Fundo
Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/10/2024

27º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Gl 1,13-24 Salmo: Sl 139(138) - Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor.
evangelho
Marta e Maria - Lc 10,38-42

Estando eles de viagem, Jesus entrou em um povoado, e uma mulher, chamada Marta, deu-lhe hospedagem. Ela tinha uma irmã, chamada Maria, que, sentada aos pés do Senhor, ouvia sua palavra. Marta, atarefada com muito serviço, aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe fazer o serviço sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude!” Mas o Senhor respondeu: “Marta, Marta, estás preocupada e inquieta por tantas coisas; no entanto, somente uma é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Aproximemo-nos do Senhor como Marta e Maria. Seja aos seus pés para ouvi-lo com o coração ou para, depois, servi-lo nas obrigações cotidianas, na acolhida aos necessitados: peregrinos, amigos, irmãos ou desamparados.

Oração: Pai querido confio em ti e a ti me entrego. Nutra meu espírito com teu amor, por tua compaixão cura-me, conserva a minha vida e dá-me um coração aberto à tua presença e prestativo às necessidades do meu próximo.



Espírito Santo, dá-me a força necessária para responder a todos os teus apelos; a força do amor que não recua diante dos obstáculos para atingir o ser amado; a força da fidelidade em qualquer circunstância. Amém.

Leitura (Verdade)

Leia atentamente este relato das duas irmãs amigas de Jesus. Como os personagens do Evangelho, cada um de seu jeito, acolheu Jesus? As duas mulheres amavam Jesus, diz o Evangelho. Há muitas formas de mostrar nosso amor. Como você compreende isso?

Evangelho: Lc 10,38-42 Estando eles a caminho, Jesus entrou num povoado, e uma mulher, chamada Marta, deu-lhe hospedagem. Ela tinha uma irmã, chamada Maria, que, sentada aos pés do Senhor, ouvia sua palavra. Marta, atarefada com muito serviço, aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe fazer o serviço sozinha? Dize- -lhe, pois, que me ajude”. Mas o Senhor respondeu: “Marta, Marta, estás preocupada e inquieta por tantas coisas; no entanto, somente uma é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.

“Jesus se hospeda na casa de amigos, espaço onde as relações são mais espontâneas e sinceras. Lázaro, Maria e Marta são amigos íntimos de Jesus. Foi Marta quem recebeu Jesus. Por isso, quer se assegurar de que o ambiente e a refeição estejam à altura da dignidade de seu hóspede. Reclama por ajuda para que ela também possa estar com ele, escutá-lo. Jesus relativiza a preocupação de Marta, como qualquer um de nós faria: “Não, não se preocupe com nada, estar com vocês é a melhor coisa”. Receber bem é importar-se com o amigo, deixá-lo à vontade. As duas irmãs fizeram isso. Receberam Jesus em sua casa e em seu íntimo, na alegria de poder ouvi-lo e saborear sua amável presença.” (Viver a Palavra – 2024. Irmã Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Maria ouve Jesus como amiga que deseja ficar perto do amigo. Marta recebe Jesus como um amigo que quer que seja bem acolhido em sua casa.
Quando você é Maria e quando você é Marta?
As duas coisas são necessárias. Jesus prioriza a atitude de Maria como necessária para, depois, servir.
Como está seu coração quando você acolhe Jesus na pessoa do próximo?
Você, primeiro, escuta o Mestre quando se propõe fazer algo em favor dos outros?

Oração (Vida)

Senhor Jesus, abra meu coração a tua Palavra, faze que eu a acolha com fé e a ponha em pratica com generosidade.
Ajuda-me a viver a oração como caminho de conversão e de crescimento no teu amor, a fim de que eu possa viver sempre na tua luz da tua verdade e servir meus irmãos com amor samaritano. Amém.
Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento de intimidade com o Mestre.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A segunda etapa da subida a Jerusalém é longa. Lucas organiza os acontecimentos como lhe parece melhor, sem se preocupar com a geografia do percurso. Hoje Jesus está perto de Jerusalém, na casa de Marta e Maria, que moravam em Betânia. Lucas não define o lugar e não apresenta as duas irmãs como já conhecidas de Jesus. Começa a etapa dizendo: “Estando em viagem, entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa”. O que está acontecendo é o que importa para a formação dos discípulos. Primeiro a acolhida. Jesus é muito bem acolhido. Depois, a atenção de Maria que faz companhia ao hóspede. Ao mesmo tempo, a atenção de Marta que prepara alguma coisa para comer. No fim, Jesus valoriza mais a atitude de Maria que, sentada, o escutava; e menos a de Marta que, de pé, cozinhava. Os discípulos estão aprendendo que, entre ouvir a Palavra de Deus e comer uma refeição, é melhor ouvir a Palavra. Uma questão de valores! A cena é enfeitada por um elemento muito humano: a reação de Marta. Marta se queixa porque Maria não a ajudava ou por algum ciúme? É comum as pessoas se queixarem com os serviços miúdos de tipo doméstico. Por que devo fazer eu, e não o outro ou a outra?

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.