Fundo
Domingo, 07 de Julho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/07/2024

13ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Am 7,10-17 Salmo: Sl 19(18) - Os ensinos do Senhor são sempre retos.
evangelho
Levanta-te, toma teu leito e vai para tua casa! - Mt 9,1-8

Ele subiu em um barco, atravessou para a outra margem e foi para sua cidade. Nisso, alguns lhe trouxeram um paralítico que jazia em um leito. Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: “Confia, filho! Teus pecados são perdoados”. Então alguns escribas disseram entre si: “Este blasfema”. Jesus, ciente do que pensavam, lhes disse: “Por que pensais mal em vossos corações? O que é mais fácil dizer: ‘Teus pecados são perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e caminha!’? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem autoridade sobre a terra para perdoar pecados”, disse, então, ao paralítico: “Levanta-te, toma teu leito e vai para tua casa!” Ele, tendo-se levantado, foi para sua casa. Ao verem isso, as multidões ficaram atemorizadas e glorificavam a Deus, que deu tal autoridade aos homens.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Confiar no Senhor e aproximar-se dele com humildade é ter a certeza do seu amor. Silencie e busque este encontro.
“Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor".




Ao observar a fé daqueles que conduziam o doente, Jesus, primeiro, reconcilia o paralitico com Deus, depois, lhe restituí a saúde física. Que a Palavra de Deus toque a nossa mente, a nossa vontade e o nosso coração e nos faça perceber a grande misericórdia que Deus tem para conosco e a responsabilidade que temos uns com os outros.

Leitura (Verdade)

Observe de onde vem o poder de Jesus, tanto para perdoar como para curar. Observe e acolha os sentimentos que brotam em seu coração ao ler este Evangelho.

Evangelho: Mt 9,1-8 Ele subiu em um barco, atravessou para a outra margem e foi para sua cidade. Nisso, alguns lhe trouxeram um paralítico que jazia em um leito. Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: “Confia, filho! Teus pecados são perdoados”. Então alguns escribas disseram entre si: “Este blasfema”. Jesus, ciente do que pensavam, lhes disse: “Por que pensais mal em vossos corações? O que é mais fácil dizer: ‘Teus pecados são perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e caminha!’? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem autoridade sobre a terra para perdoar pecados”, disse, então, ao paralítico: “Levanta-te, toma teu leito e vai para tua casa!” Ele, tendo-se levantado, foi para sua casa. Ao verem isso, as multidões ficaram atemorizadas e glorificavam a Deus, que deu tal autoridade aos homens.

“Na antiguidade bíblica, era comum pensar que as enfermidades eram castigo de pecados. Por essa razão, Jesus precede a cura pela palavra que liberta: “Coragem, filho. Teus pecados estão perdoados”. Pessoas anônimas, certamente familiares ou amigos, levam o doente à presença de Jesus, que vê nessa atitude solidária uma manifestação de fé. Fé dos amigos e, sem dúvida, também do paralítico. Diante disso, Jesus concede vida digna ao enfermo e o entrega à comunidade. Doenças não são consequências do pecado. As enfermidades podem ter como causa más condições ambientais, alimentares ou de trabalho, contágios, acidentes etc. É sempre bom abster-se de emitir julgamentos precipitados.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Este é o momento de meditação da Palavra, no qual você é convidado/a a escutar o Senhor e a permitir que sua Palavra se misture com a sua vida.

Jesus vê a fé daqueles amigos e cura o paralítico. Diante da oportunidade de apresentar Jesus aos doentes, eu tenho fé e a solidariedade para fazê-lo?
Dou-lhe o alento da minha presença?
Ofereço-lhe o bálsamo de uma oração, de uma prece?
Com quantos doentes eu já fui frio/a e indiferente?
Quantos amigos doentes eu já abandonei e nunca mais tive notícias?
Serei cobrado/a por essa obra de caridade que não fui capaz de realizar, por ter feito tão pouco esforço.

Oração (Vida)

Abra seu coração e fale ao Senhor sobre seus medos, suas dificuldades e entregue a Ele todas as suas preocupações. Reze com confiança e deixe-se guiar pela mão de Deus.
Feche os olhos e traga na presença do Senhor as pessoas que vieram à sua mente durante a Leitura orante. Reze por elas e por você. Reze por tantos irmãos que vivem situações extremas de doença, fome, miséria e exclusão.
Reze:
Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, viestes até nós para nos dar vida e vida em abundância. Enviai vosso Espírito de verdade e amor para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

O que é pedido à sua vida, aqui e agora?
Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém..

Ir. Carmen Maria Pulga

Pessoas de fé levam a Jesus um paralítico deitado em sua maca. Jesus perdoa os pecados do paralítico, mas não o cura. Era comum pensar, e talvez assim ensinassem os escribas, que as enfermidades eram castigos de pecados. Aquele homem seria paralítico por ser pecador. Deus o tinha castigado com a paralisia. Jesus tira dele o pecado. “Coragem, filho, teus pecados estão perdoados!” Se o pecado foi a causa da paralisia, perdoando o pecado, Jesus tirou a causa. Tirada a causa, deveria também desaparecer o efeito. O homem, porém, continuou paralítico. Diante da reação dos escribas, Jesus cura também a paralisia do homem que passa a andar. Só Deus pode perdoar pecados. Então, Jesus perdoa os pecados do paralítico e mostra que tem poder para perdoar, curando-lhe também a paralisia. Neste caso, parece que a paralisia não era consequência do pecado pessoal do paralítico. Convém procurar as verdadeiras causas dos males da vida.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.