Fundo
Segunda-feira, 31 de Março de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/03/2025

3º Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Os 14,2-10 Salmo: Sl 80(81) - Eu sou o Senhor, teu Deus.
evangelho
Não estás distante do Reino de Deus - Mc 12,28b-34

Tendo-se aproximado, um dos escribas escutou-os discutindo e, tendo visto que Jesus lhes respondera bem, perguntou-lhe: “Qual é o primeiro mandamento de todos?” Jesus respondeu: “O primeiro é: ‘Ouve, Israel! O Senhor, nosso Deus, o Senhor é único. E amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e de toda a tua força’. O segundo é este: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’. Não há outro mandamento maior que esses”. Disse-lhe o escriba: “Bem, Mestre, em verdade disseste que é o Único e não há outro fora dele. E amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus, tendo visto que ele respondera com inteligência, disse-lhe: “Não estás distante do Reino de Deus”. E ninguém mais ousava interrogá-lo.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Estamos aqui para entrar na presença divina e dialogar com Deus. Escutar e falar com Ele. Coloquemo-nos em silêncio, esvaziando a mente de toda a preocupação e deixando que o Evangelho deste dia faça ressonância em nosso ser.


Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo que reza em nós, repetido a invocação: “Divino Espírito Santo, necessito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devo seguir e força para ser fiel ao que me revelas.”

Leitura (Verdade)

A Palavra faz ressoar na Igreja e em cada coração, a verdade do amor, manifestado na solidariedade e na entrega da vida.
Evangelho: Mc 12,28b-34 “Tendo-se aproximado, um dos escribas escutou-os discutindo e, tendo visto que Jesus lhes respondera bem, perguntou-lhe: “Qual é o primeiro mandamento de todos?” Jesus respondeu: “O primeiro é: ‘Ouve, Israel! O Senhor, nosso Deus, o Senhor é único. E amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e de toda a tua força’. O segundo é este: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’. Não há outro mandamento maior que esses”. Disse-lhe o escriba: “Bem, Mestre, em verdade disseste que é o Único e não há outro fora dele. E amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus, tendo visto que ele respondera com inteligência, disse-lhe: “Não estás distante do Reino de Deus”. E ninguém mais ousava interrogá-lo.”

“Ao visitar uma instituição ou grupo de acolhida aos necessitados, vemos que nunca falta alimento nem vestuário, porque a ajuda chega de todos os lados. Quem procura o Reino de Deus e a sua justiça, zelando pelos mais abandonados, desperta em outras pessoas o dom da solidariedade e da partilha. É o “acréscimo” que Deus envia para quem põe os próprios interesses em segundo lugar e prioriza a vida do próximo, a exemplo do pastor que vela por um pequeno rebanho. O próprio Jesus, discorrendo sobre isso, fica encantado, e o seu crescente entusiasmo é notório no que ele propõe a seguir: “Vendam os bens e deem aos pobres, e os corações de vocês já estarão no céu, onde o tesouro de vocês está reservado”.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Tome consciência do movimento interno que a palavra suscitou em você, preste atenção aos seus pensamentos, sentimentos, iluminação, inspiração, apelos...
Qual é o tema central da conversa? Observe a pedagogia do diálogo.
Ligo o amor a Deus com o amor ao próximo? Meu amor se traduz em atitudes ou fica apenas nas palavras?
Eu, na qualidade de cristão, como tenho vivido esses dois mandamentos máximos: o amor a Deus e o amor ao próximo?

Oração (Vida)

Deixe seu coração falar a Deus. Peça o dom da coerência entre palavra e ação.
Peça luz e guia para encontrar sempre o sentido da conduta certa. De ter sensibilidade para com o próximo e humildade para deixar-se guiar pelos ensinamentos de Jesus.
Fale com Deus a partir de seu íntimo...
Agora expresse em forma de preces seu amor ao próximo. Olhe para os mais necessitados (pobres e ricos). Olhe para os rostos sofridos no meio da multidão. Perceba quem, o Espírito Santo que murmura em seu coração, lhe apresenta para que você abrace sua causa.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a presença de Deus iluminando, trazendo paz, apontando sentido para algum serviço que vossa possa realizar ao próximo.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A pregação de Jesus não só causa controvérsias como também provoca curiosidade em um dos escribas. A fé em Deus é expressa no cumprimento rigoroso da Lei, que continha 613 mandamentos. Entretanto, alguns mestres sentiram a necessidade de sintetizá-los em um princípio básico a ser seguido. Daí surge a pergunta sobre o mandamento mais importante da Lei ou o equivalente para herdar a vida eterna. Jesus a responde com o Shemá, “Ouve” (Dt 6,4), que expressa a profissão de fé e o compromisso pleno de todo bom judeu a amar o Deus de Israel. A ele, Jesus apresenta um segundo mandamento tomado de Levítico 19,18. O amor ao próximo nada mais é que a manifestação e a concretização do primeiro mandamento. O escriba não só confirma a resposta de Cristo como também vincula os dois mandamentos, assumindo-os como essenciais a sua fé. Sobrepõe-no, inclusive, a holocaustos e sacrifícios, que muitas vezes são vazios quando o coração está longe de Deus. Logo, o mandamento do amor deve ser mais que um compromisso ético: é condição essencial para todo cristão que experimenta o amor de Deus em sua vida. Assim não estaremos longe do Reino de Deus.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.