verdadeiro discurso eucarístico, até agora apenas preparado. A expressão “carne e sangue” expressa a totalidade da pessoa. Os judeus se escandalizam, pois o rígido sistema de pureza legal de Israel proíbe terminantemente o contato com o sangue, que é o lugar da vida por excelência. Jesus utiliza um realismo simbólico para expressar sua vida toda doada para que se tenha vida eterna. Acontece o mesmo com quem o recebe: torna-se vida doada pelos irmãos e irmãs.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.