Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/02/2024

São Paulo Miki e companheiros, mártires - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: 1Rs 8,22-23.27-30 Salmo: Sl 84(83) - Como são amáveis tuas moradas, Senhor dos exércitos.
evangelho
Este povo me honra com os lábios, mas seu coração se afasta para longe de mim - Mc 7,1-13

Reuniram‑se junto dele os fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém. Tendo visto que alguns de seus discípulos comiam o pão com mãos impuras, isto é, sem lavar – pois os fariseus e todos os judeus, se não lavam as mãos até o punho, não comem, guardando a tradição dos antigos; e nada comem do que trazem do mercado se não é lavado mergulhando na água, e outras muitas coisas que receberam para guardar: lavagens de copos, jarros e vasos de metal –, perguntam‑lhe os fariseus e os escribas: “Por que teus discípulos não caminham segundo a tradição dos antigos, mas com mãos impuras comem o pão?” Ele, porém, disse‑lhes: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração se afasta para longe de mim. Em vão me cultuam, ensinando apenas preceitos humanos’. Deixando o mandamento de Deus, guardais as tradições dos homens”. E dizia‑lhes: “Bem desprezais o mandamento de Deus para estabelecer vossa tradição. Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Aquele que amaldiçoar pai ou mãe que seja levado à morte.’ Vós, porém, dizeis: ‘Se alguém disser a seu pai ou à sua mãe: É corban – isto é, oferenda, – o que de mim teríeis direito’, já não lhe permitis fazer nada para o pai ou para a mãe, anulando a Palavra de Deus por vossa tradição que transmitis. E, coisas assim, fazeis muitas”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho de hoje Jesus nos convida a refletir sobre o essencial no cumprimento das leis. A Lei primordial é o amor que salva e cuida da Vida. Depois vem as leis secundárias que são para nos proteger de doenças, perigos, violência, etc.


Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Por que Jesus questiona os fariseus e escribas? O que Jesus coloca como prioridade na conduta de seus discípulos? Qual a mensagem central deste episódio?

Evangelho: Mc 7,1-13 Reuniram‑se junto dele os fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém. Tendo visto que alguns de seus discípulos comiam o pão com mãos impuras, isto é, sem lavar – pois os fariseus e todos os judeus, se não lavam as mãos até o punho, não comem, guardando a tradição dos antigos; e nada comem do que trazem do mercado se não é lavado mergulhando na água, e outras muitas coisas que receberam para guardar: lavagens de copos, jarros e vasos de metal –, perguntam‑lhe os fariseus e os escribas: “Por que teus discípulos não caminham segundo a tradição dos antigos, mas com mãos impuras comem o pão?” Ele, porém, disse‑lhes: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração se afasta para longe de mim. Em vão me cultuam, ensinando apenas preceitos humanos’. Deixando o mandamento de Deus, guardais as tradições dos homens”. E dizia‑lhes: “Bem desprezais o mandamento de Deus para estabelecer vossa tradição. Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Aquele que amaldiçoar pai ou mãe que seja levado à morte.’ Vós, porém, dizeis: ‘Se alguém disser a seu pai ou à sua mãe: É corban – isto é, oferenda, – o que de mim teríeis direito’, já não lhe permitis fazer nada para o pai ou para a mãe, anulando a Palavra de Deus por vossa tradição que transmitis. E, coisas assim, fazeis muitas”.

“Hoje há uma controvérsia de Jesus com os fariseus e escribas. No centro do texto encontra-se a oposição entre os lábios e o coração; tradição e profecia; entre dizer e aderir. Jesus ensina a não confundir mandamento de Deus com preceito humano, e não identificar a vontade de Deus com as nossas tradições. Ele nos leva a olhar para dentro de nós mesmos e a verificar a coerência entre o que falamos e o que fazemos. Recordemos as palavras do Papa Francisco: “Cada um de nós deve aprender a discernir aquilo que pode contaminar o seu coração, formando em si mesmo uma consciência reta e sensível, capaz de discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim?
Antes de julgar alguém por seus costumes e tradições, analisemos se sua conduta fere a vida em suas diferentes formas, especialmente a vida humana. Devemos ter presente que, se a Vida é respeitada, as leis sociais podem e devem se adequar a cultura dos diferentes povos.
Esta passagem o/a compromete? De que forma? O que ela me pede?

Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o/a inspira a dizer a Deus?
Faça sua oração pessoal...,
Ore pelos que legislam, pelos que têm o dever de julgar os que infringem a lei, pelos jornalistas, escritores, pelos formadores de opinião, etc

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17).
Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus ensina a não confundir mandamento de Deus com preceito humano, e a não identificar a vontade de Deus com as nossas tradições. Ele nos leva a olhar para dentro de nós mesmos e verificar a coerência entre o que falamos e o que fazemos.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.