Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/11/2020

31ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Fl 3,3-8a Salmo: Sl 105(104) - Exulte o coração dos que buscam o Senhor!
evangelho
Haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte - Lc 15,1-10

Todos os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus e os escribas, porém, murmuravam contra ele. “Este homem acolhe os pecadores e come com eles”. Então ele contou-lhes esta parábola: “Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, alegre a põe nos ombros e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende a lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente até encontrá-la? Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Deus que vamos meditar nos convida a reconhecermos que nosso Deus é compassivo e misericordioso para com seus filhos. É a misericórdia que enche o nosso coração de alegria, consolo e esperança. Peçamos a graça de compreendermos melhor este dom em nossa vida.


Peçamos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho da liturgia de hoje com bastante calma. Identifique o elemento da misericórdia presente nas duas parábolas. Retome palavras ou frases que chamaram sua atenção e repita-as em voz alta.
“O Messias, quando viesse, colocaria todas as coisas no lugar, e o mal e os maus teriam fim. Essa visão era acolhida pelo próprio João Batista. Jesus surpreende e anuncia um Deus cheio de ternura e bondade, um Pai perdoador. Ele mesmo assume a figura de um pastor procurando a ovelha perdida “até encontrá-la”. Ele não recusa convites dos pecadores e justifica: “Eu não vim para os justos; são os doentes que precisam de médico”. A plateia de Jesus era formada por dois grupos distintos. De um lado, os orgulhosos fariseus e escribas; do outro lado, pecadores e cobradores de impostos. Os primeiros achavam-se justos e dispensavam a salvação; o segundo grupo tinha convicção que só pela misericórdia entraria no Reino.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como eu ilumino e transformo meu trabalho, meus relacionamentos com as pessoas, minha vida, com os ensinamentos de Jesus? Passar do lado dos que sofrem é um perigo..., sou capaz deste desafio? Assumir o amor generoso e gratuito como primeiro critério das escolhas é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração, oferecendo ao Senhor os frutos desta meditação com a Palavra. Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais sentimentos o texto despertou em você? Com que atitude você deseja viver o dia de hoje?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Publicanos e pecadores se aproximam de Jesus para ouvi-lo. Jesus acaba de dizer que, para segui-lo, precisamos renunciar a tudo, pô-lo em primeiro lugar em nossa vida, carregar a cruz e calcular se temos condições de ser discípulo. Olho para mim e pergunto: “E eu? Sou bom candidato, tenho condições para ser discípulo de Jesus?”. Talvez devamos reconhecer nossas incoerências e, fazendo cálculos sinceros, concluir que não temos condições para o discipulado. E, então, que vamos fazer? Eis que hoje uma porta se abre e publicanos e pecadores se aproximam de Jesus. Vamos nos juntar a eles e fazer parte desse grupo. Certamente é aí nosso lugar. Não nos deixemos paralisar. Vamos causar alegria aos anjos do céu, que se alegram quando um pecador se converte.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.