Fundo
Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/07/2024

14ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Os 10,1-3.7-8.12 Salmo: Sl 105(104) - Buscai constantemente a face do Senhor.
evangelho
Indo, proclamai que o Reino dos Céus está próximo - Mt 10,1-7

Convocando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsarem os espíritos impuros e para curarem toda enfermidade e toda doença. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro Simão, chamado Pedro, e seu irmão André; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o coletor de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, o mesmo que o entregou. Jesus enviou os Doze com estas instruções: “Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos! Ide de preferência às ovelhas desgarradas da casa de Israel! Indo, proclamai que o Reino dos Céus está próximo.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Confiar no Senhor e aproximar-se dele com humildade é ter a certeza da vida. Quem busca o Senhor com sinceridade, encontra-se com Ele.
Silencie, ouça seu chamado e busque este encontro.

“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”


Leitura (Verdade)

Os discípulos que Jesus chama para formar comunidade e exercer a mesma missão que Ele, são de perfis bem diferenciados.

Evangelho: Mt 10,1-7 Convocando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsarem os espíritos impuros e para curarem toda enfermidade e toda doença. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro Simão, chamado Pedro, e seu irmão André; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o coletor de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, o mesmo que o entregou. Jesus enviou os Doze com estas instruções: “Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos! Ide de preferência às ovelhas desgarradas da casa de Israel! Indo, proclamai que o Reino dos Céus está próximo.

“No início da história de Israel, o povo de Deus era formado por doze tribos. Ao escolher os apóstolos, evocando o número doze, Jesus anuncia que o Reino de Deus inaugura um momento novo na história. A lista com o nome dos escolhidos não tem por finalidade limitar a missão deles, mas dizer à Igreja do futuro que sua missão deve estar enraizada na declaração das testemunhas oculares de tudo o que Jesus fez e ensinou. A primeira recomendação aos enviados é a de cuidar da casa de Israel e seguir adiante, para anunciar o Reino, curar e expulsar o mal. Nossa missão como cristãos não está relacionada a cargos ou privilégios, mas à condição de apóstolos, isto é, colaboradores na missão de Cristo.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Cada um de nós foi olhado por Jesus e também chamado a entrar no grupo, a Igreja. Quem sou eu neste grupo?
Que lugar ocupo?
Que testemunho dou diante do mundo?
Como Igreja viva tenho cumprido com fidelidade a missão de anunciar ao mundo o caminho do Reino de Deus?

Oração (Vida)

Feche os olhos e traga na presença do Senhor as pessoas que vieram à sua mente durante a Leitura orante. Reze por elas e por você. Reze por tantos irmãos que vivem situações extremas de doença, fome, miséria e exclusão.
Reze:
Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, viestes até nós para nos dar vida e vida em abundância. Enviai vosso Espírito de verdade e amor para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, o que você se propõe a viver hoje?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus institui os doze apóstolos. Dá a eles poder para expulsar demônios e curar doenças. Envia-os em missão, em primeiro lugar para os judeus, que são o seu povo, o povo de Israel. Há uma recomendação expressa de não irem aos territórios dos pagãos nem às cidades dos samaritanos. Os primeiros exercícios pastorais dos apóstolos são feitos em casa, com os da sua nação. Mais tarde irão aos samaritanos e aos pagãos. Além do exercício pastoral, a preferência por Israel se dá por Deus ter escolhido este povo com a missão de levar o seu nome a todas as nações. A tendência a se fechar em si mesmo é comum a todas as pessoas e a todos os grupos de pessoas. Assim também Israel passou pela tentação de transformar o que era responsabilidade em privilégio. A missão de Israel se realizará no herdeiro das promessas. Jesus, filho de Davi, judeu, membro do povo eleito, realizará as profecias. A Casa do Senhor será casa de oração para todos os povos. A luz brilhará nas trevas, iluminando os caminhos de todos os povos. Os apóstolos levarão a salvação a todas as nações.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.