Fundo
Domingo, 25 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/12/2020

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, solenidade - Ano B - Branca
1ª Leitura: Is 9,1-6 Salmo: Sl 96(95) - Cantai ao Senhor um cântico novo! 2ª Leitura: Tt 2,11-14
evangelho
Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! - Lc 2,1-14

Naqueles dias, saiu um decreto do imperador Augusto mandando fazer o recenseamento de toda a terra – o primeiro recenseamento, feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade. Também José, que era da família e da descendência de Davi, subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, à cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Quando estavam ali, chegou o tempo do parto. Ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia naquela região pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. Um anjo do Senhor lhes apareceu, e a glória do Senhor os envolveu de luz. Os pastores ficaram com muito medo. O anjo então lhes disse: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! E isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido, envolto em faixas e deitado numa manjedoura”. De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste cantando a Deus: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra, paz aos que são do seu agrado!”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“O povo que andava na escuridão viu uma grande luz, para os que habitavam as sombras da morte uma luz resplandeceu” (Is 9,1). Celebremos o Natal do Senhor, o Deus Conosco, pois sua manifestação traz a salvação para todos.
Peçamos: “Pai, dá-me um coração de pobre que me permita contemplar o nascimento de teu Filho Jesus, que viveu pobre para ser solidário com os pobres. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Destaque os personagens que aparecem na narrativa, imagine os elementos que compõem o relato bíblico e coloque-se na cena. Quais palavras mais se destacaram durante a leitura?

“Lucas situa o nascimento de Jesus na História: o imperador Augusto era senhor de Roma e Quirino, governador da Síria. Enquanto os projetos humanos continuam, a engrenagem da Salvação começa a caminhar. Jesus nasce no silêncio da noite, abrigado numa gruta de animais, e os Anjos anunciam a paz. Não há motivo para medo, porque a sofrida história humana se torna História da Salvação. O Filho de Deus assume nossa carne, nossa história, e ficará conosco para sempre. Os primeiros convidados para este grande evento são humildes pastores, considerados fora da lei, mas que tinham um coração simples e aberto como a gruta. Jesus continua nascendo onde encontra lugar. Ele pede licença para habitar a gruta do nosso coração.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Para nossa meditação, sirvamo-nos das palavras do Papa Francisco: “Quando ouvirmos falar do nascimento de Cristo, permaneçamos em silêncio e deixemos que seja aquele Menino a falar; gravemos no nosso coração as suas palavras, sem afastar o olhar do seu rosto. Se O tomarmos nos nossos braços e nos deixarmos abraçar por Ele, dar-nos-á a paz do coração que jamais terá fim. Este Menino ensina-nos aquilo que é verdadeiramente essencial na nossa vida. Nasce na pobreza do mundo, porque, para Ele e sua família, não há lugar na hospedaria. Encontra abrigo e proteção num estábulo e é deitado numa manjedoura para animais. E todavia, a partir deste nada, surge a luz da glória de Deus. A partir daqui, para os homens de coração simples, começa o caminho da verdadeira libertação e do resgate perene.”

Oração (Vida)

Reze com a canção a seguir e, no silêncio do seu coração, apresente ao Menino Deus a sua oração:

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é o sentido do Natal em sua vida? Ao longo deste dia, por meio de gestos concretos, procure dar uma resposta a essa pergunta.

Bênção

Para você um Natal abençoado e cheio de paz e alegria da fé no Deus Salvador.
Deseje um Natal Feliz, com a presença de Deus, a todos os que você encontrar nesses dias.

Ir. Carmen Maria Pulga

Com Cristo ressuscitamos na Páscoa, com ele morremos na cruz e com ele nascemos no Natal. O mistério do nascimento de Cristo é nosso próprio mistério, tanto mais quando renascemos pela graça; quando, deixando a velha criatura decidimos, nós e o Espírito Santo começarmos uma vida nova de justiça e santidade. Se antes vivemos no pecado, hoje nascemos com Cristo, pequenos e frágeis, envoltos na alegria da vida que se manifesta.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.