Fundo
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/08/2022

20º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Jr 38,4-6.8-10 Salmo: Sl 40(39) - Vem depressa, Senhor, em meu auxílio! 2ª Leitura: Hb 12,1-4
evangelho
Fogo eu vim lançar sobre a terra - Lc 12,49-53

“Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Um batismo eu devo receber, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Pensais que eu vim trazer a paz à terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra conta nora e nora contra sogra.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste domingo celebramos o Dia das Vocações à Vida Religiosa. A Palavra do hoje nos orienta para a radicalidade do Reino e a exigência da missão. Como Maria e tantos discípulos (as) de Jesus nos dispomos acolher a comunicação que o Senhor nos faz por meio de sua Palavra.


Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

A proposta de Jesus no evangelho de hoje, é provocante e nos inquieta: “Vim para lançar fogo sobre a terra...” Ele veio aquecer os corações. Deixemos que sua Palavra nos aqueça e queime tudo o que não é vida em nós.

Evangelho: Lc 12,49-53 “Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Um batismo eu devo receber, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Pensais que eu vim trazer a paz à terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra conta nora e nora contra sogra.”

“Quando aparece uma boa liderança em uma comunidade, ela precisa vencer muitas resistências e dificuldades para assumir o lugar que lhe cabe. Sendo uma pessoa honesta, com propostas boas e inovadoras, logo começam as queixas, as pressões, a rejeição de alguns setores. Isso acontece porque as novas propostas incomodam, mexem com os acomodados, irrita os desonestos, contraria interesses financeiros de algum grupo… Jesus veio cheio de amor e com um anúncio transformador, o Reino de Deus. A corte de Herodes estremeceu. A elite do Templo alvoroçou-se. Os fariseus partiram para uma oposição cerrada. Seus próprios parentes o estranharam. Trouxe a paz, mas apareceu a divisão. Trouxe luz, mas instigou a escuridão”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Certamente ainda precisamos viver com maior radicalidade a nossa fé.
Minha fé é comprometida, capaz de mudanças significantes para o crescimento da família, da comunidade e da sociedade como um todo?
Quais são os valores que pautam minha caminhada cristã?

Oração (Vida)

Neste dia, Senhor, com o coração cheio de alegria, te agradecemos: Pela presença missionária da Vida Religiosa Consagrada em nosso país e em outras partes do mundo, sendo sinal de esperança, de solidariedade e de paz.
Pelo esforço, dedicação e serviço das irmãs, dos irmãos e dos sacerdotes junto aos mais pobres e sofridos. Pelo teu grande amor e bondade de Pai e Mãe aos teus filhos e filhas amados/as do teu coração.
Hoje queremos te pedir: Guarda, fortalece e abençoa as famílias fazendo-as felizes e santas em sua missão de pais e mães.
Desperta no coração dos/as jovens a alegria de servir os irmãos e irmãs que necessitam de tua Palavra, tua bondade e tua compaixão.
Ajuda os/as jovens a ouvir e responder com generosidade e fidelidade ao teu chamado.
Encoraja suas decisões para que cheios/as de confiança no teu imenso amor escutem teus apelos de amor e respondam consagrando-se a teu serviço na Vida Religiosa Consagrada como sacerdote, irmão e irmã.
Amém.
(Fonte: CRB, oração composta por ocasião do Ano da Vida Consagrada, 2015

Contemplação (Vida e Missão)

Valorizar a vocação que assumi respondendo ao chamado de Deus.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Ser fiel a Deus, necessariamente, resulta em conflitos. Quem foge ao conflito não tem como viver o evangelho. A coerência e a ousadia de dizer a verdade e denunciar as mentiras (primeira leitura) irritam os donos do poder, aqueles que não querem ouvir as profecias. As pessoas que viveram a fé apontam para Jesus, que suportou a cruz (segunda leitura). Jesus, o homem da paz, veio trazer a divisão. Só quem, como ele, for capaz de optar, mesmo nas dificuldades, pode ser seu discípulo. Isso necessariamente passa pelas dores e divisões. Quem quer dormir em paz não pode ser discípulo de Jesus. Em 587 a.C., a Babilônia está cercando Jerusalém e os oficiais querem reagir. Mas isso é suicídio, pois as forças de resistência são insignificantes diante do inimigo. Mas eles querem manter uma mentira para combater e, com isso, levar o povo à destruição total. Em Jr 38,4-6.8-10, o profeta, em nome de Deus, quer salvar os encurralados; portanto, denuncia as mentiras dos oficiais. Enfrentá-los é comprar briga. Ele paga caro por isso. Por pouco não morre no fundo de um poço sem água. Calar seria infidelidade. O capítulo 11 de Hebreus fala de pessoas que no AT viveram a fé e, por meio dela, realizaram os planos de Deus até à pessoa de Jesus, que é o modelo por excelência de fé. Nesse sentido, Hb 12,1-4 relata que, com a nuvem de testemunhas tendo Jesus como modelo, os discípulos de todos os tempos devem se lançar à luta contra todo mal. Jesus sempre é conhecido como o homem da paz (Lc 2,14; Jo 14,27). Já no AT, o Messias é anunciado como aquele que instauraria a paz definitiva no mundo (Is 9,5ss; 11,6ss; Zc 9,10). Então, de acordo com Lc 12,49-53, como entendê-lo trazendo fogo? E a divisão nas famílias? O fogo que ele traz é o fogo purificador, assim como o ouro é purificado pelo calor, ou seja, é o fogo do Espírito (cf. At 2,1ss). O batismo é sua imersão na morte, de onde ressurge pela ressurreição. As divisões não são causadas por Jesus nem por seus discípulos, mas são o preço a pagar por quem optou por ele. Em muitas famílias das primeiras décadas do cristianismo, algumas pessoas aderiam ao evangelho, mas a maioria não. Ora, essas pessoas que não aderiam começaram a perseguir e até denunciar seus familiares cristãos às autoridades pagãs. Jesus alerta que, quem quer ser seu discípulo, deve estar disposto a enfrentar todas as incompreensões, até dos familiares, mesmo que isso leve alguém a perder seu lar, pois ser cristão é enfrentar conflitos. O fogo purificador que Jesus traz mexe com as impurezas, isto é, com os vícios, as injustiças e as opressões. Assim como Jeremias (primeira leitura) mexeu na postura dos oficiais, e isso lhe valeu a prisão na cisterna, também os cristãos que, com o fogo do Espírito, se opõem às injustiças sofrem as consequências mais terríveis, pois muitos foram martirizados. No entanto, nunca foi Jesus quem fez mártires; estes foram feitos pelos que não suportavam o fogo purificador trazido por ele. Portanto, a paz que é resultante da conivência conformada com a injustiça ou com a alienação não é desejada por Jesus. Ele quer a paz, mas aquela que, no dizer de Paulo VI, é fruto da justiça. O conflito é o preço de quem, a partir da fé, constrói a paz e não se refugia numa aparente ausência de conflitos.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.