Fundo
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/12/2020

1ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 11,1-10 Salmo: Sl 72(71) - Nos seus dias florescerá a justiça e haverá paz em abundância.
evangelho
Felizes os olhos que veem o que vós estais vendo! - Lc 10,21-24

Naquela mesma hora, ele exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. E voltando-se para os discípulos em particular, disse-lhes: “Felizes os olhos que veem o que vós estais vendo! Pois eu vos digo: muitos profetas e reis quiseram ver o que vós estais vendo, e não viram; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em sua oração, Jesus louva o Pai, Senhor do céu e da terra, porque o seu projeto está sendo acolhido pelos pequenos e humildes. Que ao longo do nosso dia possamos acolher o Senhor e entoar o nosso louvor pela sua presença em nossa vida.
Oremos: “Pai, dá-me um coração pobre, disposto a acolher a revelação de teu Filho Jesus que Tu me fazes. Que eu tenha a felicidade de reconhecê-lo, com a ajuda de tua graça. Amém.”

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra.
Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei.
Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.
Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.
Amém.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Detenha-se na oração de Jesus. Quais palavras mais chamaram sua atenção? Qual é o motivo do louvor expresso na oração? Como é a relação de Jesus com o Pai segundo o texto?

“No Evangelho de Lucas, o Espírito Santo é muitas vezes descrito como fonte de inspiração de orações e discursos. O texto de hoje se situa logo após o retorno dos setenta e dois, que, cheios de alegria, testemunharam a acolhida da Boa-Nova. A qualificação dos discípulos não se constitui em mérito pessoal. Porque foram disponíveis, o Pai os cumulou de sabedoria e poder. Isto lembra a atitude de Maria em atribuir tudo a Deus. Jesus, mais uma vez neste Advento, passa pela nossa vida. A capacidade de ver e ouvir é graça dada por Deus e acolhida pela pessoa. Muitos conhecedores da Lei e dos Profetas não tiveram a sensibilidade de perceber os sinais de Deus na história. Hoje, também, Deus nos visita de muitas maneiras.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim neste tempo litúrgico, advento?
Quais gestos Jesus me convida a viver?
O tempo do Advento tem sua marca penitencial e a dimensão do sacrifício também. Assim, diante da provocação do Evangelho, precisamos sacrificar nosso orgulho e nossa prepotência para ter um coração de pequenino que seja capaz de deixar Deus agir dentro dele e por meio dele. Por isso, Jesus louva a atitude de quem se faz pequeno e humilde. Essa é a dimensão da penitência deste tempo de conversão e de espera do Senhor que vem ao nosso encontro.

Oração (Vida)

"Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual foi o apelo mais forte em seu coração? Quais compromissos deseja concretizar hoje? Uma proposta, neste Advento, é a de perceber as visitas de Deus em nossa vida.

Bênção

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos. Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar.
Que floresça a justiça e a paz em abundância. Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os contemporâneos de Jesus o viram com os olhos da carne. Nós o vemos agora com os olhos da fé e esperamos vê-lo um dia face a face, na visão da glória. Ele veio para mostrar o Pai, porque “ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Esperamos ser agraciados com essa bondade do Filho: que ele nos faça ver o Pai. Ele já veio no passado e virá no futuro, mas também está vindo agora no nosso tempo e no nosso espaço. “Vem, Senhor Jesus!”, venha do modo que quiser, mas faça com que eu perceba sua presença. Sei que para isso é preciso ser pequenino. Jesus opõe os pequeninos aos sábios e entendidos, porque verdadeiramente sábios e entendidos são os pequeninos. Pequeninos eram os discípulos; sábios e entendidos, os chefes religiosos da época de Jesus. Não sejam, porém, os chefes religiosos de hoje, contrapostos aos pequeninos, presentes em todo o mundo no meio do povo simples. Não conhecem muitas teorias e conversam contando fatos e casos, mas sabem dividir com quem tem fome a batata que estavam comendo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.