Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/11/2022

Santo André Dung-Lac e seus companheiros mártires, memória - Ano C - Vermelha
1ª Leitura: Ap 18,1-2.21-23, 19,1-3.9a Salmo: Sl 100(99) - Felizes os convidados para o banquete de núpcias do Cordeiro.
evangelho
Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas - Lc 21,20-28

“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Ai das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete o tempo marcado para eles. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Deus para o nosso dia nos fala da libertação trazida pelo Senhor. Pede que nos levantemos e ergamos a cabeça, pois nele encontraremos a alegria e a consolação.
Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

A Palavra que vamos ouvir nos conforta e nos dá esperança, mesmo que em nosso mundo haja situações surpreendentes e difíceis.

Evangelho: Lc 21,20-28 “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Ai das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete o tempo marcado para eles. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.”

‘A crise de Jerusalém é uma imagem de todas as crises pelas quais nós, a Igreja e o mundo, passamos. Os profetas explicaram as calamidades sofridas por Israel como consequências de sua infidelidade. As crises soam, então, como uma grande convocação à conversão. Jerusalém já tinha passado por uma grande destruição e pelo exílio do seu povo. Tudo isso se repetiria quarenta anos depois da morte de Jesus. Nessas situações de crise, descritas com imagens bíblicas de catástrofe cósmica, os discípulos devem cultivar a conversão e a certeza de que a libertação está próxima, com a manifestação gloriosa do Senhor. Precisamos atravessar as crises na perspectiva do encontro com o Senhor que vem”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Retome o Evangelho, leia-o mais uma vez e deixe-se tocar por ele. Faça a sua meditação com as palavras que mais o/a tocaram e procure escutar o que o Senhor lhe diz por meio do Evangelho. Crer na presença de Deus em nossa conturbada história.
A fé bem vivida nos liberta desses medos e da insegurança.

Oração (Vida)

Pai, faze de mim um discípulo/a fiel de Jesus a quem deverei prestar contas do bom uso dos dons que me concedeu. Que eu seja prudente no meu agir e generoso/a no serviço ao Reino de Deus. Que eu permaneça vigilante em cada momento de minha vida para fazer o bem, e assim, não temer o dia do Senhor. Que eu possa ir ao seu encontro com confiança e a alegria do servo/a fiel.

Pai-nosso....

Contemplação (Vida e Missão)

Confie ao Senhor o apelo que surgiu em seu coração na escuta e meditação da Palavra e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou súplica.. Estar vigilante, levantar a cabeça e confiar no amor e poder de Deus é uma sugestão de prática para este dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Para o povo dos tempos bíblicos, Jerusalém era a cidade santa e o templo, a morada de Deus; porém, no ano 70 d.C., os romanos saquearam a cidade e o templo. Isso parecia ser o fim. Lc 21,5ss se vale desse fato (já acontecido) e, em linguagem apocalíptica, descreve-o para mostrar que ainda não é o fim. O destaque está na frase: “Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória […], levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. Lucas serve-se de Dn 7,13 para dizer: Jesus está acima de toda situação calamitosa. Ele será o vencedor. Levantem a cabeça! Com ele virá a vitória. Portanto, o texto não quer assustar, mas encorajar.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.