Fundo
Sábado, 21 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/09/2024

Ofício festivo – S. Mateus, apóstolo e evangelista - 24º Semana do Tempo Comum - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: Ef 4,1-7.11-13 Salmo: Sl 19A(18A) - Por toda a terra difundiu-se a sua voz.
evangelho
Mateus - Mt 9,9-13

Passando adiante dali, Jesus viu um homem sentado na coletoria de impostos, chamado Mateus, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele, tendo-se levantado, o seguiu. Aconteceu que, estando ele em casa reclinado à mesa, muitos coletores de impostos e pecadores vieram e reclinaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Tendo visto aquilo, os fariseus diziam a seus discípulos: “Por que vosso mestre come com os coletores de impostos e pecadores?” Tendo ouvido, ele disse: “Os que estão fortes não têm necessidade de médico, mas sim os que estão acometidos por algum mal. Ide antes aprender o que significa: ‘Misericórdia quero e não sacrifício’! De fato, não vim chamar justos, mas pecadores”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A festa de hoje é de São Mateus, apóstolo de Jesus Cristo, um homem que soube responder ao convite de Jesus e tornou-se discípulo, abrindo sua casa e partilhando seus bens.
Entremos no discipulado de Jesus Mestre com as disposições de Mateus: humildade, confiança e desprendimento.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.




Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente considerando o sentido de cada um dos versículos. Observe como é o chamado de Jesus para com Mateus. O lugar, a profissão, como ele era considerado pelos seus conterrâneos. Qual a mensagem central deste relato.

“Evangelho: Mt 9,9-13 Passando adiante dali, Jesus viu um homem sentado na coletoria de impostos, chamado Mateus, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele, tendo-se levantado, o seguiu. Aconteceu que, estando ele em casa reclinado à mesa, muitos coletores de impostos e pecadores vieram e reclinaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Tendo visto aquilo, os fariseus diziam a seus discípulos: “Por que vosso mestre come com os coletores de impostos e pecadores?” Tendo ouvido, ele disse: “Os que estão fortes não têm necessidade de médico, mas sim os que estão acometidos por algum mal. Ide antes aprender o que significa: ‘Misericórdia quero e não sacrifício’! De fato, não vim chamar justos, mas pecadores”.

“A festa de hoje é de São Mateus, um homem que soube seguir a Jesus como discípulo. Deixou-nos um Evangelho que se destaca por seu caráter catequético. Os “cinco sermões de Jesus”, em Mateus, são um caminho bem traçado que nos leva com segurança à estrada de Jesus. O evangelista mesmo narra como foi o convite do Mestre e sua resposta positiva, simples e gratuita. Acolheu Jesus em sua casa e convidou amigos e colegas. Os fariseus não gostaram disso e foram até os discípulos para questionar como o Mestre deles podia sentar-se à mesa com aquele “tipo de gente”. Jesus responde com uma citação do profeta Oseias: “Misericórdia quero, não sacrifícios”. Um relato que ilumina todo o projeto de Jesus.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O processo de conversão decorre de certo tempo de relacionamento com Jesus, ou seja, certo tempo escutando e vivendo os seus ensinamentos. Mateus escutou o Senhor quando Ele lhe disse: “Segue-me”, e o seguiu. Qual ensinamento Jesus o/a convida a viver, a partir da sua Palavra?
Qual palavra lhe tocou mais profundamente neste momento de meditação?

Oração (Vida)

Mateus nos relata que Jesus ensinou os discípulos a orar. Ele disse: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está no secreto; e teu Pai, que vê no secreto, te recompensará.”. (Mt 6,6)

Mantendo em mente a pessoa de Mateus e o Evangelho de hoje, confiante dirija a sua oração ao Senhor. Apresente-lhe suas preocupações, sua gratidão por tudo de bom que Deus realiza em sua vida e responda aos seus convites.

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o/a levou a experimentar? Qual novo movimento nasceu em você a partir da Palavra? Verbalize o que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus vai passando e vendo coisas e pessoas. Presencia acontecimentos e se posiciona diante deles. Passando na frente da coletoria de impostos de Cafarnaum, Jesus vê Mateus. Cafarnaum era caminho aberto para Damasco, por isso tinha um posto importante de arrecadação de impostos. Mateus, pelo que consta, era escriba e agora estava trabalhando para os romanos invasores. Para o povo judeu ele era um publicano pecador. É claro que Jesus conhecia o pecado daquele pecador, mas estava interessado no pecador e não no pecado. Outros promotores vocacionais passariam adiante. Afinal, para o discipulado é preciso ser gente boa. Só que, às vezes, a pessoa é tão boa que é incapaz de fazer até alguma coisa errada. Então, é melhor chamar o bom pecador, porque o escriba, que se tornou discípulo do Reino, saberá tirar de seu tesouro coisas novas e velhas. Assim escreve São Mateus. Por ocasião do chamado de Mateus e das críticas que se seguiram, Jesus disse com voz firme: “Vão aprender o que significa ‘Misericórdia eu quero e não sacrifícios.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.