Fundo
Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/01/2021

3ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Hb 10,32-39 Salmo: Sl 37(36) - A salvação dos justos vem do Senhor.
evangelho
Nada lhes falava sem usar parábolas - Mc 4,26-34

Jesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou”. Jesus dizia-lhes: “Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo? É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra”. Jesus lhes anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender. Nada lhes falava sem usar parábolas. Mas, quando estava a sós com os discípulos, lhes explicava tudo.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que nos fala ao coração. Ele se dá a conhecer e encontrar por aqueles que estão abertos ao mistério de Deus.


Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Jesus, no Evangelho, fala do Reino de Deus e faz várias comparações. Leia o texto quantas vezes julgar necessário e destaque os elementos com os quais Jesus compara o Reino de Deus. Depois, repita a leitura, destacando desta vez os verbos que surgem durante a narrativa, pois eles também ajudam a compreender a mensagem central do Evangelho.

“As pregações de Jesus não eram feitas a partir das sinagogas, mas pelos caminhos. Passando entre colinas cobertas de trigais, Jesus fala do poder da semente. O Reino de Deus tem uma dinâmica própria. Para se realizar, depende de que a semente seja lançada na terra. Essa é nossa tarefa. Depois, a semente é capaz de frutificar por si mesma. Ao final, há o trabalho daquele que faz a colheita. A parábola traz também a dinâmica do Reino. Começa pequeno, cria raízes e ramos, dando sombra aos caminhantes e acolhendo os ninhos das aves. As palavras de Jesus têm a clareza do meio-dia, mas mesmo assim sua compreensão é progressiva. A caminhada do batizado tem um começo, mas não tem prazo para amadurecer plenamente.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste momento de meditação da Palavra, faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando. Se sentir necessidade, leia-o novamente e escute o que Jesus lhe diz. Que caminho o Senhor lhe indica? Permita que a Palavra o(a) ilumine e transforme sua vida, pois Deus fala com você por meio dela.

Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Tomar cuidado com o grande pecado da omissão. Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o senhor lhe fez?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O missionário do Reino faz a sua parte, lança a semente na terra. Isso ele o faz impulsionado pela graça. O resto também é por conta de Deus. Faça a sua parte com a melhor intenção e da melhor maneira possível. Deus fará o resto. Tudo pode parecer pequeno e sem importância, mas o fim coroa a obra. A pequena semente transforma-se em grande arbusto ou bela árvore, abrigo dos pássaros do céu, os personagens do Reino. Podemos ser idealizadores e construtores de grandes obras que se tornam abrigo e proteção para quem delas se beneficia. Grande obras, porém, feitas no silêncio, são grandes pela intensidade e pela qualidade, e não pelo tamanho. Cada um de nós é capaz de pequenos gestos, figurados na pequena semente, que produzem muito para a colheita final.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.