Fundo
Quinta-feira, 04 de Julho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/06/2024

10º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Rs 17,1-6 Salmo: Sl 121(120) - Meu auxílio vem de junto do Senhor.
evangelho
Exultai e alegrai-vos, porque vossa recompensa é grande nos céus! - Mt 5,1-12

Tendo visto as multidões, subiu à montanha. Tendo ele se sentado, aproximaram-se dele seus discípulos. E, abrindo sua boca, ensinava-lhes, dizendo: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os que estão aflitos, porque esses serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque esses herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede da justiça, porque esses serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque esses serão tratados com misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque esses verão a Deus. Bem-aventurados os que trabalham pela paz, porque esses serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus”. “Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Exultai e alegrai-vos, porque vossa recompensa é grande nos céus! Pois do mesmo modo perseguiram os profetas que vos precederam.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Façamos a nossa oração com a Palavra de Deus, que neste dia nos fala da aspiração profunda de todo o ser humano: a felicidade. Segundo a lógica de Deus, as coisas que o mundo despreza podem ser assumidas por nós se confiarmos totalmente em Deus, porque nele elas ganham novo sentido. Seguindo o caminho de Jesus, que tantas vezes se apresenta duro e difícil, entramos na lógica do Reino de Deus. E só pode pertencer a tal Reino quem está em sintonia com sua proposta.




Pai, move-me pelo Espírito a trilhar o caminho da santidade, colocando minha vida em tuas mãos e buscando viver as bem-aventuranças proclamadas por teu Filho Jesus.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho, com calma. Durante a leitura, permita que a Palavra toque profundamente sua vida. Coloque-se em sintonia com as leituras desta liturgia e peça a Jesus que fique com você, para compreender bem e com profundidade sua mensagem de hoje.

Evangelho: Mt 5,1-12 Tendo visto as multidões, subiu à montanha. Tendo ele se sentado, aproximaram-se dele seus discípulos. E, abrindo sua boca, ensinava-lhes, dizendo: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os que estão aflitos, porque esses serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque esses herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede da justiça, porque esses serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque esses serão tratados com misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque esses verão a Deus. Bem-aventurados os que trabalham pela paz, porque esses serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus”. “Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Exultai e alegrai-vos, porque vossa recompensa é grande nos céus! Pois do mesmo modo perseguiram os profetas que vos precederam.

“O chamado “Sermão da Montanha” é o anúncio da felicidade para um povo sofrido e humilhado. É uma proclamação de liberdade, e não de conformismo. As palavras do Mestre, além de promover a vida, ressaltam a vinda de um Reino divino, onde Deus promoverá a justiça aos considerados incômodos para a estrutura daquela sociedade que os explorava e oprimia. Agora, concentre-se e ouça em silêncio a voz dos infelizes e humilhados de hoje. Ouça a voz dos pobres, dos que choram, dos mansos, dos que têm fome e sede de justiça, dos misericordiosos, dos puros no coração, dos que promovem a paz, dos perseguidos e injustiçados. Eles existem e não são poucos. Eles são felizes, porque creem na promessa de Cristo.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

As bem-aventuranças mudam as prioridades da vida. Em vez de se preocuparem egoisticamente com bens materiais, os que querem ser realmente abençoados devem se concentrar nas coisas de Deus.
Releia o este Evangelho com muita atenção, repasse-o em sua mente, desejando que toque o seu coração. Escute o que o Senhor tem a lhe dizer por meio de sua Palavra. Deixe que o Evangelho se misture com a sua vida, abra-se a ele sem medo e veja o caminho que Deus lhe indica.
Imploremos ao Senhor que nos ensine a viver segundo seus preceitos e não por motivações egoístas ou gananciosas, segundo a lógica do mundo.

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Este é o momento em que você é convidado/a, por meio da leitura orante, a dirigir a sua oração ao Senhor. Aproxime-se dele sem medo, faça a sua oração e conte-lhe tudo o que deseja, tudo o que está em seu coração.

Se desejar conclua com esta oração:
“Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai os nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão da vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando a nossa cruz e ungidos por vosso envio. Dai-nos sempre o fogo do vosso Santo Espírito, que ilumine as nossas mentes e desperte em nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos. Discípulos e missionários vossos, nós queremos remar mar adentro, para que os nossos povos tenham em Vós vida abundante e construam com solidariedade a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém” (Papa emérito Bento XVI, 2007).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual palavra do Evangelho você deseja viver neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quem é feliz aos olhos de Deus? Quem é bem-aventurado diante dele? Os pobres em espírito e os perseguidos por causa da justiça. Destes é o Reino dos Céus. E quem mais junto deles? Os mansos e os aflitos, os que têm fome e sede de justiça e os misericordiosos, os puros de coração e os que promovem a paz. Estes agradam a Deus, gente de qualquer raça, nação ou religião. Os cristãos, porém, são bem-aventurados quando perseguidos e caluniados por serem seguidores de Jesus. Eles terão uma grande recompensa nos céus. Se, nesta terra, perseguições e calúnias fazem parte de sua herança, que sua companhia seja feita de mansos, misericordiosos e pacíficos, gente de coração puro, que busca a justiça, solidários na pobreza e na aflição. Bem-aventurado o mundo se em seu meio se multiplicarem os bem-aventurados. Iniciamos hoje a leitura semanal de Mateus com o Sermão da Montanha.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.