Fundo
Sábado, 10 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/10/2022

27ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Gl 3,22-29 Salmo: Sl 105(104) - O Senhor lembra-se para sempre da sua aliança.
evangelho
Feliz o ventre que te trouxe - Lc 11,27-28

Enquanto Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Ele respondeu: “Felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje celebramos o Dia do Nascituro. Desrespeitar a Vida é desrespeitar o próprio Deus.
Uma mulher exalta publicamente a Mãe de Jesus. Somos herdeiros da promessa divina. O convite de Jesus é para que nos tornemos verdadeiramente a família de seu Reino.

Oração: Pai querido confio em ti e a ti me entrego. Nutra meu espírito com teu amor, por tua compaixão cura-me e conserva a minha vida.


Leitura (Verdade)

“Muito mais felizes são os que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática”. Leia o Evangelho com este sentimento de felicidade por ser chamado(a) a ser discipulo(a) do mestre Jesus.

Evangelho: Lc 11,27-28 Enquanto Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Ele respondeu: “Felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

“Na cena da anunciação, contemplamos a obediência de Maria à vontade de Deus. Ela foi generosa e humilde na adesão à palavra que o anjo lhe trouxe da parte do Senhor: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Quando alguém fez um elogio a sua maternidade, Jesus lembrou que sua primeira bem-aventurança foi ter acolhido e realizado a vontade de Deus. Como ela, são bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática. Aliás, a mulher que gritou do meio da multidão, exaltando sua mãe, na verdade, o estava homenageando: “Feliz a mulher que te trouxe ao mundo!” Em Jesus e Maria, temos um modelo de obediência à vontade de Deus” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Maria foi Bem-aventurada porque foi discípula da Palavra em pleno sentido: “Ave cheia de graça” (...) “Faça-se em mim segundo sua Palavra”.
Feliz é quem ouve a Palavra, a vive com empenho, e põe em prática a defesa da vida e os valores insubstituíveis do Evangelho.
Como você avalia sua conduta diante do dom precioso da vida?

Oração (Vida)

Lembrai-vos Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à Vossa proteção, implorado a Vossa assistência e reclamado o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai- Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Muitas pessoas que ignoram o sentido do texto, ou até por motivos sectários, interpretam os versículos acima como uma prova de que Jesus não gostava da própria mãe. Com isso pensam poder deslegitimar toda devoção mariana que se verifica na Igreja Católica. No entanto, não é isso que Lucas quer passar. Nos tempos da formação do evangelho, alguns julgavam ter privilégios por serem consanguíneos de Jesus (mesmo grupo étnico) ou por conviver com ele. Lucas mostra que isso não conta absolutamente nada. Deus pode suscitar filhos de Abraão até das pedras (Lc 3,8). O que conta não são laços de sangue, de proximidade ou culturais, mas sim a observância da Palavra de Deus. Se assim for, quem primeiro observou a Palavra de Deus? Aquela que disse: “Eu sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Aquela que guardava tudo no coração (Lc 2,51). Então, a devoção que a Igreja dedica a Maria celebra muito mais o “sim” dela do que propriamente a questão biológica da gestação e da amamentação, que na realidade são consequências desse “sim”. Com isso, Lucas mostra que as relações de consanguinidade, embora não sejam desprezíveis, não são privilégios para ninguém. Quem observa a Palavra de Deus e a põe em prática, é feliz. Por isso, desde Maria, passando pelos apóstolos, pelos santos e santas da Igreja, até hoje, quem observa a Palavra de Deus participa dessa felicidade. Maria é para todos os observantes o modelo por excelência.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.