Fundo
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Texto de Maria do dia 23 de setembro
O lar de Nazaré
O lar de Nazaré
Rembrandt

Com Maria, aprendemos que Deus se interessa por nossas vidas, por nossos caminhos, pelos rumos de nossa existência. Deus vem ao nosso encontro para nos abraçar, apesar de nossos pecados. Ele espera unicamente que nosso coração esteja aberto, pois quer sempre respeitar nossa liberdade. Nosso Deus é o Deus da misericórdia da liberdade.

Maria vive na presença divina e, de seu coração, traz-nos as graças espirituais para vencermos as tentações e os caminhos tortuosos que nos levam para longe do amor de Deus. Maria, que pisou a “serpente dos males”, é protegida pela infinita graça divina. Ela nos faz participantes de suas graças para que também nós possamos vencer todas as tentações e viver em comunhão divina. A vida da família de Nazaré é uma vida de perdão, de comunhão de amor e de misericórdia. Viver no lar de Nazaré é uma missão perene de glorificação a Deus. O lar de Nazaré é o lar da partilha do pão, do sustento da fé, da prática do perdão e da partilha das dores e da alegria. Que nossas casas e nossas comunidades sejam “lares de Nazaré”.

A vida de Maria e de José santificou o nome de Deus. O nome de Deus é santificado pela amizade, pelo amor, pela misericórdia e pelo perdão. O lar de Nazaré santifica o nome de Deus pela forma de viver o afeto, o respeito e o bem-querer. De igual modo, nossos lares e nossas comunidades santificam o nome de Deus pela vivência dos valores cristãos. Fazendo a vontade de Deus, vivemos como filhos, honramos seu nome sagrado e santificamos nossas vidas. O reino de Deus deixa de ser um projeto distante de nossas vidas e torna-se uma presença viva e cotidiana de nossa existência.

Reflexão do livro: 'Nos passos de Maria", Paulinas Editora.