Fundo
Domingo, 27 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/04/2021

Oitava da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 2,36-41 Salmo: Sl 33(32) - Da sua bondade a terra está cheia.
evangelho
Mulher, por que choras? Quem procuras? - Jo 20,11-18

Maria tinha ficado perto do túmulo, do lado de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para olhar dentro do túmulo. Ela enxergou dois anjos, vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. Dizendo isto, Maria virou-se para trás e enxergou Jesus, de pé, mas ela não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? Quem procuras?” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu irei buscá-lo”. Então, Jesus falou: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabûni!” (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: “Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que ele lhe tinha dito.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Abramo-nos à ação do Espírito em nós para que a força da ressurreição abra o olhar de nossa fé, como abriu o de Maria, que chorava do lado de fora do túmulo. Na gratuidade de seu amor, o Cristo ressuscitado se manifeste em meu irmão e irmã de modo que eu possa anunciar: ‘Ele está vivo!’.

Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que ela, por meio da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a revelar-nos a face do ressuscitado em nossos irmãos(as).

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais personagens aparecem no Evangelho?

Evangelho: Jo 20,11-18 Maria tinha ficado perto do túmulo, do lado de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para olhar dentro do túmulo. Ela enxergou dois anjos, vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. Dizendo isto, Maria virou-se para trás e enxergou Jesus, de pé, mas ela não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? Quem procuras?” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu irei buscá-lo”. Então, Jesus falou: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabûni!” (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: “Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que ele lhe tinha dito.

“Maria Madalena não reconhece Jesus de imediato, assim como os discípulos não o reconheceram à beira do lago e no caminho de Emaús. Ela, no entanto, o reconhece quando Jesus pronuncia o seu nome. O nome é história, é lembrança de momentos que jamais serão esquecidos. O fato lembra as palavras de Jesus de que as ovelhas conhecem a voz do seu pastor; ele as chama pelo nome e elas o seguem. Definido como “vale de lágrimas”, o mundo – assim como a história de cada um – é marcado por incertezas e desencontros. A certeza da Ressurreição tem a força de espantar todas as sombras. Nossas esperanças não terminam num túmulo, mas nos remetem a um futuro de alegrias. É a certeza dada pelo Mestre que sabe nosso nome.”(Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, muitas vezes chamar pelo nosso nome. Agora, somos impelidos em direção àquele que nos chamou. Como respondo eu?

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo resssuscitado.
Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e anuncie que Ele está vivo.

Ir. Carmen Maria Pulga

Maria Madalena dá voltas no jardim do sepulcro procurando no lugar errado o seu Mestre bem-amado. O sepulcro está vazio e ela chora desconsolada. Há anjos por ali, que se comovem com ela. “Tiraram o corpo e não ‘sabemos’ onde o colocaram”. “Não sabemos”, diz Maria, nós, porém, sabemos que com ela estava outra Maria, a de Tiago. O relato é de João, o evangelista, que descreve o encontro pessoal de Jesus com Maria Madalena. “Maria”, lhe diz Jesus, chamando-a pelo nome. Nada mais íntimo do que o próprio nome, nada mais pessoal do que ser reconhecido pelo que nos identifica. “Maria” – “Mestre”, o reencontro acontece, o diálogo é retomado. Ela o abraçou, abraçou o corpo ressuscitado, o mesmo, mas agora imperecível.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.