Fundo
Sábado, 09 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/03/2021

4ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Ez 47,1-9.12 Salmo: Sl 46(45) - Deus é para nós refúgio e força.
evangelho
Levanta-te, pega a tua maca e anda - Jo 5,1-16

Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, existe em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Bezata em hebraico. Muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos ficavam ali deitados. Encontrava-se ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus o viu ali deitado e, sabendo que estava assim desde muito tempo, perguntou-lhe: “Queres ficar curado?” O enfermo respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água se movimenta. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus lhe disse: “Levanta-te, pega a tua maca e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua maca e começou a andar. Aquele dia, porém, era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado. Não te é permitido carregar a tua maca”. Ele respondeu: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua maca e anda!’” Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega a tua maca e anda’?” O homem que tinha sido curado não sabia quem era, pois Jesus se afastara da multidão que se tinha ajuntado ali. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: “Olha, estás curado. Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior”. O homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Somos habitados por uma fome de infinito, de silêncio e de quietude interior. A oração é mais vigorosa neste ambiente do que no burburinho de palavras. È deixar-se tocar pelo olhar misericordioso de Deus. Por isso, preparo-me para este momento de meditação orante com o coração calmo e sedento da profecia de Deus para mim.

Leitura (Verdade)

O que o texto diz para mim? Observo os personagens, os destinatários, as palavras de Jesus. Qual é o tema central deste texto?

Evangelho: Jo 5,1-16 Houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Bezata em hebraico. Muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos ficavam ali deitados. Encontrava-se ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus o viu ali deitado e, sabendo que estava assim desde muito tempo, perguntou-lhe: “Queres ficar curado?” Ele respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina”. […] Jesus lhe disse: “Levanta-te, pega a tua maca e anda”. O homem ficou curado, pegou sua maca e começou a andar. Aquele dia, porém, era um sábado.
“São numerosos os encontros de Jesus com doentes: cegos, paralíticos, surdos e mudos. Eles representam a humanidade com todas as suas limitações. A missão primeira de Jesus não é realizar curas. E quando o faz, quer proclamar que o mal deve ser varrido pelo poder de Deus. Muitos dos doentes pedem, em altos brados, a cura. Neste episódio, a iniciativa da cura parte de Jesus, não do doente. O Mestre percebeu que o doente estava sozinho e abandonado: “Não tenho ninguém que me leve…”. A comunidade cristã deve ser o lugar da solidariedade. Os mais fracos têm o direito de receber apoio e ajuda. Antes que eles peçam, a comunidade deve perceber seu estado e exercer a solidariedade. Não se pode aguardar por 38 anos.”( Viver a Palavra 2021 – Frei Aldo Colombo –Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como compreendo os gestos e palavras de Jesus neste relato? Quando vejo a ação de solidariedade uno-me ou faço como os judeus, critico porque não é iniciativa minha, de minha comunidade, seguimento religioso ou político?

Oração (Vida)

Visita-nos, Senhor, com a voz de verdadeiros profetas. Que eu não tenha medo de confiar em tua Palavra. Escute meu coração neste momento. Ele traz incertezas, alegrias e dores, esperanças e medos. Tudo o que enxergo no rosto de tantos irmãos... Escuta, Senhor, esta prece que faço também em favor deles. Reze com o coração.

“Senhor, vosso amor não somente nos deu um coração capaz de amar, mas nos presenteou com duas mãos capazes de fazer tanto bem. Que nossas mãos sejam semelhantes às vossas, Senhor, que saibamos construir o bem em nosso coração e com nossas mãos torná-lo visível para os que nos rodeiam. Que ao longo deste dia nossas mãos possam estar direcionadas apenas para fazer o bem e aí, então, poderemos juntá-las em prece. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo a postura de Jesus com os necessitados e com os líderes de opinião. Pensando na proposta da Campanha da Fraternidade tomo a determinação de um gesto concreto em favor da vida.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.” Que coisas fazia Jesus em dia de sábado? Ele curou um homem com dificuldade de locomoção e mandou que fosse para casa carregando a sua maca. Aparentemente, ele estava violando o sábado. Na realidade, mostrava o verdadeiro sentido do dia sagrado.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.