Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/06/2022

11ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: 2Rs 11,1-4.9-18.20 Salmo: Sl 132(131) - O Senhor escolheu Sião, ele a quis para sua morada.
evangelho
Não ajunteis tesouros aqui na terra - Mt 6,19-23

“Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo é o olho: se teu olho for límpido, ficarás todo cheio de luz. Mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas. Se, pois, a luz em ti é trevas, quão grandes serão as trevas!”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus convida-nos a fazer a escolha fundamental, que a traça nem a ferrugem pode estragar ou destruir. Sua palavra é clara “Onde está teu tesouro, aí estará também teu coração”.


Com fé, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler este Evangelho procure compreender porque Jesus nos pede para não acumularmos riquezas na terra e o que significa juntar tesouros no céu.
Evangelho: Mt 6,19-23 “Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo é o olho: se teu olho for límpido, ficarás todo cheio de luz. Mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas. Se, pois, a luz em ti é trevas, quão grandes serão as trevas!”

“Temos um fascínio pelas coisas, pelos bens materiais. Pouco ou muito, apegamo-nos a eles, gastamos nossas energias para tê-los, brigamos por eles. Nem sempre fazemos isso só pela sobrevivência. Às vezes, somos movidos pela ganância, pela tentação de acumular, porque, tendo, parece que estamos seguros. Pôr a confiança no dinheiro, nas riquezas, é uma coisa que cheira à idolatria, porque dispensa nossa confiança em Deus. O conselho de Jesus foi fugir disso. Ajuntar tesouros no céu, isso sim. Nossa comunhão com Deus, seu amor, sua bênção, sua palavra essas são as riquezas verdadeiras. Tesouro na terra é um engano. Na morte, fica a confusão da herança e nada daquilo se leva”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“A lâmpada do corpo é o olho”. O olho provoca o desejo; ele é mesmo uma fonte de desejos. O olho será luz à medida que o desejo for bom. Se o olho, no entanto, for seduzido pelo mal, ele conduzirá a pessoa às trevas.
Convém ouvir o coração e perceber que tesouro ele guarda dentro dele. Será que o tesouro de nossa vida é Jesus?
Será que estamos juntando um verdadeiro tesouro no céu? O que tenho guardado dentro de mim?
Para onde estou olhando. Meu olhar é puro e límpido?

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a compreensão da Palavra que acabamos de meditar e, agora. queremos transformar em oração, torná-la orante.
Faça sua oração a partir de seu santuário interior.
Conclua com a oração que Jesus nos ensinou: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A perícope se divide em dois assuntos: o tesouro (19-21) e a luz (22-23). Não acumular tesouro na terra é evitar acúmulos egoístas, pois o verdadeiro tesouro é o Reino (Mt 13,44), que deve ser buscado incansavelmente. Ora, quem coloca o tesouro da terra (pessoal) acima do Reino, nega-o com sua prática e recai no egoísmo individualista. Quando a riqueza ocupa o coração de alguém, acaba virando um ídolo, pois se torna mais importante do que o próprio Deus, passando a ser o centro de todas as atenções. “Ninguém pode servir a dois senhores” (v. 24). Dessa postura nascem todas as opções vitais que marcam a atitude das pessoas. O olho bom é o que tem como meta o Reino de Deus, isto é, quem tem o coração no verdadeiro bem, e não em falsos valores. Se o olho for límpido, visando ao Reino, então tudo o que se pensa ou faz é para o bem comum. Ao contrário, se o olho for mau, prevalecem a inveja e a cobiça, que geram o acúmulo causador das injustiças de toda ordem. É pela cobiça que se manifesta o desejo do acúmulo às custas do bem comum, responsável por tanto mal, hoje, na sociedade capitalista. Jesus convida a ter como primeira preocupação pautar a vida pela lógica do amor, pois tudo passa, só o amor permanece para a eternidade (1Cor 13,13).

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.