Fundo
Terça-feira, 27 de Agosto de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/07/2024

14ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Os 14,2-10 Salmo: Sl 51(50) - Minha boca anunciará vosso louvor.
evangelho
Mas aquele que resistir até o fim, este será salvo - Mt 10,16-23

Cuidado! Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos; portanto, sede cautelosos como serpentes e inofensivos como pombas! Tende cuidado dos homens, pois vos entregarão aos tribunais, vos açoitarão nas sinagogas deles e sereis levados diante de governadores e reis por minha causa em testemunho para eles e para os gentios! Contudo, quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que havereis de falar nem como! De fato, o que devereis falar vos será concedido naquela hora, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito de vosso Pai que falará por vós. Irmão entregará irmão à morte, e pai entregará filho; filhos se levantarão contra genitores e os matarão. Sereis odiados por todos por causa de meu nome. Mas aquele que resistir até o fim, este será salvo. Quando vos perseguirem nessa cidade, fugi para outra! Amém, eu vos digo: não terminareis de percorrer todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do Homem.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho de hoje, Jesus continua convidar os seus discípulos para uma plena e total confiança nele. Peçamos ao Senhor que nos dê seu Espírito de sabedoria e conhecimento para entender sua Palavra de vida.
Senhor Deus, dono do tempo e da serenidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Ao iniciar mais um dia, coloco minha vida diante de ti. Hoje, te peço o dom do discernimento e da fortaleza, lucidez e sabedoria para permanecer no caminho de teu Filho Jesus.
Enche-me de simplicidade e alegria, para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho possam descobrir em mim um pouquinho de ti.



Senhor, dá-me confiança para levar adiante a missão, coragem para testemunhar vosso nome e força para jamais duvidar nas dificuldades.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes for necessário.
É o Espírito da Verdade que nos faz compreender nossa vida e nossa missão. A Palavra é a luz desse mesmo Espírito prometido por Jesus.

Evangelho: Mt 10,16-23 Cuidado! Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos; portanto, sede cautelosos como serpentes e inofensivos como pombas! Tende cuidado dos homens, pois vos entregarão aos tribunais, vos açoitarão nas sinagogas deles e sereis levados diante de governadores e reis por minha causa em testemunho para eles e para os gentios! Contudo, quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que havereis de falar nem como! De fato, o que devereis falar vos será concedido naquela hora, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito de vosso Pai que falará por vós. Irmão entregará irmão à morte, e pai entregará filho; filhos se levantarão contra genitores e os matarão. Sereis odiados por todos por causa de meu nome. Mas aquele que resistir até o fim, este será salvo. Quando vos perseguirem nessa cidade, fugi para outra! Amém, eu vos digo: não terminareis de percorrer todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do Homem.”

“Jesus alerta seus discípulos sobre os perigos que os esperam ao assumir a missão. Devem estar atentos, porque a resistência e a hostilidade podem surgir de onde menos esperam: dentro da própria família e até mesmo dentro da comunidade cristã. Nenhuma perplexidade, porém, deve dominá-los ou paralisar a missão. O Espírito Santo estará presente para inspirá-los e defendê-los. A confiança em Deus é o sustento da missão apostólica em todos os tempos, até nossos dias. Jesus promete proteção nas horas difíceis, mas aconselha a prudência e nada de ingenuidade. Não devemos provocar as perseguições, mas enfrentá-las com convicção e perseverança. O Espírito Santo é quem faz a sua obra em nós.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz. Permita que ela se misture a sua vida.
Eu costumo rezar pedindo a presença do Espírito Santo para ter força de escolher sempre o caminho do bem?
Minhas palavras contém a prudência e o discernimento especialmente ao falar em nome de Jesus?
Qual é minha atitude diante das dificuldades ou críticas no exercício de meu testemunho cristão?

Oração (Vida)

Reze com o salmista:
“o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor, para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome.
Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.
Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.
Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança". (Sl 33, 18-22)

Contemplação (Vida e Missão)

Quais os apelos que esta página do Evangelho, com admoestações tão contundentes, suscitou em você? O que o Senhor o/a convida a viver a partir desta leitura orante?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Ovelhas no meio de lobos. Prudentes como as serpentes, simples como as pombas. Cuidado com as pessoas. Por minha causa serão perseguidos. Não se preocupem. O espírito do Pai falará em vocês. Quem perseverar até o fim, será salvo. Fujam de uma cidade para outra. O Filho do Homem virá a tempo.” O que acontece com as ovelhas colocadas no meio de lobos? Como unir prudência e simplicidade? Sem muita interpretação, olhe para uma cobra e olhe para uma pomba. A pomba parece inofensiva, enquanto a serpente é desconfiada. Se somos ovelhas, podemos confiar nos lobos? Não somos irracionais. Somos gente com inteligência, capaz de calcular perdas e ganhos. Nós nos aproximamos dos outros com simplicidade, sem malícia, nem maldade, nem más intenções. Aproximamo-nos confiantes. Ao mesmo tempo, temos que estar prontos para dar um salto e nos proteger.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.