Fundo
Sexta-feira, 04 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/09/2022

São Cornélio e São Cipriano, memória - Ano C - Vermelha
1ª Leitura: 1Cor 15,12-20 Salmo: Sl 17(16) - Ao despertar me saciarei com tua presença, Senhor.
evangelho
Muitas mulheres os ajudavam com seus bens - Lc 8,1-3

Depois disso, Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os Doze iam com ele, e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças: Maria, chamada Madalena, de quem saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e muitas outras mulheres, que os ajudavam com seus bens.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No encontro com o Senhor, por meio da leitura orante, queremos entregar-lhe tudo o que iremos viver neste dia e pedir-lhe as luzes e graças necessárias para compreender sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

Leitura (Verdade)

Observe quem acompanha Jesus e com que disposições servem à causa da Boa-Nova do Reino. Perceba como homens e mulheres estão igualmente presentes no discipulado de Jesus. Todos somos participantes da missão de Jesus, sem distinção de gênero, classe ou raça.

Evangelho: Lc 8,1-3 Depois disso, Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os Doze iam com ele, e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças: Maria, chamada Madalena, de quem saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e muitas outras mulheres, que os ajudavam com seus bens.

“Esta passagem do Evangelho de São Lucas nos dá notícia de que, entre os discípulos e seguidores de Jesus, havia um grupo de mulheres. Traz até uma lista delas: Maria Madalena, Joana, Susana e muitas outras mulheres, diz o texto. Como todos os discípulos, elas também têm um histórico de sofrimento e de bênçãos recebidas no encontro com Jesus; encontro que não somente lhes trouxe cura e alívio para seus males, mas também as incluiu e integrou na comunidade em torno de Jesus. E elas não seguem passivamente o Mestre, mas colaboram com a manutenção do grupo, dispondo também de seus bens. Uma grande lição para nós que precisamos valorizar e integrar sempre mais a mulher na sociedade e na Igreja.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

As mulheres que seguiam Jesus o serviam por pura gratidão. Tinham sido curadas e então se tornaram discípulas. Como é a nossa fé? Uma barganha ou um serviço de gratidão?
Por quais motivos você segue Jesus?
Quanto tem de louvor e gratidão seu relacionamento com Deus?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces, sua oração.
Reze pelas realidades e necessidades do povo de Deus. O Senhor está com você e deseja escutá-lo(a).
Através da oração, saibamos exaltar Deus por toda a Sua obra, por toda a beleza, magnitude e perfeição do planeta em que vivemos, pela Palavra e exemplo que o Evangelho nos dá.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o poder de Jesus e sua força libertadora como quero estar junto dele neste dia e deixar que Ele expulse de mim tudo o que me impede de amar com liberdade de coração.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Nas sinagogas e no templo, a mulher não tinha nenhuma participação. Nenhum rabino se fazia acompanhar por mulheres. Ainda mais que uma delas, ao menos, era casada. Poderiam ser vistos, todos, Jesus, os Doze e as mulheres, como adúlteros. Com Jesus, a situação é diferente. Ele supera esse preconceito, convidando-as a caminhar com o grupo e levar a Boa-Nova ao povo. Parece, no entanto, que o redator final acrescentou algo que não faz sentido, dizendo que elas ajudavam Jesus e os Doze com seus bens. Se fosse realmente apenas ajuda econômica, não haveria necessidade de essas mulheres percorrerem com ele os povoados. Ficariam em suas casas e ocasionalmente lhe dariam ajuda financeira. Mas não. Se caminhavam juntas, expondo-se contra os preconceitos da época, é que lhes cabia mais do que ajudar com seus bens. Elas, juntamente com os Doze, anunciavam a Boa-Nova do Reino. Elas foram curadas de maus espíritos, superaram o preconceito cultural e religioso e, assim, assumiram o papel de evangelizar ao lado dos apóstolos e de Jesus. Essa experiência é também atestada em Rm 16, em que tanto homens como mulheres foram colaboradores de Paulo na missão, bem como nos relatos da ressurreição (Lc 24,1-10), quando elas testemunham o Cristo vivo diante dos Onze. A última frase do texto pode ser o acréscimo posterior de um copista que não entendia tamanha novidade.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.