Fundo
Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/03/2021

São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, Padroeiro da Igreja Universal, solenidade - Ano B - Branca
1ª Leitura: 2Sm 7,4-5a.12-14a.16 Salmo: Sl 89(88) - Sua descendência será perpétua. 2ª Leitura: Rm 4,13.16-18.22 Evangelho Opcional: Mt 1,16.18-21.24a
evangelho
Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens - Lc 2,41-51a

Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o. Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!” Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falara. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial



Celebramos hoje a solenidade de São José, esposo da Virgem Maria. José é apresentado nos Evangelhos como homem de fé, do silêncio, justo, pai adotivo de Jesus; o carpinteiro de Nazaré, descendente de Davi (de quem devia nascer o Messias). No Evangelho desta liturgia vemos Maria e José preocupados e cuidadosos com Jesus.
“Peçamos a graça de acolher Jesus em nossa vida com a mesma disponibilidade de José e Maria. São José, alegres louvamos teu exemplo de doação paternal ao nosso amado Jesus. Homem da obediência e do silêncio, ensinai-nos por teu exemplo a colocarmos nossa confiança nas mãos do Pai Celestial.”

Leitura (Verdade)

A liturgia de hoje nos apresenta duas opções de texto para a meditação. Escolhemos a primeira opção: (Mt 1,16.18-21.24ª). Imagine a preocupação dos pais quando não viram mais Jesus na caravana. Como você entende a presença de Jesus adolescente entre os mestres do Templo? E o questionamento de Jesus: “Por que me procuráveis?” Como José e Maria teriam acolhido este questionamento?

Evangelho: Mt 1,16.18-21.24a ou Lc 2,41-51a Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. […] Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém. […] Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. […] Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco?” Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?” […]. Desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. […] E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens.

“Está aqui configurada a primeira crise na Sagrada Família. Maria e José, em pânico, regressam a Jerusalém. Quando, finalmente, encontram o Menino, Maria, como boa mãe, não perde a oportunidade de fazer uma carinhosa censura. Jesus anuncia sua missão: cuidar das coisas do Pai do céu. Seus pais não compreendem todo o significado desta frase. O importante é que, depois, regressam a Nazaré em harmonia. Eles respeitam seu crescimento. Mateus acentua o crescimento de Jesus em sabedoria, tamanho e graça. A Igreja hoje festeja um herói discreto, que protegeu a Sagrada Família: José. Homem simples e justo, ele desempenha com perfeição seu papel na história da salvação. Como Maria, ele foi iluminado pela luz da fé.” ( Viver a Palavra 2021 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Como compreendo a missão de José? José é considerado o justo, o fiel por que acompanhou Jesus e Maria na alegria e nas dificuldades, que não foram poucas desde a gestação de Maria até a adolescência. Como está sua fidelidade no caminho de Jesus?

Oração (Vida)

Com as palavras que estão em seu coração, apresente ao Senhor as famílias que passam por dificuldades na educação de seus filhos. Pais que procuram seus filhos, às vezes adolescentes, perdidos na droga, no vício. Pais desempregados que sofrem a angústia de não ter como providenciar uma vida digna pera seus filhos... Conclua: São Jose, junto com Maria provastes a aflição de ver seu filho tantas vezes correndo perigo de vida. Sê o protetor de todos os pais: no momento em que os filhos procuram um sentido para viver, no momento em que se perdem arriscando a própria vida. Sê o protetor de todos os pais que buscam construir um lar segundo a vontade de Deus. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Após esta meditação o que você se propõe viver neste dia?
Peça aos pais de Jesus que intercedam junto ao seu Filho para o seu crescimento numa busca da vontade de Deus. Procure o silêncio e a justiça como opções seguras de estar no caminho de Jesus.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Teu pai e eu estávamos angustiados à tua procura.” São José, o pai na Sagrada Família, homem justo, agraciado com revelações em sonhos. Sua missão não foi fácil, mas houve sempre um anjo por perto para orientá-lo. Era conhecido como carpinteiro. Pelo mais, pouco sabemos de sua vida e nada de sua morte. Existe uma devoção a São José da Aparição, não por ter ele aparecido, mas pelo anjo que lhe apareceu diversas vezes em sonhos. Na França, conserva-se o relato de uma aparição de São José em 1660.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.